30 de abr. de 2013

Comitê Olímpico distribui equipamentos de ginástica artística


No dia 24 de abril o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) entregou 70 aparelhos de ginástica artística para seis clubes, entre eles o Serc Santa Maria (SP), local de treinamento do campeão olímpico Arthur Zanetti. Foram enviados tablados para o solo, cavalos, trampolins, barras paralelas, pistas de saltos, conjuntos de colchões e outros. O campeão Zanetti e seu técnico reclamaram, cinco dias atrás, pela demora para melhorar a estrutura e a falta de apoio após o ouro obtido em Londres, em 2012.

Fonte: Folha de S.Paulo

Pesquisa aponta que 29,5% dos clientes pós-pago estão satisfeitos


Segundo pesquisa realizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 29,5% dos clientes de celulares pós-pago estão satisfeitos com suas operadoras. A pesquisa ouviu 41,3 mil consumidores, entre jun/2011 e out/2012. O índice de clientes satisfeitos foi de 29,5%; 56% se posicionaram de maneira neutra; e 14,5% reprovam os serviços. Entre clientes pré-pago, a satisfação chegou a 48,3%. 

Fontes: Estadão e G1

Impressora 3D ganha espaço na medicina


Pela primeira vez na Grã-Bretanha foi usado uma prótese moldada por uma impressora 3D, capaz de criar objetos tridimensionais. Erick Moger, de sessenta anos, recebeu uma prótese facial para encobrir uma depressão causada pela retirada de um tumor maligno no lado direito do rosto. Além da estética, ela traz benefícios como: produzir os movimentos do maxilar adequados para comer e ingerir líquido, isso por se ajustar perfeitamente ao rosto.

Projeto social leva cultura e esporte à Zona Leste


Iniciativa incentiva à prática e a pesquisa dos fundamentos históricos da capoeira
Por: Beatriz Prieto

A capoeira mistura  arte-marcial, esporte, cultura
popular e música. Foto: Banco de Imagens

Promover gratuitamente a cultura e a prática esportiva através da capoeira à comunidade. Essa é a síntese do projeto ‘Identidade Cultural’, uma iniciativa criada há seis anos que beneficia crianças, jovens e adultos do Jardim São Nicolau, na zona leste de São Paulo.

Profissional de Educação Física e praticante da modalidade capoeira há 20 anos, Viviane Gonçalves Rodrigues é fundadora da ação social que atualmente conta com a participação de cerca de 50 pessoas. 

A educadora explica que a proposta surgiu da carência de atividades com crianças no que se refere à prática esportiva e manifestações culturais na região. 

“Através da capoeira, assim como todos os outros esportes, é possível influenciar as crianças a buscarem qualidade de vida, auxiliar na educação, disciplina, contribuindo para uma boa formação. Além dos aspectos sociais, a capoeira promove a integração dos moradores da região, aproximando os vizinhos, colegas de escolas e demais moradores”, afirma.

As aulas acontecem todas as terças e quintas-feiras das 19h às 20h na Sociedade Jardim São Nicolau, localizada na Rua Gerog Riemamm, 88. O curso é gratuito e destinado a todas as faixas etárias. Mais informações e inscrições no local.

Inscrições do 4° prêmio de jornalismo universitário são prorrogadas


A ESMPU (Escola Superior do Ministério Público da União) prorrogou, até o dia 15 de junho de 2013, as inscrições para o 4° Prêmio ESMPU de Jornalismo Universitário. Poderão ser inscritas matérias produzidas ou veiculadas em jornais universitários e em mídias-laboratório, como impresso, rádio televisão e online, entre 1° de janeiro de 2012 e 14 de junho desse ano. O resultado será divulgado em junho e a premiação acontecerá no mês de agosto.

“O crime e a notícia” coloca em pauta a cobertura de casos criminais


Na próxima sexta-feira, acontecerá, um seminário que abordará como a imprensa influencia procedimentos penais, segredos de justiça, direito de defesa, direito de acesso à informação e os parâmetros éticos da cobertura jornalística sobre casos criminais. O evento “O crime e a notícia” irá apresentar para seus convidados, oficinas e debates que colocaram à mostra os assuntos mais polêmicos que envolvem jornalismo e casos criminais. Os interessados podem obter mais informações no site www.ocrimeanoticia.wordpress.com.br

29 de abr. de 2013

SENAC oferece cursos na área de comunicação social

O SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) está oferecendo cursos livres para os alunos de Jornalismo. Entre os cursos mais procurados estão, jornalismo esportivo, cultural e investigativo. Os interessados devem ter no mínimo 18 anos e ter concluído o ensino médio. Para mais informações os interessados podem acessar o site da instituição www.sp.senac.br.

Desinteresse e falta de investimento causam evasão escolar


De cada 100 alunos que ingressam no ensino fundamental 41 param de estudar, fatores geográficos são um dos problemas
Por: Gabriela Ferraz

Estudo do Inep (Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais) aponta que 41% dos estudantes não concluem o ensino fundamental.  Esse dado está diretamente ligado a fatores geográficos, econômicos, familiares, comportamentais e sociais. 

Segundo a psicóloga Adriana Nabeiro, fatores econômicos e familiares influenciam diretamente na frequência e desistências dos alunos pela escola. “Algumas famílias não incentivam seus filhos a educação, por questões culturais dos próprios pais que também não foram incentivados”, aponta Adriana. 

Além do abandono escolar muitos alunos apresentam um atraso na conclusão do ensino fundamental e médico. De acordo com a pesquisa da Inep, 39% dos alunos que cursam o ensino fundamental têm idade superior à adequada e 53% no ensino médio. 

A professora do Ensino médio e fundamental Thaís Arten aponta que o problema relacionado à evasão escolar é muito complexo. É preciso um maior investimento na educação, tanto na sala de aula como a maior valorização salarial do professor. “Muitas escolas públicas estão em tão estado de abandono que fica fácil entender porque uma criança não tem prazer em estar lá”. 

O Estatuto da Criança e do adolescente prevê a obrigatoriedade do jovem de estar matriculado e cursar o ensino fundamental com frequência. Caso isso não ocorra, a escola deverá informar o conselho tutelar para que sejam tomadas as devidas medidas para a regularização do aluno no sistema de ensino.

Fascínio instantâneo


O jornalismo digital encantou a paulistana Larissa Leonardi, 21, graduada em Jornalismo, em 2012, pela Universidade Cruzeiro do Sul. A rapidez em relação ao feed back do leitor na internet a levou a essa paixão. “A mágica da internet está na instantaneidade. Eu consigo ver, quase que imediatamente, se o que eu escrevi agradou os meus leitores”, afirma.

Larissa se matriculou na Unicsul em 2009 para cursar Comunicação Social, sem saber ainda se seguiria Publicidade ou Jornalismo. Sua paixão pela escrita e por levar informação às pessoas a fez ficar com a segunda opção.

No segundo ano de faculdade, ela conseguiu seu primeiro estágio, na assessoria de imprensa da Prefeitura de São Paulo, mas não se adaptou. “Estar nos bastidores não era comigo”, diz. Procurou – e se encontrou no jornalismo online. Primeiro, no Grupo RBS, sua primeira oportunidade como redatora; depois, em maio de 2012, na Agência Think4, onde permanece até hoje. “Cumpro uma carga horária de quase 10 horas diárias, não porque a empresa exige, mas porque as minhas atividades pedem isso, e faço com paixão. Levo trabalho para casa e vivo ligada no que está acontecendo”, conta.

Como Trabalho de Curso (TC), Larissa e seu grupo arriscaram e escolheram produzir uma revista voltada ao público da terceira idade. “Criar um veículo é um desafio imenso, que você tem que viver na faculdade, para aprender na raça e errar muito, a faculdade está aí para isso”. O trabalho recebeu nota 10 da bancada julgadora e, para Larissa, valeu a sabedoria popular, que costuma dizer que temos duas orelhas e uma boca por uma boa razão. “Uma dica para quem vai fazer o TC é: escute os professores”, aconselha.

A jovem jornalista ainda pode ser encontrada nos corredores do campus Anália Franco, onde faz adaptação das matérias do 7º semestre.

