29 de mar. de 2013

Jornal “A Tarde” vira livro em comemoração a seu centenário


Por: Mayara Almeida

O livro da Solisluna Editora será vendido a R$99,00. Foto: Divulgação
Em comemoração aos 100 anos do jornal A Tarde, o Grupo A Tarde em parceria com a Solisluna Editora e a Rede Educare lançaram o livro “Um Século de Jornalismo na Bahia”. A obra conta com textos e imagens sobre a trajetória do jornal e os principais acontecimentos locais, nacionais e internacionais entre 15 de outubro de 1912 e 15 de outubro de 2012. O livro que foi apresentado ao público pela primeira vez na última quarta-feira (20) no Rio de Janeiro, contém 200 páginas e será vendido por R$99,00.

Fontes: A tarde e Veja São Paulo.

Start-up é nova aposta do setor empresarial no Brasil


Modelo de negócios desperta o interesse de novos empresários e se consolida no mercado atual
Por: Cristian Drovas
2 mil novas empresas foram criadas em 2011,
três vezes mais que 2009. Foto: Banco de Imagens
Baseadas em tecnologia, Startups são empresas novas que buscam desenvolver um modelo de negócios escalável e com capacidade de replicação.  

O negócio das startups, embora apresente grandes riscos, atraem muitos empresários para o segmentocomo ressalta Daniel Sonna (24), diretor de Marketing da agência Sonna Creative.

“Startups possuem operacional limitado e não exigem altos valores de investimento, conseguindo evoluir apenas com uma equipe enxuta de marketing e desenvolvimento; resumindo, as startups exigem um baixo investimento para operação e possuem grande potencial de crescimento rápido.” 

Um dos maiores desafios para Startups é atrair capital para tirar a ideia do papel. Os chamados
Edital foi lançado no Congresso Global
de Empreendedorismo, Rio de Janeiro.
Foto: Banco de Imagens
“investidores anjo” são, normalmente, empresários, executivos ou órgãos governamentais com recursos para investir em novas empresas, buscando parte do retorno financeiro. Uma das ferramentas disponíveis para empreendedores  conhecerem investidores e apresentarem suas ideias é o site anjos do Brasil (http://www.anjosdobrasil.net/), organização sem fins lucrativos que busca agregar todas as informações disponíveis da área.

 “Não existe a fórmula para o sucesso de uma ideia, mas acredito que as pessoas pensam em grandes projetos complexos, e muitas vezes o sucesso está no óbvio, bem a nossa frente” afirma Sonna.  “A estrutura para qualquer ideia de negócio é o planejamento (...), o empreendedor deve pesquisar e projetar, para definir o momento certo de atacar o mercado” finaliza.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp lançou no último dia do Congresso Global de Empreendedorismo o edital do programa “Start Up Brasil”, que escolherá cem empresas novas para apoiar durante um período de seis meses a um ano. No Brasil, já existem 10 mil negócios desse tipo, com previsão que esse número dobre em dois anos.

Estudo revela que TDAH pode se tornar um problema de saúde crônica


Foto: banco de imagens
Recente estudo publicado pela revista Pediatrics, revelou que o TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) pode se tornar um problema crônico caso não seja tratado ainda na infância. Segundo pesquisa, cerca de 29,3% das pessoas diagnosticadas com o TDAH na infância continuaram com o problemas após adultos, e delas 81% apresentaram transtornos psicológicos até os 27 anos. Entre os problemas mais comuns estão o uso abusivo e a dependência de substâncias tóxicas, ansiedade e depressão.

Fonte: Veja

PEC das domésticas foi aprovado pelo Senado

Foto: banco de imagens
Na última quarta-feira,13, a Comissão de Constituição e Justiça (CJJ) do Senado aprovou, em votação simbólica, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que garante aos empregados domésticos os mesmos direitos dos demais trabalhadores. Dentre os benefícios estão a garantia do salário mínimo, o 13º salário, férias e licença-paternidade. A PEC ainda precisa passar por aprovação do plenário do Senado, que é feito em dois turnos. 

Fontes: O Fluminense, A Gazeta.net e Valor

Soberano nos anos anteriores, vendas de iPad ficarão atrás de tablets Android em 2013


As vendas de iPad perderão espaço para a grande variedade de tablets com o sistema operacional Android, segundo previsão da consultoria IDC. A diversidade de aparelhos com telas menores e preços competitivos são fatores que atendem à demanda de mais consumidores. A pesquisa constatou que aparelhos com sistema Android, criado pelo Google, devem representar a participação no mercado de 49% em 2013. As vendas dos tablets iPad, desenvolvido pela Apple, terão queda de 51% para 46% nesse ano.

28 de mar. de 2013

Inovação está em pauta no Seminário Líderes em Gestão Escolar


Secretários municipais se reúnem para ouvir e debater o que será reavaliado na área da Educação
Por: Lívia Donadelli

O 5º Seminário Líderes em Gestão Escolar está acontecendo nesta semana de março em Atibaia para os Dirigentes Municipais da Educação de São Paulo, com a parceria da Fundação Lemmin. O foco é mostrar temas relevantes e ferramentas eficazes para os Gestores aplicarem no ensino atual. Também acontece o Fórum Estadual da Undime-SP (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de São Paulo) para os associados discutirem temas de interesse do Município.

A educação é um tema polêmico para a sociedade brasileira. A Professora Cristiane Prestes Viola, 47, que leciona desde 1988 na EMEI José Veríssimo diz: ”Quando comecei, existia um limite, um respeito, uma adoração pelos Professores. Hoje em dia é pai ameaçando, criança de 5 e 6 anos mostrando o dedo...”.

A baixa remuneração e a desvalorização também se somam às más condições de trabalho, na maioria das vezes na rede pública, Cristiane reclama: “a infraestrutura do material, na Prefeitura, é muito difícil. Já comprei material com meu próprio dinheiro na espera da promessa de chegar logo e nada.” .

Na nova geração de Docentes está a Professora Vivian Cardoso Attanasio, 24, que trabalha no Colégio Amorim, da rede particular do Município e conta sobre sua satisfação em atuar na área da Educação: “Minha motivação são as crianças. Se eu pensar nas minhas responsabilidades, na confiança que em mim é depositada, e no salário que eu ganho, referente a isso, não vai pra frente. Mas o retorno que as crianças me oferecem, o carinho, a aprendizagem mútua, vai além de tudo.”

O intuito do seminário é mudar e inovar o cenário dos que têm como paixão a sua profissão. Está em debate o planejamento educacional, a inovação dentro da sala de aula, casos de escolas bem avaliadas, entre outros desafios do dia a dia que serão apresentados para aqueles que estão na linha de frente da educação, os Dirigentes.

Brasil alcança pior posição da história no ranking da FIFA

Foto: banco de imagens
País com maior número de títulos mundiais, o Brasil ocupa atualmente a 18ª posição no ranking da FIFA. Isso se deve principalmente ao fato do país não precisar disputar as eliminatórias para o mundial, já que sediará a Copa do Mundo no ano que vem. O Brasil só está disputando os amistosos, que valem menos pontos, que as eliminatórias. Em contrapartida, o time do Mali, que nunca disputou uma Copa, está em 24º lugar no ranking.  

Fontes: Reuters, R7 e Rede Bom Dia

Alunos de engenharia desenvolvem carros e apostam corrida


Nesta semana acontece em Piracicaba uma competição envolvendo estudantes de engenharia. O evento conta com a participação de 1.600 futuros engenheiros que estudam em 68 instituições diferentes do Brasil. Além de promover o estudo, a competição também traz diversão aos participantes, pois são eles que serão responsáveis pela construção de seus veículos. O evento reúne protótipos de carros off road com uma medida  e potência padrão estipulado para a realização da prova.