26 de abr. de 2013

Pesquisa comprova que jovens são maioria na busca por franquias


Coleta de dados realizada com 24 mil potenciais empreendedores revela o perfil dos investidores brasileiros
Por: Felipe Mendes

É importante calcular o potencial do investimento inicial.
Foto: Banco de Imagens

A consultoria Franchise Store realizou uma pesquisa com intuito de traçar o perfil dos interessados em abrir uma franquia no Brasil. Segundo dados divulgados em 2012 pela empresa especializada na área de franquias, o número de jovens com até 30 anos atraídos em investir no segmento ultrapassou a faixa etária de 31 a 40 anos.

Em 2011, os empreendedores de 31 a 40 anos representavam 40% dos candidatos a franqueados, caíram para 35%. O índice de pessoas entre 21 e 30 anos que era de 37% do contingente, subiu para 47% no último balanço divulgado. A diferença dos homens para as mulheres cai com o passar dos anos; 60% dos interessados em investir na área são homens e 40% são mulheres.

Camila é franqueada da Curves, uma academia que busca
fortalecer as mulheres. Foto: Divulgação
Camila Poiano é franqueada da Curves, uma academia com o conceito voltado ao público feminino. “Antes de tomar a decisão de investir em algum negócio, precisa pesquisar muito sobre as diversas variáveis que envolvem. Você precisa entender e conhecer o mercado em que vai atuar, seu público-alvo e o comportamento do consumidor dentro da sua localização e área de atuação”, declara.

Adquirir os direitos de uso de uma marca requer um vínculo de lealdade às escolhas do franqueador. “Fazer
parte de uma franquia me limita em certos quesitos. Eu não posso fazer algumas promoções locais sem ter a aprovação deles, não posso fazer uma divulgação diferenciada de toda a rede, às vezes, enfrentamos algumas dificuldades com isso”, completa Camila.

Fernando Oddone é investidor próprio, atuante na área de artigos esportivos. “Entendo que o marketing dos clubes brasileiros está desenvolvendo novidades e centenas de produtos licenciados. Isso faz com que o consumidor fique atraído a comprar e ter um produto igual ao de seu ídolo”, explica sobre o investimento.

Em novos investimentos nem sempre o retorno financeiro é imediato. “É fundamental saber o capital de giro necessário além do valor investido. Se necessário, consultar outros franqueados para saber se está preparado financeiramente para absorver o impacto de um investimento inicial”, recomenda.

Para combater racismo UEFA planeja regras mais rigorosas


O Comitê Executivo da UEFA divulgou nesta quarta-feira sanções que reprimem atos racistas por parte de jogadores, com suspensão mínima de 10 jogos. A princípio essa ratificação afetará apenas as partidas de competições europeias, mas a UEFA espera que as associações afiliadas sigam os mesmos critérios em competições nacionais.

Fonte: Estadão

CQC é acusado de contratar modelo para seduzir políticos


Deputado Francisco Floriano do Partido da República (PR) registrou uma ocorrência na Câmara Legislativa contra o programa de TV CQC da Rede Bandeirantes. O político acusa os integrantes do programa de terem contratado uma modelo com cachê de R$100,00 para seduzir parlamentares com uma minissaia branca ao pedir emprego a todos eles.

Fontes: Folha de S.Paulo e Bol

Estilo tecnobrega transforma-se em sucesso mundo afora


Uma década depois do funk carioca dominar pistas internacionais, o novo fenômeno entre os críticos estrangeiros é o tecnobrega. Com apresentações desde festivais americanos à programas de televisão, o estilo vem crescendo. Ao mesmo tempo que, com a ascensão da cantora Gaby Amarantos chegou ao mainstream brasileiro nos últimos anos, se tornou produto de exportação vanguardista. O gênero surge na Europa, com DJ sets em festivais de música eletrônica e, recentemente, com um remix pago pelos Pet Shop Boys.

Fontes: Estadão e O Povo

25 de abr. de 2013

Hortência anuncia saída da CBB após ter cargo extinguido


No dia 10 de abril a ex-jogadora Hortência anunciou que não continuará na Confederação Brasileira de Basquete. Ela atuava como Diretora das Seleções Femininas e foi convocada para trabalhar no cargo de relações internacionais da CBB, mas não aceitou a troca de função. 

Fonte: Terra

Anvisa proíbe desenhos em repelente infantil para evitar intoxicação de crianças


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vetou, no dia 8 de abril, desenhos em embalagens de repelente infantil. A medida prevê eliminar o apelo entre o produto e o público infantil para reduzir o número de intoxicações. A nova regra estabelece que a diferenciação com a embalagem adulta deve ser feita com cores e frases. A Anvisa não tem dados sobre intoxicação causada por repelentes.

Fontes: Folha de S.Paulo, Uol e R7

País terá aumento de creches e pré-escola até 2014


Novas contratações para a construção de creches e pré-escolas serão feitas até 31 de maio. A estimativa é que até 2014 seis mil unidades sejam construídas. O Ministério da Educação calcula que 894 obras estão em fase de planejamento e licitação e 2.822 em construção. Das 888 creches finalizadas, apenas 659 estão funcionando.

Fonte: MEC

24 de abr. de 2013

Museu da Imagem e do Som traz “Maio Fotografia” a partir de 30 de abril


Além de exposições especiais, o espaço apresenta eventos fixos como o ‘Cinematographo’, que conta com projeção de filmes mudos sonorizados por músicos ao vivo
Por: Leandro Correia

O MIS (Museu da Imagem e do Som) de São Paulo, fundado em 1970, atualmente conta com exposições que retratam as transformações culturais pelas quais estamos passando, num momento onde a tecnologia se alia à sensibilidade humana na criação artística. O MIS se afirma como o espaço onde essas obras possuem destaque e que coloca frente a frente a memória com a contemporaneidade. 

O museu conta com eventos de cinema, vídeo e música, além de possuir uma programação fixa com projetos como o Acervo Vivo, Dança no MIS, Notas Contemporâneas, Maratona Infantil, entre outros.

Segundo Clarissa Janini, assessora de comunicação do MIS, a principal próxima atração do museu, será o tradicional evento ‘Maio Fotografia’: “O MIS dedica todos os anos o mês de maio para apreciação e reflexão da fotografia e nesse ano contará com diversas obras em mostras individuais”.

Entre as obras estão a do brasileiro Chico Albuquerque, composta por fotografias tiradas durante seu período de atuação profissional em São Paulo, com cunho de fotografia publicitária, fotografia industrial e de arquitetura, retrato de estúdio e documentação urbana. Além dos trabalhos de Willy Ronis, Carlos Ebert e Joakim Eskildsen, que por sua vez proporcionará ao público, imagens de suas visitas às comunidades de Roma, com populações que têm em comum a origem indiana e a língua romani, e apelidadas de ciganos junto com outros grupos étnicos nômades. 

A exposição terá inicio no dia 30 de abril e vai até o dia 16 de junho. Os ingressos custam R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia) e podem ser adquiridos na recepção do MIS ou pelo site www.ingressorapido.com.br. A classificação etária é livre, com exceção de uma das salas da exposição de Willy Ronis, que é de 12 anos. O Museu da Imagem e do Som fica na Avenida Europa, 158, Jardim Europa, possui estacionamento conveniado à R$ 8,00 e acesso para cadeirantes. O horário de funcionamento é das 12h às 22h de terças à sextas, e das 11h às 21h aos sábados, domingos e feriados.

Fabricantes listam smartphones que terão queda de preço


Devido à desoneração decretada na terça-feira, 9 de abril, o consumidor já pode ter acesso a primeira lista de smatphones que terão preço reduzido. A desoneração pode reduzir em até 30% o valor dos celulares. As principais marcas que já estão na lista de aparelhos com desconto são LG, Motorola e Nokia.

Fontes: G1, Info e Tecmundo

Alckmin quer Feliciano em seu governo para a reeleição


O Governador de São Paulo Geraldo Alckmin vai abrir espaço em sua campanha de sua reeleição para o deputado Marco Feliciano do Partido Social Cristão (PSC). Ele é alvo de críticas na Câmara por conta de ser o novo presidente da Comissão dos Direitos Humanos e estar envolvido em escândalos sobre homofobia e racismo. 