Fontes: G1

No Brasil, vendas de smartphones cresceram 78% em 2012


Dispararam as vendas de smartphones no Brasil em 2012. Segundo pesquisa da IDC, o aumento foi de 78% em comparação com 2011. No geral, foram vendidos 59,5 milhões de telefones celulares. Entre eles, 43,5 milhões foram de aparelhos comuns, sem aplicativos. Segundo o IDC, a tendência é que a venda de smartphones continue crescendo. A expectativa é que o Brasil seja o quinto maior mercado de smartphones este ano, atrás de China, Estados Unidos, Reino Unido e Japão.

27 de mar. de 2013

Usar redes sociais como forma de SAC resolve, segundo pesquisa


Presença cada vez mais frequente das empresas no chamado SAC 2.0, vem ajudando na resolução de problemas enfrentados pelo consumidor

O relacionamento entre empresa e cliente via redes sociais tem crescido consideravelmente. Os consumidores que usam o Twitter para reclamar obtêm uma resposta até 8,4 mil vezes mais rápida do que se procurassem ajuda pelo Procoon, segundo pesquisa divulgada pela Folha de S. Paulo. As empresas cada vez mais se preocupam em saber sobre o que estão comentando sobre elas no mundo virtual, e para isso utilizam ferramentas que possibilitam o conhecimento de tudo que é falado sobre seu produto ou marca. O consumidor atraído pela comodidade utiliza cada vez mais essa forma de expor insatisfação referente a serviços prestados. 

Marcelo Hernandes, executivo de mídias sociais, indica que as redes têm muitas vezes mais sucesso do que o SAC: “Com a evolução do mundo digital, foi inevitável as empresas se adaptarem a nova forma que seus clientes passaram a usar para se comunicar, e esse tipo de atendimento é mais rápido, fazendo com que o problema seja, na maioria das vezes, solucionado com agilidade, o que, no caso do serviço de atendimento ao cliente não era possível”, comenta.

Um exemplo de como essa nova ferramenta vem ajudando na solução de problemas é o da assessora Aline Elias. Após diversas tentativas sem sucesso de contato com o Banco do Brasil por telefone ela publicou sua insatisfação em seu perfil do Facebook e linkou o perfil da empresa no seu post. “Quando fiz a reclamação, não esperava que fossem me dar um retorno, mas, no momento em publiquei, já recebi uma mensagem do Banco do Brasil com a intenção de solucionar o meu problema”, afirma. “Após a conversa via chat do Facebook, tinha todas as informações necessárias para resolver meu problema”, completa.

A rapidez do atendimento faz com que o consumidor prefira contatar a empresa via a rede social. Aline ainda conta que tentou resolver seu problema por telefone e chegou a ir até a agência física, mas nada foi esclarecido. 

As empresas vem apostando nesse tipo de atendimento, mas o SAC ainda é o maior meio de solução de problemas. Segundo Marcelo, o atendimento via rede social pode ser eficaz, mas órgãos mais sérios como o Procon ainda são o único meio de resolver casos delicados.

Memorial da América Latina expõe 50 anos da Mônica e Sansão


Com entrada gratuita desde 26 de fevereiro, o Memorial da América Latina une mais de 50 cartunistas do país para retratar o coelho das histórias da Turma da Mônica. A personagem de Maurício de Sousa tem em ilustrações e vídeos a história e a concepção gráfica de sua criação, o desenvolvimento e a sua linha do tempo. A exposição ficará disponível até 21 de abril. O Memorial fica na Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda.

Remédio contra mal de Parkinson será fabricado no Brasil em três anos


O instituto de Tecnologia Fármacos (Farmanguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz irá produzir, daqui a três anos, o medicamento dicloridrato de pramipexol, utilizado no tratamento de Parkinson. O remédio, será distribuído gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), atualmente o remédio é importado da Alemanha do laboratório Boehringer Ingelheim.

Fontes: Uol, R7 e Folha de S.Paulo

Aprender o orçamento público em linguagem simples


O Senado Federal lança neste mês de março, o projeto “Orçamento Fácil”, com vídeos didáticos para explicar, de maneira simples, o orçamento público aos cidadãos. Disponíveis no portal do Senado, as animações procuram fazer comparações com o orçamento doméstico para facilitar o entendimento. O projeto conta ainda com jogos, que informam sobre o orçamento, o funcionamento do processo orçamentário e a contribuição do cidadão para fiscalizar o que é feito com o dinheiro do contribuinte.

Fontes: Portal do Senado Federal, Estadão e Revista Info

26 de mar. de 2013

Maniqueísmo em discurso político é tema de livro


Por: Raíssa Fernandes

Autora é Profª Drª em Língua Portuguesa e Mestre em Comunicação Social. Foto:  Michele Lopes
O livro “O jogo de máscaras na cena política”, baseado em pesquisa de doutorado da pesquisadora em Comunicação Social, Flávia Serralvo, analisa estratégias de candidatos no último debate antes do 2º turno presidencial em 2006, entre Luiz Inacio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB), veiculado pela TV Globo. “Trata – se de um jogo essencialmente maniqueísta (doutrina religiosa que divide o mundo entre o bem e o mal)em que cada candidato se apresenta como 100% bom, enquanto seu adversário é descrito como completamente inadequado para assumir o posto pleiteado”, afirma a autora.

Fonte: Entrevista com a autora do livro, Professora Doutora em Língua Portuguesa e Mestre em Comunicação Social, Flávia Silveira Serralvo.

Mulheres ascendem na prática do futsal feminino


As mulheres estão ganhando cada vez mais evidência em práticas esportivas antes consideradas estritamente masculinas
Por: Drielly Santana
Atletas da Seleção Feminina de Futsal de Carapicuíba.
Foto: Drielly Sanatana
A ascensão feminina em várias modalidades esportivas está cada vez mais notória. Muitos esportes considerados historicamente masculinos estão sendo dominados pelas mulheres. O futsal feminino é um deles. Aqui no Brasil, o esporte fica cada vez mais popular, e cada vez mais mulheres se interessam pela prática dessa atividade.

Poucos anos atrás, o futsal era considerado um esporte que só podia ser praticado por homens. Mas como em todos os campos, esse foi mais um em que as mulheres, foram ganhando espaço, e hoje já conseguem ter um reconhecimento como profissionais.

Atual técnico da seleção feminina de Carapicuíba, Antônio Lessa,
e a atleta Leide Laura. Foto: Drielly Santana
O técnico da seleção feminina da cidade de Carapicuíba, Antônio Lessa, fala sobre o desafio de estar à frente dessa empreitada “Eu nunca havia treinado um time feminino antes, é um desafio novo para mim, e para elas também. Eu já tenho meu jeito com a seleção masculina que eu treino há anos, que elas já conhecem. Conheço muitas delas, e elas conhecem o meu trabalho. Elas sabem que eu nunca entro em uma competição para perder. Estou aqui para ensinar e aprender com elas”.

Quanto aos principais desafios que enfrentará, o técnico que é conhecido pelas atletas como Tonhão confessa que terá de aprender a ter um pouco mais de tato para lidar com as meninas, “tenho que sentir qual será a melhor maneira de trabalhar com elas, para que eu possa acompanhar o ritmo delas, e elas o meu ritmo de trabalho”.

“Ainda há certa dificuldade quanto ao reconhecimento do esporte, mas está sendo quebrada a medida que as meninas ganham seu espaço. Agora elas são as minhas meninas, e eu vou lutar por elas”, completou o treinador.

A atleta Leide Laura, que participou do primeiro time de futsal feminino a ser campeão dos jogos Regionais - que é uma competição entre cidades - diz  "na época em que eu comecei ainda havia muita descriminação, até por parte dos pais das meninas que queriam praticar o esporte. Cada geração foi ganhando seu espaço aos poucos, e hoje em dia estamos conseguindo chamar a atenção dos verdadeiros amantes do esporte”.