Fontes: Folha de S.Paulo e Bol

Livro “O Pequeno Príncipe” completa 70 anos


Os herdeiros do autor Antoine de Saint-Exupéry se preparam para comemorar ao longo de 2013 e 2014 os 70 anos do livro “O Pequeno Príncipe”. Serão lançados em Paris um novo episódio da série animada inspirada na obra, vendido em vários países; versão e-book do livro; e publicação de uma nova edição.  Em Nova York, a data será comemorada com uma exposição, em 2014, na Morgan Library. Em janeiro de 2015, a obra passará a ser de domínio público (exceto na França e nos Estados Unidos).

Fontes: G1, Folha de S.Paulo e Terra

“Meus primeiros erros”




Estudante do 6º semestre de Psicologia na Universidade Cruzeiro do Sul, Vinicios Fernandes busca unir suas duas paixões: psicanálise e literatura. Nas horas vagas gosta de escrever contos e poemas, utilizando a escrita como uma forma de se expressar. “São minhas flores no asfalto. Feias, mas nasceram”, é assim que Vinicios analisa suas obras. Por ser um passatempo, Vinicios não se vê publicando poemas: “Não procuro me promover com isso, são apenas algumas palavras bonitas expressando sentimentos que eu trazia por pessoas e por mim mesmo.”


Minha Tormenta

Um novo amanhecer gélido,
Triste e cinzento...
Lágrimas de um céu mórbido,
Sopradas pelo vento,
Enquanto o sol se esconde.

Faces sombrias me observam da vidraça.
Desenhadas pela chuva que escorre na janela;
E, indiferente ao esforço que eu faça,
Gritando em vão o nome dela,
Apenas a solidão me responde.

Fujo da cama por temer o terror dos sonhos,
Mas o inferno me encara em meu ócio...
Meus pensamentos são escuros e medonhos,
Saio então, pra fazer da chuva meu ópio,
Enquanto minha frustração ascende.

A tempestade me abraça enquanto caminho
Meus pés descalços pisam no cimento...
Grito contra o céu, chorando sozinho,
Minha mente se despedaça em sofrimento,
E a vida em mim se arrepende!

Vem a noite e a chuva perdura.
Suspeito de onde estes passos me levarão...
Cada sentimento é uma tortura,
E a morte é a única salvação
Quando viver em si te ofende...

Chego a ponte, enfim tão alto
Percebo que se aproxima o fim da trama,
Parto então para o ultimo salto
Encerrando, enfim, meu drama...
Onde a vida com a morte se funde.

23 de abr. de 2013

Heinz contrata novo CEO, o brasileiro Bernardo Hees


O atual CEO da rede de fast-food Burger King vai assumir o comando da Heinz, empresa de condimentos. Bernardo Hees irá assumir o cargo em julho e Daniel Schwartz, diretor financeiro, ocupará seu lugar. Hees ainda trabalhará com o Burger King sendo vice-presidente do conselho de administração.

Fontes: G1, Exame e Folha de S.Paulo

Em dez anos, queixas contra planos de saúde quintuplicam no Brasil


O número de queixas contra planos de saúde aumentaram em 362% nos últimos dez anos.  Em dezembro de 2002, a quantidade de reclamações foi de 16.415. Já em setembro de 2012, data da última estimativa, essa quantidade foi quintuplicada, saltando para 75.916.  Os dados são da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão responsável pelo regulamento das operadoras de assistência médica e odontológica no Brasil.

Fontes: BBC, Uol e R7

Lei garante a isenção da taxa de inscrição de vestibulares federais


A presidente Dilma Rousseff sancionou lei que garante a estudantes que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas ou com bolsa integral em escolas particulares e tenha renda per capita inferior ou igual a um salário mínimo e meio, o direito à inscrição gratuita em vestibulares de universidades federais e institutos federais de ensino.

Fonte: G1

22 de abr. de 2013

O futuro e a realidade tecnológica nas nuvens


Tecnologia que já faz parte das empresas, a nuvem também é realidade em ambientes domésticos

A nuvem é realidade em muitas empresas e este tipo de solução vem se consolidando cada vez mais, segundo pesquisas.Até 2015, pelo menos 50% das empresas mundiais utilizarão este serviço.

O que muitos não sabem, é que a utilização da nuvem em ambiente doméstico também já é uma realidade. “Existem serviços como o Gmail, o XBOX Live, o iTunes e outras soluções que os usuários domésticos utilizam e nem se dão conta de que tudo que está rodando por trás, nada mais é do que um ambiente em nuvem, sendo executado em algum local remoto e sem possuir o acesso controle direto dessa estrutura”, nos conta Thiago Sant’anna Silva, executivo de soluções-cloud da Empresa Brasoftware. “O que muda agora é que esses serviços estão amadurecendo rapidamente. É só pensarmos na compra de músicas online. A Apple tem um mercado gigantesco neste ambiente e isso nada mais é do que nuvem, pura nuvem” conclui.

Nos últimos anos a nuvem deixou de ser “artigo de luxo” e as empresas e usuários domésticos começaram a utilizar cada vez mais os serviços em clouding computing. A evolução de tais tecnologias vem auxiliando cada vez mais para que novos produtos, dispositivos e soluções sejam criados e publicados. Hoje a informação é o bem mais precioso dos seres humanos e das empresas, e a Cloud, como é chamada a tecnologia, consegue administrar uma série de desafios, que pode ajudar com que as empresas se preocupem com os seus próprios negócios e não com a Tecnologia da Informação. 

A utilização de nuvens no ambiente doméstico tem os mesmos benefícios das empresas que utilizam esta tecnologia. A diminuição dos gastos é um dos mais evidentes, “com este tipo de tecnologia você não precisa de grandes estruturas, como servidores, grandes discos rígidos e computadores de grande capacidade” complementa Silva. A nuvem veio para agregar maior mobilidade na correria do nosso dia a dia.

Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, cria novo grupo político nos EUA


O CEO do Facebook lançou oficialmente um grupo político que tem como objetivo principal reformular regras de imigração, incentivar a pesquisa cientifica e reforçar a educação. O Fwn.us tem apoio de outros líderes políticos do Vale do Silício. Mark anunciou o novo projeto em um artigo de opinião no The Washington Post.

Fontes: InfoMoney e Terra

Câmera quer votar para em reforma na política


No dia 9 de abril, os deputados começaram a discutir uma proposta de reforma na política, a ideia é discutir o financiamento público exclusivo de campanhas e o fim das coligações nas eleições para deputado. Outros temas menos importantes também devem ser discutidos durante o encontro.

Fonte: Estadão

Álbum de estreia dos Beatles completa 50 anos


Há 50 anos era lançado na Grã-Bretanha o álbum de estreia dos Beatles: Please Please Me. O disco tinha 14 faixas, sendo que 8 eram de composição de John Lennon e Paul McCartney. Em uma época em que as paradas britânicas eram dominadas por trilhas sonoras de filmes, o disco conseguiu a proeza de permanecer no topo por 30 semanas. Meio século depois, as canções do álbum seguem encantando os fãs do grupo que mantém a honra de ser o que mais discos vendeu na história, um recorde estimado em cerca de um bilhão de cópias.

Fonte: G1

19 de abr. de 2013

Campinas sediará etapa do Grand Prix de vôlei


A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) anunciou que Campinas será uma das sedes do Grand Prix de vôlei feminino de 2013. A cidade do interior paulista está entre as 15 que receberão a primeira etapa do torneio. Campinas sediará entre os dias 2 e 4 de agosto as partidas do Grupo A, composto por Brasil, Estados Unidos, Polônia e Rússia. A FIVB ainda não divulgou o nome do ginásio onde ocorrerão os jogos.

Fontes: Uol, Estadão e ESPN

Twitter compra empresa We Are Hunted, streaming de música


O Twitter, com planos de expansão em suas ferramentas, adquiriu a empresa australiana de streaming de música We Are Hunted. Ainda não foram revelados os termos de operação, mas, com essa compra, o Twitter deixa clara a intenção de tornar a rede social em um ponto de distribuição de conteúdo multimídia. Os serviços atuais da We Are Hunted serão finalizados.