FIFA cria força-tarefa para combater racismo no futebol


A FIFA pretende acabar com o racismo que, de acordo com a própria instituição, cresceu drasticamente nos últimos anos. Para isso, foi criada uma força-tarefa que deve definir a composição de sua equipe e enviar um relatório preliminar sobre suas ações até o mês de maio. O grupo é presidido por Jeffrey Webb, que pretende reunir jogadores do Campeonato Inglês que foram vítimas de racismo – como John Terry, Anton Ferdinand, Luis Suarez e Patrice Evra – para conhecer melhor os casos e traçar estratégias.

Fontes: Reuters e IG News

Professoras poderão ganhar mais se adiarem aposentadoria


Professoras que adiarem suas aposentadorias passarão a ter um aumento salarial, devido à proposta feita pelo prefeito Fernando Haddad, havendo assim mais incentivo perante à educação. O projeto encaminhado à Câmara Municipal prevê aumento de 13% nos vencimentos dos professores em final de carreira, o benefício seria concedido apenas a quem tiver ao menos 28 anos de profissão. O período é superior ao tempo mínimo exigido para a aposentadoria das professoras, que hoje é de 25 anos de trabalho.


Fontes: Folha de S.Paulo

Paciente transplantado morre de raiva nos EUA


Um paciente que havia passado por transplante de órgão, morreu de raiva em Maryland, nos Estados Unidos.  A doença foi contraída a partir de um transplante de órgão realizado há mais de um ano. Exames posteriores do tecido do doador e do paciente transplantado confirmaram que ambos tinham um tipo de raiva veiculada por um guaxinim. Segundo comunicado, os médicos não suspeitaram que a raiva fosse a causa da morte do doador e não fez o exame da raiva antes que seu coração, fígado e rins fossem doados.

25 de mar. de 2013

Museu da língua portuguesa completa sete anos


Em seu aniversário o museu traz atrações diferenciadas como a chuva de versos, bate bola e jogo dos orixás
Por: Gabriela Ferraz
Chuva de versos no saguão da estação da Luz.
Foto: Divulgação

No mês de março o museu da língua portuguesa esta completando sete anos de sua inauguração, trazendo uma programação especial entre os dias 16 e 24 de março. 

O museu, Instituição da Secretaria de Estado da cultura foi inaugurado pelo Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, outras autoridades brasileira e demais países da língua portuguesa, em 20 de março de 2006.

A assessora de imprensa, Audrey Pujol, conta que na semana de aniversário do museu as atividades ocorrem todos os dias, e o número de participantes aumenta, pois as atividades não são exclusivas para visitantes do museu e sim para qualquer passageiro que passa pelo saguão central da estação da Luz.

Dentre as atividades realizadas se destaca o jogo de tabuleiro de futebol de botão, que acontece entre os dias 19 e 24 de março, às 13h. No jogo os participantes vão descobrir as relações entre a estação da Luz e o futebol. 

“Para esse ano estamos aguardando a vinda de grandes exposições como Cazuza, Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade e Paulo Coelho”, aponta Audrey. 

Segundo a assessora durante os meses de abril e junho, horário de funcionamento do museu muda as terças férias, ficando aberto até as 22 h e entrada gratuita. 

O Museu da Língua Portuguesa, fica localizado na Praça da Luz e funciona de quarta a domingo das 10h as 18h.

Cinemateca Brasileira resgata acervo jornalístico


Reportagens de telejornais veiculados pela TV Tupi, primeira emissora de televisão do Brasil, são apresentados em um arquivo. O projeto “Resgate do Acervo Audiovisual Jornalístico da TV Tupi” tem como resultado um conjunto de imagens organizadas em uma base de dados, na Cinemateca Brasileira. Será atualizada periodicamente, com acréscimos de reportagens e informações. Edição Extra e Repórter Esso são um dos telejornais da época que serão disponibilizados.

Ministro da Justiça afirma que sistema político brasileiro gera corrupção


O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que o sistema político do Brasil “gera corrupção” e acrescentou que é necessário agir com coragem para promover reformas. Além disso, Cardozo defendeu o papel dos letrados como defensores do processo legal e na busca de provas. Não é a primeira vez que o ministro da Justiça dá declarações polêmicas. Em novembro, Cardozo gerou debate no país ao assegurar que preferiria morrer a cumprir pena em prisão brasileira devido ao seu lamentável estado.

Fontes: G1 e Uol

Prazo de validade do sangue doado é menor do que se esperava


Um estudo da Universidade Johns Hopkins acrescenta evidências de que as células vermelhas do sangue armazenadas por mais de três semanas começam a perder a capacidade de fornecer células saudáveis. Há décadas a administração de alimentos e medicamentos limita o armazenamento de eritrócitos a 42 dias. O Estudo deixa claro que o sangue armazenado passa por degradações muito antes desse período e sugere que as mudanças podem ser prejudiciais para os pacientes que recebam sangue mais antigo.

Fontes: Uol e MSN

22 de mar. de 2013

Brasil terá jogo amistoso com Bolívia em prol da solidariedade


Foi anunciado nesta quarta, 13, o amistoso que acontecerá em Santa Cruz de La Sierra na Bolívia no dia 5 de abril. A notícia foi dada pelo Presidente da CBF (Confideração Brasileira de Futebol), José Marin que age sobre uma causa nobre, a homenagem do futebol brasileiro a memória de Kevin Spada. A renda dos ingressos será revertida para a família do garoto. Somente jogadores que atuam no Brasil serão convocados para o jogo, tendo a ida e volta no mesmo dia, por não ser uma data reservada pela Fifa.

Fontes: Estadão, Globo Esporte e Folha de S.Paulo

Governo brasileiro questiona dados do IDH e critica pesquisa


O Brasil contestou nesta quinta-feira (14), o método de avaliação para definição do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), onde o país se manteve estável na 85° posição do ranking em 2012, segundo os dados divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Para o governo brasileiro os dados utilizados para realização da pesquisa estão incorretos, o que atrapalhou a real colocação do país no ranking. 

Fontes: Estadão e Uol

Facebook incorporará principal símbolo do Twitter, a hashtag


Assim como o Facebook tem como principal símbolo o botão ‘curtir’, o Twitter possui a ‘hashtag’ (#). Porém em breve, o Facebook também incorporará o ícone para agrupar várias mensagens sobre um único assunto. Ao incorporar as hashtags, o Facebook facilitará a busca por conversas e pode criar tópicos dos assuntos mais comentados, como o Twitter já faz.

Governo reajusta valor do seguro-desemprego para quem recebe mais de um salário mínimo


Para o governo, reajuste não teve nenhum impacto no salário dos trabalhadores que usam esse benefício

Reajuste não causará impacto para quem recebe
salário mínimo.  Foto: Banco de Imagens

Com a alteração do benefício do seguro-desemprego, o reajuste serve para quem recebe mais de um salário mínimo, desta forma os trabalhadores deixam de receber até R$ 32,50 por parcela. Esse reajuste é para as faixas acima do mínimo de (R$ 678), está ativo desde 11 de janeiro deste ano, com base na inflação calculada pelo INC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Segundo Marcelo Oliveira que recebe o seguro- desemprego, esse reajuste o ajudou, pois ele recebe o salário base, mas acha que o valor poderia ter sido maior.

O objetivo foi manter o equilíbrio das contas do Fundo, os 70% que recebem um salário mínimo não terão nenhuma perda com a medida do conselho. O Codefat informou que o valor do benefício não diminuiu nem ficou menor e que as faixas que recebem acima do salário mínimo representam 30% dos pagamentos.

Segundo Kelly Cristina, analista de Recursos Humanos de uma multinacional, “Os trabalhadores que estão recebendo esse benefício já estão com o valor alterado, e afirma que não são todos que estão satisfeito com essa mudança”.

O Ministério do Trabalho em nota informou que o aumento do mínimo fez com que impactasse no pagamento de R$ 2,5 bilhões neste ano. "Estima-se que 8,6 milhões de trabalhadores tenham acesso ao benefício neste ano, um dispêndio em torno de R$ 30,8 bilhões." Com o reajuste o valor máximo da parcela do benefício foi para R$ 1.235,91.

21 de mar. de 2013

Metrô traz exposição sobre o Dia Mundial da Água


A estação clínicas, da linha 2 verde do metrô, exibe 26 fotos da artista plástica Andrea Laybauer. A exposição nomeada de Gotas tem como objetivo alertar o uso consciente da água. A amostra pode ser conferida até o dia 30 de abril.

Crianças são as principais vítimas de intoxicação por medicamentos


Uma pesquisa realizada pelo Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas da FMUSP indica que crianças de 1 a 4 anos são as principais vítimas de intoxicação por medicamentos. Segundo o médico toxicologista Anthony Wong, as crianças são atraídas pelas cores e cheiros dos comprimidos. No primeiro semestre de 2012, ocorreram 600 casos, sendo 25% crianças desta faixa. A faixa de 8 a 9 anos, representou 8% dos casos. Mais da metade, incluindo todas as faixas, são do sexo feminino.

Fontes: Agência Brasil, Terra e R7

Atestado de óbito de Herzog é finalmente retificado


A família de Vladimir Herzog, famoso jornalista morto durante a ditadura militar, receberá a nova versão de seu atestado de óbito. Será retificada a causa da morte de “asfixia mecânica por enforcamento”, suicídio, para “lesões e maus tratos sofridos durante o interrogatório em dependência do 2º Exército (DOI-Codi)”. O evento ocorrerá no Instituto de Geociências da USP, no dia 15 deste mês. Também será feito um julgamento simbólico em homenagem ao estudante Alexandre Vanucchi Leme, que também foi morto no período.

Fontes: Folha de São Paulo, Último Segundo e Portal Terra

20 de mar. de 2013

Na Copa, torcedores que irão aos estádios terão que chegar uma hora antes


Por conta do plano de segurança criado para a Copa do Mundo de 2014, o torcedor que for ao estádio terá que chegar uma hora antes, para passar por uma revista. O comitê organizador divulgará uma lista do que não será permitido levar no dia do evento, já se sabe que garrafas, comidas, sinalizadores e bandeiras, não serão permitidos. Para os consultores de segurança da FIFA medidas como estas são necessárias para evitar incidentes como o que aconteceu na Libertadores, no qual um torcedor boliviano faleceu ao ser atingido por um sinalizador.

Fontes: Folha de S.Pualo

Apple diz que I Tunes atinge mais de 1 bilhão de downloads


A empresa Apple divulgou na última semana, que os conteúdos disponíveis no site I Tunes, alcançaram a marca de 1 bilhão de downloads. Lançado em 2007, o aplicativo conta com aulas, vídeos, livros de renomadas universidades pelo mundo entre elas estão, Oxford, UC Berkeley, Stanford dentre outras. Ainda de acordo com a Apple educadores de mais de 30 países incluindo o Brasil utilizam o serviço.

Fontes: Estadão

Nova versão do principal concorrente do Iphone chega ao Brasil em abril


O novo smartphone da Samsung, o Galaxy S4, foi apresentado em evento no último dia 4, e chegará ao Brasil no dia 26 de abril de 2013. Segundo a empresa sul-coreana, o aparelho custará cerca de R$ 2,4 mil. A nova versão do Galaxy terá acesso à tecnologia 4G e inicialmente será comercializado com memória de 16GB.

Estudo aponta que dormir menos de 5h por noite traz riscos de infarto


24 horas não parecem mais o suficiente nos dias de hoje

“Não existe uma quantidade certa de
horas de sono.”, afirma o Dr. Geraldo Lourenzi.

A rotina da maioria dos estudantes de nível superior no Brasil não se resume apenas à faculdade. Segundo dados de pesquisa realizada pelo Data Popular, 70% dos universitários também trabalham. E para conciliar as duas funções, além de dedicação, é preciso também abdicar de horas de sono, o que resulta muitas vezes em pouca rentabilidade nos estudos.

Um estudo realizado sob o comando do Dr. Geraldo Lourenzi Filho, diretor do Laboratório do Sono do INCOR (Instituto do Coração do HC), mostrou que um grupo de jovens que durante uma semana dormiram cerca de 4h30 por noite e na outra tiveram 7h30 de sono, após uma série de avaliações cardiológicas, demonstraram aumento no estresse. Ainda segundo o médico, noites mal dormidas podem causar à médio e longo prazo riscos de pressão alta e infarto.

Assim como a maioria dos estudantes,
Ana tem que conciliar a faculdade com o estágio.
Algumas pessoas necessitam de muitas horas de sono para se sentirem dispostas, enquanto outras necessitam de poucas. Podemos pegar o caso dos notáveis Tomas Edison e Albert Einstein: Enquanto Tomas Edison afirmava que quem dormia mais do que 4 horas não estava dormindo e nem acordado, mas sim era preguiçoso, Albert Einstein dizia que precisava de 10 horas de sono para se sentir bem. “É necessário ter bom senso e conhecer o próprio organismo para chegar a quantidade de horas de sono necessárias para uma rotina saudável”, afirma o Dr. Geraldo Lourenzi.

No caso da estudante de Psicologia Ana Carolina de Souza, 20 anos, dormir mais do que 5 horas por noite só aos finais de semana: “Eu chego da faculdade por volta de meia-noite e vou dormir as 2h da madrugada, para acordar as 7h da manhã e ir para o estágio. No final de semana chego a dormir um pouco mais, mas não ao ponto de compensar o sono perdido da semana”, lamenta. Para driblar a sonolência, Ana recorre ao café, energético e o Açaí: “São coisas que geralmente não me tiram o sono, mas ajudam a dar um ânimo a mais ao corpo, nem que seja algo momentâneo”.

Assim como Ana, muitos estudantes que trabalham recorrem à pequenos momentos de sono durante o dia, em especial no transporte público. Para o Dr. Geraldo Lourenzi, esses cochilos são válidos mas também deve-se procurar a qualidade no sono noturno: “Quem dorme pouco, deve aproveitar para ter uma noite de sono mais tranquila, evitando a TV ligada, barulho e muita luminosidade.”

19 de mar. de 2013

Leilão de Arte em São Paulo reúne obras de grandes artistas


O Escritório de Artes James Lisboa, promove u leilão nos dias 20 e 21 de março. Com 360 obras de grandes artistas como, Di Cavalcante, carybé, Burle Marx e Cândido Portinari, o evento ocorrerá às 21 horas na Rua Prudente Correia, 432, Jd. Europa. Para mais informações ente no site: Leilão de Arte.

Cura do HIV ainda está distante mesmo após novos avanços da medicina


Nos Estados Unidos, médicos descobriram o que foi chamado de “cura funcional” para a AIDS. Uma criança de 2 anos do estado do Mississipi, soropositiva, não demonstra sinais de infecção pelo vírus após deixar o tratamento que durou cerca de um ano. Porém, a euforia foi freada pelos médicos ao afirmarem que este caso foi repleto de circunstâncias especiais, e que a cura do HIV ainda está bem distante, especialmente em adultos, pois eles descobrem a contaminação meses e até anos depois de ocorrida.

Fontes: BBC, G1 e Terra

Câmara aprova política antidroga mais rígida para usuários e traficantes


Aprovada pela Câmara na última terça-feira (12) com 344 votos a favor, seis contra e seis abstenções, o Projeto de Lei 7663/10 do deputado Osmar Terra (PMDB) que estabelece o aumento da pena para traficantes, permite a internação de viciados e obriga a oferta de vagas para ex-usuários em todos os concursos públicos. A nova política antidrogas foi aprovada em comissão especial no ano passado. A expectativa entre os deputados é que a matéria seja votada no mérito até o fim do mês.