Fontes: Folha de S.Paulo, UOL e G1

Brasileiros interessados em fazer pós nos EUA cresce mais de 20%


Dos estrangeiros matriculados em escolas americanas, apenas 1% é aluno brasileiro. No ano passado houve alta de 9% no número de inscrições feitas. Em 2013, o crescimento foi de 24%. Quem prevalece no número de inscrições em pós-graduação nos EUA são os chineses com 24% dos alunos internacionais, houve queda de 5% em comparação aos anos anteriores. Os estudantes que também crescem nas aulas são os indianos, atualmente em segundo lugar com 20%.

Fonte: Estadão

Aplicativos em tablets estimulam a comunicação de crianças com autismo


Aplicativos para tablets têm auxiliado na forma como crianças com autismo se comunicam. A tela sensível ao toque é de fácil uso, estimula a concentração e chama a atenção com cores e animações, auxiliando no tratamento médico dado à essas crianças. Entre os aplicativos gratuitos, o Story Creator permite a criança criar um livro, com imagens e legendas, que pode ser usado para explicar a ela como se comportar ou contar o que se passou no seu dia.

Fontes: Folha de S.Paulo, Uol e Discovery Brasil

Brasileiros estão praticando mais atividades físicas


A pesquisa aponta o estado de Aracaju como o que tem o maior numero de pessoas inativas com 29,3%

OMS aconselha a prática de atividades física,
30 minutos por dia. 
Foto: Banco de Imagens

Segundo pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), nas 26 capitais e no Distrito Federal os brasileiros estão praticando mais atividades físicas, tornando-se assim mais ativos. Segundo dados o número de pessoas que praticam atividade física vem crescendo desde 2008. Hoje, cerca de 20% da população brasileira é considerada ativa de acordo com as recomendações internacionais. Dados revelam ainda que o sedentarismo vem diminuindo entre homens e mulheres com o passar dos anos, diminuindo assim a possibilidade do aparecimento de doenças crônicas, mesmo assim esse índice ainda preocupa especialistas, pois é considerado grande no Brasil. Perguntada sobre quais fatores contribuíram para a melhora desses dados, Marcela de Morais Lima, professora de Educação Física, disse que a “População brasileira, vem se tornando mais ativa, graças a aumento da alto estima das pessoas”, ainda segundo ela “As pessoas estão praticando mais esportes, entrando na academia”. 

Para a OMS, “30 minutos diários, por pelo menos cinco dias na semana, de atividade leve ou moderada; ou 20 minutos diários de atividade vigorosa, em três ou mais dias da semana. Caminhada ao ar livre, em esteira, musculação, hidroginástica, ginástica em geral, natação, artes marciais, ciclismo e voleibol são práticas leves ou moderadas. As vigorosas são corrida ao ar livre, em esteira, ginástica aeróbica, futebol, basquetebol e tênis.” São suficientes para uma melhora da qualidade de vida.

União Estável - Público, continuo e duradouro

Sinopse: Documentário de curta duração para TV, com histórias de pessoas que pretendem construir família, casar ou apenas viver sob o mesmo teto. Aborda uniões estáveis e casamentos homo afetivos e hétero afetivos, provocando reflexão sobre a transformação social e jurídica ocorrida a partir de 1988, quando a união estável foi de fato reconhecida.

Parte 1



Parte 2

18 de abr. de 2013

Seleção Brasileira cai mais uma posição no ranking da Fifa


Após empate com a Itália e Rússia em amistosos e a derrota pela Bolívia, o Brasil atingiu 909 pontos e caiu para a 19ª posição da listagem da Fifa, atualizada quinta-feira (11). A nova queda marca a pior posição que o país atingiu na tabela desde  sua criação em 1993. A Espanha mantém a liderança com 1538 pontos.

Fontes: Gazeta Esportiva, LanceNet e Estadão

Cotidiano dos brasileiros sofre mudanças com a alta da inflação


Nos últimos 12 meses, o IBGE registrou uma alta acumulada de 6,59% na inflação. Os alimentos são o alvo principal das queixas da população. Com destaque para o tomate, alimento tradicional na mesa dos brasileiros, cujo preço do quilo varia entre R$6 e R$10.

Fontes: BBC, Terra e  G1

Ministra cobra solução do caso Marco Feliciano


Durante o Congresso Nacional sobre o Holocausto, a Ministra Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, afirmou que a Câmera dos Deputados, deve encontrar uma solução para o caso do deputado do (PSC) Partido Social Cristão, Marco Feliciano, presidente da Comissão de Direitos Humanos.

Fonte: G1

Django Livre é barrado em sua estreia na China


Mesmo com os cortes feitos para se adequar às regras chinesas, Django Livre de Quentin Tarantino teve sua exibição suspensa em sua estreia, no dia 11 de abril. Apesar das especulações de que o real motivo para o veto teria a ver com as cenas de conteúdo político mostradas no filme, os responsáveis alegam que uma cena de nudez esquecida na hora do corte teria resultado na censura.

Fontes: Folha de S.Paulo, Uol e Bol

17 de abr. de 2013

Encontro com Profissionais - Abril/2013



Bafômetro pode diagnosticar câncer no estômago


Cientistas israelenses e chineses afirmam que exames simples de hálito podem detectar câncer e outras enfermidades no estômago. Atualmente a doença é acompanhada ou descoberta por endoscopia. Além da precisão entre os diferentes tipos de problemas, o exame também consegue apontar em qual estágio ele está – inicial ou avançado. O método não é novo e o desafio é usá-lo para identificar outros tipos de câncer, como no pulmão.

Fontes: G1, Ig e Veja

Primeira professora com Síndrome de Down do Brasil


Além de aulas, Débora Seabra também faz palestras sobre inclusão dentro e fora do país. No passado, ela foi alvo de bullying na sala de aula. Os pais não a colocaram em uma escola especial para não reforçar a discriminação. Formou-se no magistério em 2005 e é professora há nove anos. Débora é professora em um colégio particular de Natal e ajuda na alfabetização de 28 crianças de seis e sete anos. Outros 20 professores estão se inserindo nas salas de aula.

Fonte: R7

Fim da TV analógica no Brasil é adiado para 2018


O Ministério das Comunicações decidiu na última terça-feira (9) adiar o desligamento das TVs analógicas no país para 2018. Visando implantar a TV digital no Brasil, o fim dos canais analógicos e o início do funcionamento dos digitais estavam previstos para acontecer em 2016. Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, essa mudança foi necessária devido à necessidade de adaptação das famílias brasileiras a inclusão digital e as novas tecnologias.

Fonte: Folha de S.Paulo

Revista Superinteressante

Sinopse: Esta é uma grande reportagem para a revista Superinteressante (revista de frequência mensal, da editora Abril), cujo leitor-alvo são homens e mulheres da região Sudeste, entre 20 e 44 anos da classe B. O objetivo da matéria é evidenciar os consumidores que possuem uma grande fidelidade com determinadas marcas. Iremos destacar o afeto dos personagens, a partir de estudos sobre o comportamento e psicologia do consumidor.



16 de abr. de 2013

Gripe aviária mata 9 pessoas na China e mantém 28 isolados


A Comissão Nacional de Saúde e Planejamento Familiar chinesa divulgou na última quarta que já morreram 9 pessoas devido ao vírus da gripe aviária. Existem ainda 28 contagiados que estão isolados do resto da população. Pombos e frangos vivos já foram detectados como portadores do vírus e a China busca uma 

Fontes: R7 e Terra

Ministro termina revisão do voto do mensalão


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello, concluiu na última semana, a revisão do voto escrito e dos debates do julgamento do processo do mensalão, realizado ano passado. Agora o ministro tem liberar o documento para a Secretaria do tribunal, daí em diante o supremo deve levar até três dias para publicar o acórdão do caso, que reúne as principais decisões tomadas.

Fontes: G1 e Uol

Membros do Charlie Brown Jr. anunciam nova banda


Os integrantes remanescentes do Charlie Brown Jr. anunciaram no dia 11 de abril o novo grupo musical sem o vocalista Chorão, que foi encontrado morto em 6 de março por overdose de cocaína. Segundo eles, a nova banda se chamará A Banca e contará com Champignon como vocalista, que tocava baixo na formação anterior. Desta forma, a banda terá uma nova baixista, Lena. A estreia da nova formação aconteceu no "Altas Horas", que foi ao ar na madrugada do dia 13 para o dia 14 de abril, na Rede Globo.

Fontes: Folha de S.Paulo, Veja e G1

Bolsas de estudo para jornalismo científico nos Estados Unidos


Por: Lívia Donadeli

As inscrições já estão abertas para o programa “Ocean Science Jornalism Fellowships”, em Massachusetts, Estados Unidos. Os profissionais da área precisam ter, no mínimo, dois anos de experiência na área. A bolsa tem duração de uma semana, entre o dia 8 e 13 de setembro. Ela oferece seminários, visitas em laboratórios e expedições em campo. Alguns temas estudados são: geologia, oceanografia física e biologia marinha. As inscrições vão até 17 de maio. Acesse: http://www.whoi.edu/page.do?pid=8887

15 de abr. de 2013

Componente descoberto na clara do ovo ajuda na pressão sanguínea


Uma pesquisa feita por Zhipeng Yu, da Universidade Jilin, China, foi apresentada nesta semana, na Reunião da sociedade química e americana, em Nova Orleans. Trata-se de um componente na clara do ovo que auxilia a redução da pressão sanguínea. Provas feitas no laboratório resultaram em um peptídio RVPSL, componente da proteína responsável por reduzir pressão, utilizado em remédios específicos para esse problema. A cobaia do experimento foi um rato, que provou o RPSL e não sofreu efeitos tóxicos.

Fontes: Uol e Info

Aulas de circo são oferecidas em escolas para melhorar concentração


Curso ensina equilíbrio, concentração e expressão corporal às crianças. As aulas circenses são oferecidas como opção de atividade extracurricular em colégios particulares. Elas vêm ganhando espaço porque colocam as crianças e os adolescentes em exercícios físicos de forma lúdica e estimulam a concentração, a disciplina, a expressão corporal e o trabalho em equipe. Além disso, faz com que quem pratique tenha mais confiança em si mesmo e nos colegas.

Fonte: G1

Tecnologia 4G não estará disponível para turistas na copa


Parte dos turistas que virão ao Brasil para a Copa de 2014 irão ficar sem o serviço 4G para utilizar a internet, por isso eles vão ter que se contentar mesmo com o 3G. Isso porque essa tecnologia só funciona na frequência de 700 megahertz (MHz) que só estará disponível a partir de 2015. Essa frequência é usada hoje pela TV aberta analógica, e exige uma reorganização para transformar em sinal digital e só assim liberar a faixa de 700MHz para a telefonia móvel.

Fontes: Folha de S. Paulo, Uol e Jornal do Brasil

Alunos do ensino médio não procuram formação superior


O número de inscritos para universidades e instituições de ensino é o menor nos últimos cinco anos
Por: Cristian Drovas



Houve queda de 8% na quantidade de inscritos
em instituições privadas. Foto: Banco de Imagens

O número de novos alunos que procuram uma graduação superior é cada vez menor. Os dados dos candidatos para universidades e outras instituições de ensino, divulgados pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC), só comprovam o fato: foram 45.078 registros para o vestibular realizado em 2012, número mais baixo dos últimos cinco anos.  

Paulo Henrique é um exemplo desse dado. Formado em 2011, ele enfatiza que a deficiência do ensino público o deixou desmotivado a prestar o vestibular para o curso de arquitetura, seu sonho inicial. “Não ingressei na faculdade pública por achar que não estava totalmente qualificado para tal. (...) Não tenho ajuda dos meus pais para pagar uma faculdade particular, e mesmo trabalhando para pagar, o curso que desejo é caro”, comenta.

Em outro levantamento realizado pela Folha de S. Paulo, foi verificado que universidades como USP,
O número de novos estudantes no ensino superior
público caiu 5%. Foto: Banco de Imagens
UNICAMP, UERJ e UFMG registraram queda nos vestibulandos vindos da rede pública, apesar do sistema de bônus e oferecimento de cotas.

Nelci de Carvalho, pedagoga e diretora na EMEF Assad Abdala, destaca que a maior parte dos alunos não consegue a pontuação mínima para ingressar em faculdades públicas. 

“É um percentual pequeno de alunos de escolas públicas que se destaca no ENEM etc. Quando isso acontece, é bem divulgado na imprensa. Os demais têm na faculdade paga sua opção de se tornar um universitário, que tem como facilitador os financiamentos públicos. Cabe ao governo melhorar o ensino público básico e, assim, todos terão o direito de entrar numa universidade pública”, finaliza.

Seminário em SP aborda investigações criminosas no jornalismo


Por: Lívia Donadeli

O Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) realizam o seminário “O Crime e A Notícia”, no dia 25 de abril, em São Paulo. O evento terá atividades o dia inteiro com interação e reflexão sobre a qualidade, ética e impacto da cobertura noticiosa. Inscrições a partir do dia 8 de abril no site: http://ocrimeanoticia.wordpress.com/

12 de abr. de 2013

Casa das Rosas sedia lançamento do livro reportagem “Nas terras de Quilombo”


Por: Gabriel Bonafé

Na última quinta-feira (28), a Casa das Rosas (Livraria da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, localizada na Av. Paulista) sediou o lançamento de mais um livro reportagem: "Nas terras de Quilombo". Obra de José Ortega e Lara Souza, o livro fala sobre os costumes e histórias da sociedade Quilombola, localizada no município de Ubatuba, litoral norte de São Paulo. Os autores abordam a cultura, religião, culinária e a luta cotidiana dos moradores para manter suas tradições.

Casal Ota distribui ovos de Páscoa às crianças carentes


Prática existe há 15 anos, desde que o filho foi assassinado brutalmente após um sequestro
Por: Ana Mendonça

Casal Ota discursa pelo fim da violência e da impunidade.
Foto: Ana Mendonça

No último dia 30 de março, a deputada Keiko Ota e seu esposo, o vereador Masataka Ota, distribuíram ovos de Páscoa às crianças carentes na periferia de São Paulo. Foram mais de 15 mil ovos distribuídos em cerca de 30 creches e asilos, além dos bairros de Vila Carrão, Vila Guilherme, Horto Florestal e Vila Carioca. Este trabalho começou após a morte do filho do casal, Ives Ota, assassinado aos 8 anos de idade.

Após a morte de Ives, Keiko e Masataka Ota foram à luta contra a impunidade. Além disso, têm
Distribuição de ovos para crianças, que sorriem ao receberem.
Foto: Ana Mendonça
projetos que visam melhorar a vida de crianças. Segundo Masataka, as crianças de hoje serão os adultos de amanhã e se forem educadas adequadamente, se tornarão ‘pessoas de bem’. Há 15 anos, foi fundado o Movimento Paz e Justiça Ives Ota, que atua com palestras na sede do instituto e em diversos lugares, como igrejas e escolas. Ele tem como missão divulgar a paz, o perdão e acolher pessoas que sofreram algum tipo de violência na família.

A mais recente conquista do casal foi a aprovação do projeto do vereador Masataka, que transforma o dia 30 de agosto no Dia Municipal do Perdão. Já a deputada Keiko, é vice-presidente na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) Mista da Violência Contra a Mulher. Ela lançou a campanha “Pelo Fim da Impunidade”, que visa aumentar a pena máxima de 30 para 60 anos, além de dar auxílio financeiro para famílias vítimas da violência.

Mesmo após o trauma sofrido, a família Ota prega o perdão, o amor e a educação como a fórmula de um mundo melhor. “Eu acredito que a justiça e o perdão podem caminhar juntos”, diz a deputada. O vereador Ota ressaltou a necessidade de mais creches para crianças e disse que as ações sociais e o amor ao próximo ajudam o ser humano a perdoar seus semelhantes.

O casal entrou na política para lutar pelo fim da violência e da impunidade, mas não esqueceu suas atividades beneficentes, nem o sorriso das crianças ao receberem, talvez, seu único ovo de Páscoa.