Fonte: Jornal Extra de Alagoas e Bahia Notícias

18 de mar. de 2013

Canoístas conquistam medalhas de ouro para o Brasil no Pan-Americano


No começo do mês de março ocorreu no México o Campeonato Pan-americano de Canoagem Slalom 2013. A jovem equipe de canoagem brasileira conquistou seis medalhas, sendo quatro de ouro, uma de prata e uma de bronze. O Brasil concorria com países como Argentina, Chile, Canadá, Estado Unidos, Venezuela e outros. Na colocação geral o país ficou com o terceiro lugar; a Argentina com o segundo e o primeiro lugar ficou com o Canadá.

Fontes: Esporte Essencial e Esporte Alternativo

INEP contrata hackers para desenvolver projetos com dados educacionais


O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) Vai realizar o primeiro Hackaton Dados da Educação Básica. O evento será realizado em parceria com a fundação Lemann, na cidade de Brasília entre os dias 12 e 14 de abril. A iniciativa tratam de uma maratona de hackers, desenvolvedores, inventores de programadores, com intuito de desenvolver projetos cujo objetivo visa a maior transparência de informações públicas por meio de tecnologias digitais. 

Fontes: Estadão, Último Segundo e O Globo

Facebook anuncia mudanças no layout dos usuários


Nas próximas semanas os usuários do Facebook presenciarão mudanças nos layouts de seus perfis. Agora, os status ficarão na coluna direita do perfil, enquanto as atividades recentes, os amigos e os interesses ficam na coluna da esquerda. Com o novo visual também é possível adicionar os livros, filmes e músicas que mais gostou à sua linha do tempo. O usuário também pode adicionar aplicativos à sua página principal, como por exemplo, o Instagram.

Ex-aluno conta sobre suas experiências acadêmicas e profissionais


Por: João Pontaltti


Eu escolhi fazer jornalismo após juntar várias vontades: na escola sempre gostei muito das disciplinas de Língua Portuguesa e História, e em casa era só ligar a televisão que eu me divertia. Sempre fui apaixonado por televisão. Decidi assim, juntar todos os gostos e entrei para o curso de Jornalismo em 2009.

Minha vida acadêmica foi muito bem aproveitada e fiz jus ao pagamento das mensalidades. Me dediquei ao máximo, fiz amizades com colegas e criei grandes vínculos com professores.

A vida “acadêmica-séria” começou mesmo após o segundo ano na universidade, quando entrou de vez com o jornalismo. Neste ano tive a certeza de que era a profissão certa para mim, ainda mais depois das aulas animadoras e incentivadoras das professoras Flávia Serralvo e Regina Tavares, que realmente fizeram a diferença na minha graduação.

No terceiro ano do curso entrei para a monitoria da disciplina de Técnicas de TV, auxiliando o coordenador do curso, que lecionava a disciplina. 

No mesmo semestre criei a Agência Hipertexto, com a ideia de uma colega da sala, Adriana Nascimento. A agência de notícias online foi nosso projeto interdisciplinar, com a orientação da professora Flávia. A agência começou a ganhar muitos leitores e eu fiquei cheio de orgulho!

As atividades jornalísticas que realizei durante o curso fizeram a diferença para minha atuação no mercado de trabalho, por isso que apoio sim, a obrigação do diploma para o trabalho jornalístico. É claro que cada um faz o seu futuro.

No ano seguinte (o último ano) continuei minha monitoria com o professor Bruno Tavares, outro mestre incentivador e logo depois com a Regina Tavares (foi top). Com a monitoria do último ano consegui ganhar mais experiência em TV e conhecer mais minhas habilidades.

Foi o ano de TC. Muito suado, orientação excelente da professora Regina, gastos, correria, gravação de externas, gravação do programa sobre esporte radical, resultado com nota 10.

Durante a graduação estagiei em comunicação corporativa na maior fábrica de vidros do mundo, Owens Illinois. Descobri que não é uma área que me atrai, porém fez um grande sentido na minha vida e foi extremamente importante eu ter passado pela experiência.

Também estagiei no Grupo USAC do Brasil, que é onde estou hoje como jornalista. A empresa possui uma revista mensal, um site de notícias e web TV do seguimento automotivo. É muito bom trabalhar na empresa. Escrevo matérias para a revista USAC News sobre o mundo automotivo. Desenvolvo notícias atualizadas do seguimento para o site. Realizo test drive em veículos de lançamentos e escrevo sobre eles. Aqui tenho também a oportunidade de trabalhar com TV, que é o que mais me identifico dentro da área. Faço reportagens, vídeos, gravações e roteiros. Aliás, toda sexta-feira acontece um programa ao vivo (assistam) no portal Carros e Acessórios comigo e mais dois jornalistas. http://carroseacessorios.com.br.

Sou apaixonado por jornalismo e realmente “é a melhor profissão do mundo” como dizem alguns professores!

15 de mar. de 2013

Ônibus-Biblioteca oferece acesso cultural à cidade de São Paulo


Com a expansão recente na frota, o programa da prefeitura atinge cada vez mais bairros de São Paulo
Por: Cristian Drovas

O acervo disponível conta desde literatura adulta
a quadrinhos. Foto: Banco de Imagens

O projeto Ônibus Biblioteca foi expandido recentemente, com a Agenda 2012 da Prefeitura de São Paulo. Em março de 2012, a frota foi ampliada para 12 veículos atuando nas quatro regiões da cidade em áreas periféricas. 

Criado a partir da ideia de Mário de Andrade há mais de 70 anos, o Ônibus-Biblioteca circula em pontos estratégicos da cidade de São Paulo com um acervo de literário infantil, juvenil, adultas, quadrinhos, gibis e revistas para os interessados. Em 2008, com a renovação do projeto, o Ônibus-Biblioteca foi vencedor do Prêmio Viva Leitura, na categoria Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias.

Estima-se que os ônibus tenham 180 leitores
por dia. Foto: Divulgação
João Batista de Assis Neto, Coordenador dos Serviços de Extensão da Secretaria de Cultura e bibliotecário no ônibus desde 2009, comenta como se envolveu com o projeto. “Havia outros departamentos e outras bibliotecas, mas a ideia de Mario de Andrade, idealizador do projeto em 1935, me tocou profundamente: levar a biblioteca até o povo. (...) Hoje coordeno os Serviços de Extensão da Secretaria Municipal de Cultura que incluem: os Ônibus-Biblioteca, os Bosques da Leitura, as Caixas-Estantes e a Feira de Troca de Livros e Gibis. Ah, e sou feliz com o que faço.”

Quando questionado sobre as dificuldades socioeconômicas na formação da cultura, João enfatiza: “As pessoas confirmam a importância da leitura na vida, mas elas não leem. Universitários se agarram em apostilas xerocadas, de conhecimento picado de outros autores, mais técnicos, e não se deliciam com um bom romance, conto ou crônica etc. O leitor não nasce pronto, ele é construído. (...) Vale a pena tratar o livro como objeto cultural, sempre.” Ele ainda destacou sua iniciativa de expansão para a cidade de São Paulo: “Havia somente 04 veículos. Hoje são doze, circulando nas quatro regiões, em áreas periféricas, desprovidas de equipamentos culturais. Aumentar o número de ônibus, o que incidiria mais locais de atendimento, de um serviço que está cumprindo, e bem, uma política cultural, deveria ser meta de qualquer administração. Como se está no início de uma nova administração, e já há reconhecimento da importância desse serviço à população, de qualquer região (Norte, Sul, Leste e Oeste), ainda não se definiu prioridades. Definirão, brevemente; acreditamos” finalizou.

FPF e TJD anunciam “tolerância zero” para fogos e sinalizadores


A Federação Paulista de Futebol (FPF) e o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-SP) anunciaram medida rigorosa ao uso de sinalizadores e fogos de artifício nos estádios de São Paulo. O árbitro da partida será orientado a paralisar o jogo ao identificar a irregularidade e comunicar o fato à polícia presente, para que os envolvidos sejam identificados. Multa, perda de mandos de jogo e suspensão poderão ser respondidas pelas equipes mandante e visitante. 