Roupa feita de muco de peixe pode ser usada no futuro


Pesquisadores da Universidade de Guelph, no Canadá, acreditam que o muco utilizado como meio de defesa pela espécie conhecida como peixe-bruxa possa ser usado em roupas esportivas e até coletes a prova de balas. O peixe-bruxa, ou myxini (do grego myxa, muco), ao ser atacado, solta um muco transparente composto por fibras extremamente fortes e elásticas que, ao secar, tem a aparência da seda.

Fontes: BBC e G1

Mc’Donalds pagará milhões aos seus funcionários por danos morais


Um acordo feito com o MPT (Ministério Público do Trabalho) prevê a indenização de 7,5 milhões de reais para os 42 mil funcionários. O motivo é a jornada de trabalho variável, que torna um incômodo na vida pessoal e financeira dos empregados, tendo oscilação no salário. A Arcos Dourados, empresa que gerencia o Mc’Donalds está em plena convicção da legalidade das práticas adotadas e busca melhores soluções. O prazo estabelecido para a mudança da jornada de trabalho é até dezembro deste ano.

Fontes: Folha de S.Paulo, Época Negócios e Uol

Lei da Secretaria da Micro e Pequena Empresa é sancionada


A presidente Dilma Rousseff sancionou sem vetos, a lei que criou a Secretaria da Micro e Pequena Empresa. A secretaria será o trigésimo nonoministério do governo federal e terá sua estrutura deslocada do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O governo considera importante a criação do órgão para o estímulo de empregos e empreendedorismo no Brasil. 

Fonte: Gazeta do Povo

Sucesso da Broadway, musical “O Rei Leão” estreia no Brasil


Após 16 anos em cartaz nos Estados Unidos, o musical “O Rei Leão” chega a América Latina. O clássico da Disney desembarca no Teatro Renault (antigo Teatro Abril), em São Paulo. O espetáculo com direção de Julie Thaymor e produção de Thomas Schumacher, apresenta o artista brasileiro Gilberto Gil como autor e tradutor das canções. A peça segue fielmente o enredo da animação da Disney, lançado em 1994. A previsão é que o musical esteja no Brasil até dezembro de 2013.

Fontes: Folha de S.Paulo, G1 e Veja

11 de abr. de 2013

Conferência Global de Jornalismo Investigativo acontece em outubro no RJ


Por: Gabriel Bonafé

O Brasil será sede de mais um evento internacional. Promovido pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), a Conferência Global de Jornalismo Investigativo acontece de 11 a 14 de outubro, no Rio de Janeiro, nas dependências da PUC-RJ. Em paralelo, ele irá integrar a 8ª edição do Congresso Nacional da Abraji. Cerca de 1.200 jornalistas, sendo que 400 deles do exterior, devem marcar presença. Os palestrantes ainda não foram definidos. Para mais informações, acesse http://www.abraji.org.br


Lei sobre crimes virtuais entra em vigor no mês de abril


A lei, que ficou conhecida como Lei Carolina Dieckmann, entrou em vigor dia 2 de abril e caracteriza como crime os delitos praticados por meios digitais e eletrônicos. A lei penaliza quem invade computadores e celulares e obtém, altera ou apaga informações sem autorização do dono, além daqueles que produzem programas que permitam tais práticas. A pena vai de multa à prisão.

Fontes: Reuters e Estadão

Segundo PSC, Feliciano fica na Comissão dos Direitos Humanos e Minorias


Nesta terça, 23, a bancada do PSC se reuniu em Brasília e decidiu manter à frente da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, o Pastor Marco Feliciano. O vice-presidente do partido, Everaldo Pereira, saiu em defesa de Feliciano dizendo que ele tem a ficha limpa e pedindo aos outros partidos que respeitem essa decisão. Desde que assumiu a presidência da Comissão, o pastor tem sido alvo de protestos exigindo sua renúncia, devido à declarações suas feitas pelo Twitter julgadas como racistas e homofóbicas.

Fontes: G1, Veja e IG

Corinthians é o time brasileiro que mais faturou em 2012


Com receita de 324,7 milhões de reais, o Corinthians, é o time do Brasil que mais faturou em 2013. O clube teve um aumento de 416% em seu faturamento com relação ao ano de 2007, quando o clube disputou a série B do Brasileiro. De acordo com a empresa Deloitte o time ocupa a trigésima primeira posição no ranking que mede a receita dos clubes mais valiosos e é o mais bem posicionado dos não europeus. A maior parte da receita vem dos direitos da televisão, seguido da publicidade, bilheteria e negociação de atletas.

Fontes: Estadão e Diário de SP

Ciclo Olímpico comemora sucesso no Handebol


No início do Ciclo Olímpico, o presidente da CBDH (Confederação Brasileira de Handebol), Manoel Luiz Oliveira comentou o sucesso da seleção masculina de Handebol, durante o Campeonato Mundial da Espanha, no começo de janeiro. A seleção feminina, que neste final de semana venceu o Sul–americano de Mar Del Plata também foi elogiada pelo presidente.

Fontes: Gazeta Esportiva e Terra

Edgar Tchaka


Eu entrei na Universidade Cruzeiro do Sul no início de 2003. A minha intenção desde o início foi fazer Rádio e TV, não imaginava que fosse gostar tanto do curso. Os professores eram muito bacanas, com uma ótima formação, os alunos muito interessados e dessa forma tivemos uma turma muito participativa, afinal estavam interessados. Após um período, eu consegui uma oportunidade para estagiar dentro da universidade e foi aí que passei a tomar mais gosto pela área. Consegui aprender tudo o que eu sei hoje, colocando o que aprendia nas aulas em prática. Desde então não saí mais da Cruzeiro do Sul, trabalho aqui até hoje. Antes no campus Anália Franco e hoje no campus São Miguel, auxiliando os alunos e professores no estúdio de produção. Atualmente, com base no aprendizado adquirido na universidade, estou montando minha própria produtora. A Universidade Cruzeiro do Sul foi essencial na minha formação e só tenho a agradecer.

10 de abr. de 2013

EEJAI deste ano ocorre no Interior de São Paulo

Por: Yulika Ganizev

Acontece nos dias 7 e 9 de junho, na cidade de São Pedro, o Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Imprensa, com o tema “A assessoria de imprensa no centro dos grandes acontecimentos”. O principal objetivo é aproximar a categoria e criar um canal de aperfeiçoamento das técnicas. Entre os palestrantes da XXIV edição do EEJAI estão os jornalistas Milton Neves e André Cintra. A inscrição pode ser feita no site do SJSP www.sjsp.org.br ou pelo telefone: (11) 3217-6299 mediante ao pagamento da taxa.

Equipamento desenvolve energia a partir de resíduos de frango


Um equipamento desenvolvido pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Jaboticabal separa dejetos de frango em partes líquidas e sólidas para gerar energia por meio da produção de  biogás. O processo ocorre por meio da degradação da matéria orgânica, gerando um composto de gases que pode ser convertido em energia. Segundo o pesquisador Airon Magno Aires, criador do equipamento, a proposta é transformar a criação de animais em sistemas sustentáveis de produção.  

Fontes: Agência Brasil, R7 e Terra

Alunos de direito terão de fazer estágio obrigatório em órgãos públicos


Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, os estudantes matriculados no curso de direito de todo o país deverão fazer estágio em órgãos públicos. A medida faz parte de mudanças discutidas entre o MEC e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). A nova regra deve entrar em vigor após a assinatura do acordo prevista para este mês.

Fontes: Folha, O Globo e Terra

Imposto pode ser quitado via débito automático


O contribuinte que tiver que pagar tributos após a declaração do Imposto de renda, poderá solicitar a cobrança do valor em débito automático na conta corrente. Para pagar desde a primeira cota o contribuinte deverá entregar sua declaração até o dia 31 de março, já as pessoas que declararem do dia 1 a 31 de abril, só poderão pagar em débito automático a partir da segunda cota. 

Fonte: Folha de S.Paulo

FHC confirma candidatura à Academia Brasileira de Letras


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso oficializou em carta sua candidatura a uma cadeira de imortal na Academia Brasileira de Letras (ABL). A cadeira de número 36, para a qual FHC se candidata, era ocupada pelo jornalista e escritor paulista João Scantimburgo, ex-diretor dos Diários Associados, falecido recentemente. Os interessados em concorrer à cadeira 36, terão de se inscrever até dia 29 de Abril.

Fontes: G1, Veja e Folha de S.Paulo

Clique da Semana

Em clima de festa, shopping da zona leste realiza evento apresentando as tendências do inverno com presença de artistas. Foto: Mayara Almeida 

9 de abr. de 2013

Governo deve regulamentar pagamentos via celular com medida provisória


Diretor de Política Monetária do Banco Central, Aldo Mendes, afirmou no ultimo dia 26 que governo deve editar a medida provisória para estabelecer o sistema de pagamentos através da telefonia móvel. Apesar de algumas instituições e operadoras já oferecerem o serviço, o diretor do BC disse que a intenção é fazer um sistema único e interoperável. A medida provisória não trará nenhum detalhe sobre o funcionamento do uso de celular para fazer pagamentos, apenas a autorização para a utilização.

Fontes: G1, Estadão e Uol

Alergia ou intolerância alimentar: qual a diferença?


Os sintomas de alergia e de intolerância alimentar são facilmente confundidos já que envolvem a pele, enxaquecas, fadiga etc. Na alergia alimentar, o sistema imunológico do organismo reage a determinados alimentos como sendo ameaças e, para a sua defesa, produzem anticorpos, que liberam histamina, substância responsável por sintomas alérgicos. A intolerância alimentar é causada pela falta de uma enzima responsável por digerir determinado alimento. Consulta à especialista pode indicar o tratamento correto. 

Fontes: G1 e Uol

Brasil e México eliminam necessidade de visto para viagens curtas


Autoridades mexicanas e brasileiras eliminaram a necessidade do visto para viagens de até 90 dias. A permanência total no país estrangeiro também não deve exceder 180 dias em um ano. O acordo foi feito em 2000 e suspenso em 2005. Em nota, o governo brasileiro alegou que a medida deve estreitar a relação com os mexicanos e atender fins turísticos e econômicos. Não foi revelado quando o acordo entrará em vigor.

Fontes: BBC, Exame e Uol

Ingressos para final da Superliga já estão sendo vendidos


Foi anunciado pela CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) o início da venda dos ingressos para a grande final da Superliga feminina de Vôlei. Osasco e Rio de Janeiro irão decidir o título no próximo dia 7 de Abril, às 10h, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Os interessados podem comprar seus ingressos através do site www.ticketsforfun.com.br ou pelo telefone 4003-5588, o preço das entradas varia entre 20 e 40 reais.

Fontes: Globo Esporte e Estadão

8 de abr. de 2013

Aplicativo promete melhorar a comunicação móvel de surdos


Foi lançado no dia 2 de abril o aplicativo Prodeaf Móvel, que promete ajudar a melhorar a comunicação de surdos e mudos através de aparelhos celulares. Criado por ex-alunos da Universidade de Pernambuco, o aplicativo consiste em um dicionário de português para LIBRAS. Por meio do reconhecimento de voz, um avatar faz a tradução para libras. Existe ainda a possibilidade de se digitar uma frase em português e obter a tradução em LIBRAS.

Fontes: G1

Verso e prosa de um ex-escritor fantasma



Wilton Bastos lançará dois livros ainda este ano. Foto: Arquivo pessoal.
Olá! Sou Wilton Bastos, um amador. Escrevo desde que eu me lembro, mas só comecei a trabalhar nisso lá pelos 10 anos, quando dei início aos bicos como escritor fantasma. Encontro alguma expressão tanto no verso quanto na prosa, e gosto bastante dos dois formatos. Estou a lançar uma antologia de verso e prosa chamada “Vertigem” pela editora Multifoco. Ainda no primeiro semestre deste mesmo ano, lanço meu primeiro romance (“A Sociedade”) pela editora portuguesa Chiado. Aí vai um poeminha meu:

O Pierrot

Eu amo esta moça bela

Ela é de tudo bem generosa

Com todo mundo ela se desposa

Exceto comigo, que sou todo dela



Toda sua incauta pessoa

Ela entrega a esses glutões

Deixando-me aqui à toa

Isso me dói mais do que supões



Ela que dá a essa gente vil

Essa moça se chama povo

Sabes donde, isso não é novo,

O povo deste meu Brasil



Wilton Bastos




Procon possui núcleo especializado em superendividamento


A Fundação Procon-SP, desde 2006, promove atendimento individual de consumidores superendividados
Por: Allyne Pires

230 consumidores já contaram com o apoio do "Núcleo
de Tratamento". Foto: Allyne Pires

O “Núcleo de Tratamento do Superendividamento”, programa elaborado pelo Procon, tem como objetivo desenvolver medidas preventivas e corretivas. A pessoa passa por uma pré-seleção para identificar o nível de endividamento e ser atendida de acordo com sua necessidade.

Segundo pesquisa feita em janeiro pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), 60,2% dos brasileiros estão endividados. Destes, 12% estão no chamado superendividamento. Ainda de acordo com a pesquisa, 60,7% dos paulistanos possuem algum tipo de dívida.

Com propósito de ajudar esses consumidores insolventes - os quais não tem condições de pagar suas dívidas -, o Núcleo, em conjunto com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSP), orienta e promove audiências de renegociação de dívidas junto aos credores.

As pessoas a serem atendidas pelo programa precisam ser moradores da cidade de São Paulo, maiores de 18 anos ou menores acompanhados e que estejam em condições de renegociar ao menos um dos débitos.

Segundo a assistente executiva do Procon e responsável pelo programa de apoio ao superendividado, Vera Remedi, as principais causas de superendividamento são redução de renda, doença, desemprego e crédito fácil. Atrelado a isso, há o gasto maior do que se ganha.

“Isso ocorre porque assumiram muitas dívidas sem terem feito planejamento financeiro adequado e nota-se a falta de informação que deve ser prestada por quem concede o crédito e falta educação financeira”, afirma Vera.

De acordo com a Assessoria de Imprensa do Procon-SP, já foram agendados para entrevistas 230 consumidores, destes, 164 participaram de palestras de orientação financeira e psicológica e 157 agendaram audiência conciliatória com os credores.

No site da Fundação há dicas passo a passo para sair do endividamento. Os locais de atendimento do Programa de Apoio ao Superendividado (PAS) é no CEJUSP e no Núcleo de Tratamento do Superendividamento, na Rua Barra Funda, 930, 2º andar e 1032, respectivamente. O horário de funcionamento é das 9h às 17h.

Escola pública do Rio é uma das mais inovadoras do mundo


O Colégio Estadual José Leite Lopes, na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro, foi reconhecido pela Microsoft como uma das 33 instituições de ensino mais inovadoras do mundo. A escola recebeu o título por possuir o Núcleo Avançado em Educação (Nave), um programa que atribui tecnologia da informação e comunicação no ensino dos alunos. Fundada em maio de 2008, tem como objetivo a preparação dos alunos para atuar nas áreas profissionais voltadas a internet, celular, jogos eletrônicos e TV digital.

Fontes: Estadão, O Globo e EBC

Procon aponta segunda queda semanal no valor da cesta básica em São Paulo


O preço da cesta básica caiu pela segunda vez consecutiva em São Paulo, segundo o Procon-SP. O preço médio da cesta básica caiu R$ 383,59 para R$ 382,71, registrando uma baixa de 0,23% no período de 22 a 28 de março. As maiores quedas foram registradas no açúcar refinado (-4,26%), alho (-3,75%), margarina (-2,86%), papel higiênico fino branco (-2,67%) e óleo de soja (-2,45%).

Fonte: G1

Brasil tem exposições no ranking das mais vistas do mundo


O Brasil teve três exposições entre as mais vistas em todo o mundo no ano passado, segundo um ranking publicado pela revista especializada The Art Newspaper. A segunda mostra mais vista em 2012 foi Amazônia: Ciclos de Modernidade, exibida no CCBB, no Rio de Janeiro. A mostra brasileira ficou atrás apenas de Antigos Mestres Holandeses, exposição mais popular do ano e que foi inaugurada no Museu de Arte Metropolitana de Tóquio. O Brasil contou com outras duas exposições entre as 20 mais vistas do ano, segundo a lista.

Fonte: BBC Brasil

5 de abr. de 2013

Líbero Badaró vai pagar R$4 mil na categoria Jornalismo Universitário


Por:  Murillo Magaroti

A Revista e o Portal Imprensa relançam o Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo. Giovanni Battista Libero Badaró, jornalista italiano radicado no Brasil, foi um defensor da liberdade de expressão e morreu assassinado no centro de São Paulo, na rua que hoje recebe seu nome.

O prêmio volta este ano – ocorreu pela última vez em 2002 – para a sua 10ª edição e deverá contar com premiações no valor de R$76 mil, distribuídos em 11 categorias, entre elas a Jornalismo Universitário, que terá prêmio de R$4 mil.

Já receberam o Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo nomes conhecidos, como Caco Barcellos (em três oportunidades), Marcelo Resende, Roberto Cabrini, Jaguar e Eliane Brum.

As inscrições podem ser feitas até 20 de maio, pelo site http://premioliberobadaro.com.br/site/inscricao.asp e a festa de premiação deve ocorrer entre agosto e setembro.

Consulte o regulamento:

Revista Código - Maio 2012

Revista Código 2012 - Ano 1/Número 1





Remédio contra Mal de Parkinson será produzido no país até 2016


Brasil deve começar a fabricar o medicamento dicloridrato de pramipexol, que combate a doença de Parkinson em três anos. Atualmente importada da Alemanha, a droga será produzida pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a partir de 2016. A companhia farmacêutica alemã Boehringer Ingelheim será responsável por trazer a tecnologia. Segundo estimativa da instituição, em 2018 o Brasil já deverá ser auto suficiente na produção dessa substância.

Fontes: Folha de S.Paulo, Extadão e Info

Igrejas podem questionar lei no Supremo Tribunal Federal


No dia 27 de março deste ano a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou a proposta de Emenda da Constituição 99/11, que dá autonomia às instituições religiosas a propor ações direta ao STF. A PEC Evangélica, como foi batizada, foi proposta pelo deputado João Campos PSDB-GO. Entre as entidades que poderão propor estão: a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil e a Convenção Batista Nacional.

Fontes: Estadão e JusBrasil

Nova Copa do Brasil começa em abril com 80 clubes


Estreia nesse ano o novo formato da Copa do Brasil, que a partir de agora terá a participação dos clubes Brasileiros que participam da Libertadores. A competição que era considerada o caminho mais fácil para se chegar a Libertadores, contará com a participação de 80 clubes. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou que o torneio terá início em abril e o seu final está marcado para novembro.

Fonte: EBC

Professores da USP resistem à adoção de cotas


O novo projeto de cotas para alunos de escolas públicas, planejado pelos reitores das universidades e pelo governo, encontrou resistência de professores de segmentos diferentes da USP. Dentre as mudanças que causaram polêmica está a criação de um curso intermediário de dois anos para os melhores estudantes públicos, direcionando-os imediatamente para o ensino superior após a conclusão. Apesar de carregar o aval do governo, a medida ainda precisa ser aprovada pelo conselho universitário em abril.

Fontes: Folha de S.Paulo e Terra

Conheça como funciona o atendimento médico em asilo


Idosos representam 11% da população total da cidade de São Paulo
Por: Juliana Costa

A população idosa tem crescido a cada ano. E para atender esta demanda, aumenta o número de abrigos para a população da Terceira Idade. Muitos abrigos da cidade de São Paulo se mantêm graças ao trabalho voluntário e às doações. O abrigo Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, fundado em 15 de janeiro de 1941 por José Bacelar, atende hoje aproximadamente 115 idosos, de 65 a 103 anos. 

O abrigo possui médicos multiprofissionais e equipe com enfermeiros, técnicos e cuidadores, além de uma ambulância que presta atendimento básico. As consultas são feitas de acordo com os quartos e a evolução geral do quadro clínico é feita de maneira trimestral. Diariamente, um médico responsável presta atendimento, além de dois voluntários nas especialidades urologia e cirurgião geral. 

Quando um idoso necessita de um tratamento médico específico, é encaminhado para hospitais especializados, e os medicamentos são fornecidos pelo SUS. Nestes casos, os familiares são notificados e acompanham o tratamento. As doenças mais comuns são diabetes, hipertensão e colesterol alto. O abrigo também oferece tratamento fisioterápico e psicológico. 

Segundo a responsável pela equipe de enfermagem, Juliana Cristina de Arruda, não há diferenças em trabalhar com pacientes idosos. “Estes pacientes possuem vivência e experiência de vida. Por isso, nos colocamos no lugar deles, para que entendam os cuidados que necessitam”.

Os idosos realizam atividades físicas diariamente. São realizadas também atividades artesanais, nas quais as vendas são revertidas em prol do abrigo, além das visitas de cabelereiros, manicures e podólogos.  

Quem quiser se inscrever para o trabalho voluntariado, deve preencher uma ficha com dados pessoais e a ocupação desejada. O candidato passa por uma entrevista e em seguida é chamado. São quatro horas de trabalho diário. 

O abrigo possui duas unidades: no bairro da Penha e em Itaquaquecetuba. Os horários de visitas são de segunda a domingo das 13h às 17h. A unidade da Penha fica na Rua Dona Vicentina Alegretti, 265. O telefone para contato é (11) 2164-1800. Outras informações no site www.abrigobezmenezes.org.br.

4 de abr. de 2013

Revista Plus Magazine

Sinopse: A Plus Magazine é uma revista jornalística segmentada, destinada ao público masculino e feminino da terceira idade, faixa etária que se inicia aos 60 anos, das classes A e B da cidade de São Paulo. O enfoque do projeto é transmitir informações sobre atualidades e variedades, que não se restrinjam a problemas característicos dessa fase. Suas edições serão mensais, com 48 páginas, e impressas no formato magazine (20 cm x 26,5 cm).


Escola São Paulo abre inscrições para curso de redação em mídias


Por: Renata Vieira

A Escola São Paulo, conceituada no ensino sobre economia criativa no país, abre as inscrições para o curso de redação nas diferentes mídias, que tem como objetivo ensinar os alunos sobre as peculiaridades de cada mídia e ajudar na criação de textos consistentes e de estilo próprio. As aulas que podem tanto ser presenciais como por Skype, contam com a ajuda de professores e outros profissionais da instituição.

Investimento: R$550,00 + 3 parcelas de R$550,00
2 de abril a 25 de junho (Terça-feira)
13 de abril e 18 de maio (Sábado)
Das 20h às 22h30
19 aulas | 49 horas e meia

Rua Augusta, 2239 – próximo ao metrô Consolação.

Tratamento inovador contra leucemia é anunciado nos Estados Unidos


Cientistas americanos anunciaram o avanço em um novo tipo de tratamento para pacientes com leucemia. O procedimento experimental realizado em abril de 2012, curou a doença de uma criança usando suas próprias células reprogramadas para combater o câncer. O caso de Emma Whitehead, de 7 anos, gerou esperança de um novo caminho contra a leucemia que poderá substituir a necessidade de quimioterapia e transplantes de medula óssea futuramente. Um ano após o tratamento, Emma segue livre da doença.

Fonte: IG

Haddad pretende implantar postos privados em periferias


O Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, tem como objetivo dividir a demanda da saúde pública com a rede privada. O SUS (Sistema Único de Saúde) é a única alternativa de tratamento na periferia, tendo em vista que muitas pessoas pagam planos de saúde populares e usam o sistema público por dificuldade de deslocamento. A proposta é oferecer uma contrapartida a empresas do setor privado a instalar leitos, laboratórios ou consultórios médicos em periferias e ter a isenção fiscal como forma de atrativo.

Fontes: Uol, R7 e Yahoo

Transporte poderá ter cortes de impostos para conter inflação


Empresas de ônibus podem ser beneficiadas com redução de PIS e Cofins, para evitar maior aumento nas passagens e conter inflação. O governo estuda um corte de tributos mais amplo para o setor de transporte urbano. A diminuição pode vir junto com a adoção do bilhete único. A desoneração adicional, em estudo, garante que o aumento das passagens, quando vier, será mais brando. Com isso, poderá reduzir em 20% a 25% a tarifa.

Fonte: Estadão

Disco autografado pelos Beatles é leiloado por R$ 600 mil


O disco 