Fontes: Federação Paulista de Futebol, GloboEsporte.com, Metrô News

14 de mar. de 2013

Autora de “Cinquenta Tons de Cinza” evitará temas eróticos

Durante uma festa promovida pela “Vanity Far” aos convidados do Oscar no domingo (24), em Los Angeles, E.L. James disse que seu próximo projeto não serão tão picantes quanto à trilogia best-seller “Cinquenta Tons de Cinza”. A escritora também não cogita uma continuação imediata para as aventuras de Christian e Anastasia. “Tenho outras histórias a serem contadas antes de uma sequência de 'Cinquenta Tons'.” O novo romance de E.L. James ainda não tem previsão de chegar às livrarias.

Fontes: Folha de S.Paulo, O Globo e Maire Clair

A importância da nutrição na prática esportiva saudável


A boa alimentação é fundamental para o desempenho de modalidades esportivas. Atletas tendem a perder fibras musculares durante uma sessão de exercícios, mas isso pode ser prevenido ingerindo os alimentos corretos antes e após as atividades. Mesmo quem tem uma alimentação adequada pode ficar desidratado por várias razões como tomar pouco líquido, treino excessivo ou repouso inadequado. O descanso e alimentação após o treino é indispensável a qualquer atleta, pois traz resultados mais eficazes.

Fontes: Clube do Atletismo, Globo Esporte, Nutricionistas.com

Em 2013 o Brasil terá maior crescimento e a inflação será baixa


Depois de uma sequência de seis elevações á inflação recuou e a projeção que o IPCA (Índice de preços do consumidor amplo) comparou é que o ano termine em 5,69%. A prévia de fevereiro, divulgada na última semana, desacelerou comparado com mês anterior, pelo fato da conta de luz ter reduzido, as melhoras desse início de ano faz o PIB (Produto Interno Bruto) crescer para 3,10%. As previsões de juros de câmbio e taxa básica de juros seguiram o mesmo nível que continham anteriormente.

Fontes: Folha de S.Paulo e G1

13 de mar. de 2013

Curso com maior número de estudantes no país tem expansão limitada


Cerca de 722 mil alunos matriculados, segundo o Censo de Educação Superior de 2011, o curso de direito é o mais procurado pelos estudantes do país. Visando melhor qualidade do ensino oferecido, além de limitar o número de profissionais nessa área, o MEC estuda criar um sistema de pontuação para as faculdades que desejam implantar o curso. O governo tem a intenção de abrir concursos públicos em regiões onde ainda há carência de advogados. A proporção de advogado por pessoas no Brasil é quase idêntica ao dos EUA.

Fontes: Folha de S.Paulo e JusBrasil

Proposta prevê proibição de patrocínio a eventos do Ministério Público


No último dia 26, foi apresentada uma proposta que proíbe o patrocínio de empresas privadas em eventos do Ministério Público ou que tenha a participação de membros. Segundo o conselheiro Almino Afonso do Conselho Nacional do Ministério Público, o objetivo é estabelecer uma norma quanto a presença de membros do Ministério Público nestes tipos de eventos. Antes de ser analisada, a proposta poderá receber emendas enviadas pelos interessados. Não há previsão de quando será debatido pelo CNMP. 

Fontes: Estadão e Folha de S.Paulo

Primeiro satélite capaz de monitorar objetos espaciais entra no espaço


Lançado na Índia, o Neossat é o primeiro satélite projetado para monitorar objetos espaciais, como asteroides e lixo espacial. O projeto canadense vai fornecer dados e imagens a partir de um único ponto no espaço.

Fontes: Revista Época

12 de mar. de 2013

Steven Spielberg presidirá o 66° Festival de Cannes em maio


Após a derrota de “Lincoln” no Oscar, Steven Spielberg foi anunciado na quinta-feira (28) como presidente do júri no 66° Festival de Cannes. Embora tenha sido indicado à Palma de Ouro em 1974 por “Louca Escapada”, é a primeira vez que o diretor assume uma das cadeiras de maior prestígio no cinema mundial. O festival acontecerá entre 15 e 26 de maio, sem definição dos longas-metragens para a mostra competitiva.

Fontes: Folha de S.Paulo

Anvisa proibe fabricação e comercialização de álcool líquido

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou por meio de resolução publicada no Diário Oficial da União, que a fabricação, comercialização e distribuição do álcool liquido esteja suspensa no País.  A medida é resultado da decisão judicial do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que decidiu validar uma resolução da Anvisa de 2002 que proibia a venda do álcool etílico de alta graduação.

Fontes: G1, Uol e Estadão

Após denúncia, presidente da comissão de arbitragem abandona cargo


O presidente da comissão de arbitragem da CBF, Aristeu Tavares, deixou o cargo no último dia 26. A decisão teria sido tomada após denúncia de que árbitros brasileiros estariam em esquema de manipulação de jogos. A CBF disse em entrevista coletiva que o lugar deverá ser ocupado por Edson Rezende, que já esteve na presidência anteriormente. Ainda segundo a instituição, não houve nenhum tipo de discussão com Tavares e que ele simplesmente pediu o afastamento.

Fontes: Folha de S.Paulo, Estadão e G1

11 de mar. de 2013

Pesquisa faz um diagnóstico do mercado de games no Brasil


Após sucesso dos televisores 3D, o mundo dos games abre espaço para essa tecnologia em seus consoles
Por: Allyne Pires
“A principal evolução que vi foram os jogos em 3D”,
Felipe refere-se ao gráfico. Foto: Allyne Pires

Segundo a pesquisa de 2012 do Ibope, o Brasil é o quarto maior mercado consumidor de games do mundo. Os jogos de ação e aventura são os primeiros da lista dos brasileiros. Dos jogadores, 67% jogam em consoles.

Felipe Correia faz parte dessa porcentagem. “O primeiro que tive precisava assoprar a fita pra ela pegar e hoje em dia nem CD é preciso mais”, comenta.

Ao pensar em evolução dos jogos, também precisa levar em consideração a evolução tecnológica. Segundo o modelador 3D da DiverBras, Pedro Renato, “são esses fatores que 'limitam a capacidade de criação', como estão sempre melhorando o profissional deve acompanhar para tirar o maior proveito na criação”.

Vanessa Yotumoto, artista de conceito e designer de personagens da DiverBras, concorda “a tecnologia se desenvolve cada vez mais rápido e se o profissional descobrir que deve se modificar para acompanhar essa evolução, ele já estará atrasado”.

Em jogos de danças sensoriais todos podem participar.
Foto: Cedida pelo Felipe Correia
O formato pode até ter mudado, mas continua unindo gerações, principalmente os jogos sensoriais. “Nas festas da minha família uma das diversões é o jogo de dança, apesar de só quatro pessoas pontuarem outras podem imitar os gestos e participar também”.

Jogos 3D apareceram a pouco, mas nem todos conseguem ter uma televisão com essa tecnologia. Felipe faz parte da minoria que possui o eletrodoméstico. “Em jogos 3D eu me sinto mais dentro do jogo do que antes, principalmente nos jogos em primeira pessoa”.

O acesso à internet pelo console é outra evolução. Felipe diz que “antes não imaginava que os consoles poderiam ter essa tecnologia”. Ele joga via internet no computador e agora pelo seu videogame.

Antigamente era difícil se pensar em games que usam mais de uma plataforma. “Para não perder o público, temos que fazer jogos que tenham compartilhamento de suas conquistas”, declara Vital Palmieri, programador e engenheiro de software da DiverBras.

Apesar de ser um dos amantes dessas novas tecnologias, Felipe identifica um ponto negativo. “Apesar de poder jogar com colegas ou pessoas desconhecidas, alguns jogos fazem com que você não interaja pessoalmente com alguém e o torna individualista”.

Hoje, a interação com o jogo através de dispositivos e interfaces cada  vez mais sofisticadas é uma verdade indiscutível. Além de pensar nessa questão o profissional precisa inserir em seus jogos a participação de mais jogadores, mesmo que não estejam no mesmo local, nem na mesma hora.

Atraso em obras deixa quase 4.000 crianças sem aulas em São Paulo


As aulas nas escolas municipais paulistas começaram dia 04 de fevereiro e quase 4.000 crianças matriculadas não conhecem suas escolas, que ainda estão em construção. Desse total de alunos, 1.600 deveriam estar na creche, cujo atendimento inexiste. A gestão Fernando Haddad culpa o governo de Kassab pelo atraso, com a afirmação de que houve redução de verbas no final de 2012. Em resposta, Kassab diz que não houve redução de verbas e que mostrou o cronograma para o novo prefeito de São Paulo.

Fontes: Agora e Folha de S.Paulo

Exclusão de veto a fichas sujas faz parte de estatuto de novo partido


O Partido Rede Sustentabilidade, da ex-senadora Marina Silva, teve seu estatuto divulgado no último dia 26, no Diário Oficial da União, e chamou a atenção por excluir uma das propostas iniciais da nova sigla, o veto a filiação de candidatos fichas sujas. Segundo o Advogado, André Lima, responsável por coordenar o processo de elaboração do documento, o veto teria como objetivo permitir que militantes do movimento que respondem a processos na justiça possam fazer parte da legenda.

Fontes: Estadão e O Povo

Superávit primário do setor público tem recorde desde janeiro de 2001


Os governos centrais, regionais e empresas estatais, com exceção da Petrobras e Eletrobrás, registraram em janeiro um superávit primário de mais de R$ 30 bilhões, segundo informou o Banco Central.  O saldo é o maior da série iniciada em 2001 batendo o recorde anterior, de R$ 28,157 bilhões, de setembro de 2010. O resultado do setor público consolidado ficando dentro das estimativas dos analistas, que ia de R$ 22,500 bilhões a R$ 36,300 bilhões e acima da mediana projetada, de R$ 29,000 bilhões.

Fontes: Estadão, O Globo e R7

8 de mar. de 2013

Casos de dengue no país aumentam 190% no início de 2013


Triplicou o número de casos de dengue no Brasil se comparado com levantamento apontado no mesmo período do ano passado. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, entre 1º de janeiro e 16 de fevereiro de 2013, foram registrados 204.650 casos. No ano anterior, 70.489 pacientes foram diagnosticados com a doença. Entretanto, o número de mortes provocadas pelo vírus caiu: foram 33 vítimas fatais entre janeiro e fevereiro deste ano, contra 41 no mesmo período de 2012.

Fontes: Estadão, Ig e Globo

Vale-cultura poderá ser utilizado para contratar serviços de TV a cabo


O Vale-Cultura é um benefício proposto pela ministra da Cultura, Marta Suplicy. Sancionado em dezembro de 2012, o valor de 50 reais será cumulativo e a escolha da finalidade do auxílio será do beneficiário. A ministra, inclusive, já cogitou a possibilidade do dinheiro ser gasto com assinaturas de TV a cabo.

Fontes: G1 e Exame

Pesquisas apontam que fuligem acelera aquecimento global


Cientistas alegam que o Carbono Negro, ou fuligem, liberados por motores a diesel e queima de madeira podem estar dobrando o aquecimento global. A fuligem perde apenas para o dióxido de carbono como o maior causador do aquecimento, o que ainda não tinha sido estimado em pesquisas anteriores.

Fontes: BBC, UOL, Folha

XI Copa da República de Ciclismo será realizada em São Paulo


Acontecerá neste domingo, 3 de março, na cidade de São Paulo, a XI Copa da República de Ciclismo. A competição reunirá 25 equipes do masculino, que terão de 5 a 6 atletas cada, somando o máximo de 150 participantes. Para o feminino a disputa é individual e aberta, e foram convidadas as 15 ciclistas mais bem colocadas no ranking brasileiro. O percurso será feito no Centro Histórico da cidade e terá cerca de 2.500 metros.

Fontes: Bikemagazine.com

7 de mar. de 2013

Universidade da Califórnia abre escritório em São Paulo


Com o objetivo de aumentar o número de brasileiros nas universidades e ampliar a colaboração de pesquisadores de instituições de ensino do Brasil, a Universidade do Sul da Califórnia (USC) inaugura neste mês um escritório em São Paulo, o primeiro na América Latina. Embora SP tenha sido escolhida, a ideia é trabalhar pelo país todo. A universidade que é priva, é conhecida por ter um número grande de estudantes estrangeiros. A seleção para a USC é rigorosa, mas eles garantem excelência no ensino.

Fontes: G1 e Estadão

Fim de 14° e 15° salários é aprovado pela Câmara dos Deputados


Projeto que determina o fim dos 14º e 15º salários pagos aos senadores e deputados federais foi aprovado pela Câmara dos Deputados. Proposta será encaminhada para aprovação do presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL). A medida deve gerar uma economia anual de R$30,1 milhões para o parlamento. Com as novas regras, os 513 deputados federais e 81 senadores passarão a receber contribuições financeiras equivalentes a seus vencimentos somente no início e no fim de seus mandatos.

Fontes: G1 e Correio Braziliense

Descoberta de cientistas abre possibilidade para inibir tumor


Cientistas do Instituto de Pesquisa de Biomedicina de Barcelona identificaram um mecanismo que favorece crescimento de tumor. O grupo de proteínas CPEB é importante no desenvolvimento celular e na regeneração de tecidos. A CPEB1 altera uma região específica de uma molécula de RNA e se elas proliferarem continuamente as células do corpo se dividem no tempo errado e formam os tumores. Ao ser retirada destes, tem capacidade de alterar as regiões de RNA. Assim, tirá-la, afetaria as células cancerígenas.

Fontes: Bom Dia Brasil e Olhar Direto

Brasileiros gastam 40% do valor do carro anualmente em manutenção


O combustível é o principal vilão do orçamento do automóvel, a gasolina teve uma alta de 6,6% nas refinarias, o que significou um aumento entre 4% e 5,3% nos postos, segundo dados o álcool, que está na entressafra, subiu 4,89% e foi o principal responsável pela aceleração da inflação do carro no mês passado, segundo dados da agência Autoinforme. Um veículo de R$ 30 mil gera um gasto mensal de R$ 1.024,00, na conta são somados os gastos com combustível, estacionamento, seguro, por exemplo.

Fontes: Estadão e Gazeta online

6 de mar. de 2013

Pílula do dia seguinte é autorizada pela Igreja Católica da Alemanha


Mulheres vítimas de estupro podem, a partir de agora, tomar a “pílula do dia seguinte” com a autorização da Igreja Católica em caso de estupro. A Conferência Episcopal alemã, alega que as vítimas terão direito à cuidados médicos, psicológicos e pastorais, para ajudar na recuperação física e emocional.

Fontes: Reuters, Estadão e G1

Metrô distribui guia de bolso com obras de arte em estações


Distribuído gratuitamente nas estações, o guia “Arte no Metrô” lista obras produzidas por renomados artistas plásticos brasileiros presentes em 37 das 64 estações. Além de ilustrar os painéis, esculturas, pinturas e instalações, o material conta com ficha técnica, contendo artista, título, gênero, técnica, dimensões, ano e localização das obras. Os interessados devem solicitar os guias aos funcionários do Metrô. 

Fontes: Metrô, Governo do Estado de São Paulo e Folha de S.Paulo

Pedro Cunha anuncia aposentadoria do vôlei de praia


Um dos representantes brasileiros nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Pedro Cunha anunciou a sua aposentadoria do vôlei de praia. Bicampeão nacional, o parceiro de Ricardo sucumbiu ao cansaço, às lesões e à falta de patrocinadores e disputa entre os dias 15 e 17 de março, a sua última etapa do circuito brasileiro. Pedro Cunha era um dos candidatos a disputar os Jogos Olímpicos do Rio 2016, principalmente pela boa campanha com Ricardo em Londres 2012, quando foram a quinta melhor dupla.

Fontes: GloboEsporte.com, Folha de S.Paulo e Estadão

Carne de cavalo é encontrada em lasanhas congeladas na Alemanha


Alemanha identificou carne de cavalo em lasanha congelada sendo vendida como carne bovina. Segundo governo alemão, a lasanha estava sendo vendida em rede de supermercados, e assim que souberam das notícias correram e tiraram de suas prateleiras. Após a descoberta da fraude o comissário de Saúde europeu Toni Borg, pediu que testes sejam feitos e durem pelo menos três meses e incluam pelo menos 6,5 mil amostras de carne.

Fontes: BBC, G1 e Exame

Vendas de e-books crescem, mas livros impressos ainda são os preferidos

Apesar do constante crescimento do mercado de livros digitais, a paixão dos brasileiros ainda são os livros impressos.Por: Mayara Almeida

Nos últimos meses, a empresa Amazon anunciou que, atualmente, vende mais livros eletrônicos para dispositivos digitais do que livros tradicionais. De acordo com a pesquisa realizada em 2011 pela Association Of American Publishers nos EUA, as vendas dos chamados “ebooks” passaram a responder por 15% do mercado neste ano, superando, pela primeira vez,  as vendas dos livros de capa dura na categoria ficção para adultos.
Com praticidade, os ebooks vêm ganhando popularidade nos últimos anos e estão cada vez mais acessíveis no mercado. A principal vantagem é a portabilidade, já que podem ser lidos em equipamentos eletrônicos como smartphones, iPods e tablets, além da facilidade em adquirir diversas obras mundiais disponíveis para compra pela internet a qualquer momento por um preço até 50% menor que um livro impresso.
Apesar de todas as vantagens que os ebooks oferecem, no Brasil, os preferidos ainda são os livros convencionais. Um novo estudo feito pelo “Retratos da Leitura no Brasil” mostrou que apenas 5% dos brasileiros leem os ebooks. Entre os títulos lançados no Brasil em 2011, apenas 9% representam os livros digitais. De acordo com o estudante de 17 anos, Ariel Cristian “Em tempos que a facilidade e rapidez tornam-se imprescindíveis para a realização de funções tanto profissionais quanto em relação ao lazer próprio, os livros digitais parecem ser a melhor opção para o dia-a-dia, mas não acredito que os ebooks irão substituir os livros impressos. Sou adepto à leitura e minha preferência continua sendo os livros convencionais”.  Ainda segundo Ariel, “A sensação de ter o livro em mãos, por mais que pareça uma coisa rústica, renova a minha vontade de ler”.
Investindo nas vendas dos livros digitais pela internet desde 2010, a Livraria Saraiva hoje conta com um dos maiores acervos de ebooks. Segundo Luciano Mendes, atendente de uma das filias da livraria, a procura pelas obras em formato digital vem crescendo devagar no Brasil. Apesar da preferência ainda ser os livros impressos, os digitais já dominaram a classe A e B que hoje, representam 53% dos leitores dessa tecnologia.

5 de mar. de 2013

Secretaria da educação de SP oferece cursos online de idiomas


Os alunos do Ensino Médio e EJA (educação de jovens e adultos) terão a oportunidade de aulas gratuitas de Inglês e Espanhol. As inscrições já estão abertas, os interessados devem acessar o site do governo de São Paulo. A avaliação dos candidatos será feita pela frequência e rendimento dos alunos na escola. O objetivo do curso além do conhecimento de nova língua, cultura e o uso da informática é enriquecer o currículo futuramente para o diferencial no mercado de trabalho.

Fontes: TV Cultura e R7

Presidente da Câmara marca para abril votação da reforma política


O Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, já agendou a votação da reforma política. A previsão é de que os parlamentares deem início à análise da reforma nos dias 2 e 3 de abril. É provável, porém, que a discussão e votação do projeto se estendam para a semana seguinte, de acordo com previsão dos líderes de bancadas. O presidente também ressaltou que os deputados precisam debater adequadamente o tema, independentemente da obtenção de consenso, por mais polêmico que seja o assunto.

Fontes: Câmara Notícias e G1

Orelha artificial é criada com uso de tecnologia 3D


Cientistas dos Estados Unidos produziram, com tecnologia 3D, orelhas humanas feitas com cartilagem. Até agora elas eram fabricadas com materiais sintéticos ou a partir da costela do paciente. Com o uso da impressora tridimensional as orelhas artificiais estão mais parecidas com as naturais. O implante, elaborado pela equipe de Lawrence Donassar, pode ser solução para cirurgias de reconstrução. Os cientistas também trabalham para reconstruir outras estruturas cartilaginosas, como nariz e traqueia.

Fontes: Folha e G1

Nadal aplica pneu em argentino e segue nas quartas de final em Acapulco


O espanhol Rafael Nadal avançou para as quartas de final do ATP 500 de Acapulco no México ao derrotar por 2 sets a 0 o argentino Martin Alund na última quarta-feira (27). Nadal que começou o ano reclamando de dores após sete meses afastado das quadras, enfrentou Alund em vitória fácil e com direito a pneu, termo utilizado para quando o tenista vence a partida sem perder um set. O próximo adversário de Nadal será o argentino Leonardo Mayer.

Fontes: Terra, TNoline e Clica Brasília

4 de mar. de 2013

Histórias das salas de cinema na Liberdade ganham livrarias


A história de autores como Sugawa e Ozu, filmes de Kobayashi, Mizogushi e Kurosawa, foram algumas das fontes de inspiração para o antropólogo social Alexandre Kishimoto que conta em seu livro tudo sobre o cinema e salas do bairro da liberdade. A obra chamada “Cinema Japonês na Liberdade” chegará às livrarias no dia 5 de março.

Fontes: Estadão e Paraná Online

Repelentes já não protegem contra o mosquito da dengue


Pesquisa realizada por cientistas da Grã-Bretanha revela que o mosquito Aedes aegypti criou certa resistência a uma substância presente em grande parte dos repelentes de todo o mundo. Ao ser aplicado uma vez, o produto surte efeito, mas nas aplicações decorrentes ele vai perdendo a eficácia. A pesquisa destaca que é grande a necessidade de desenvolver novos produtos com garantia de resultado contra o mosquito.

Fontes: BBC, Ultimo Segundo IG e Diário Digital

Máquinas poderão substituir trabalhadores japoneses


O terremoto seguido de tsunami em 2011 deixou a usina nuclear de Fukushima parcialmente destruída. Devido ao acidente nuclear a área ficou contaminada. Atualmente homens trabalham na limpeza do local e de seu entorno. Para ajudar na descontaminação, um traje robótico permite a entrada em local que possui muita radiação. Além disso, robôs irão ajudar na limpeza. Dessa forma, os cientistas japoneses esperam que essas máquinas substituam os trabalhadores.

Fontes: G1, Folha e BBC

Índice de desemprego é o menor em 10 anos segundo IBGE


Taxa de desemprego sobe para 5,4 % em janeiro contra 4,6% em dezembro, mas é menor para o mês em 10 anos, segundo o IBGE. De dezembro do ano passado até janeiro deste ano cerca de 293 mil pessoas perderam seus empregos. O número em janeiro tradicionalmente é alto, pois muitos trabalhadores temporários são demitidos por conta do fim das datas festivas. Em relação a 2012 cresceu, mas o número de desempregados ainda é aproximadamente de 18 mil pessoas.

Fontes: Folha de S.Paulo, BBC e Portal Mercado Aberto

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification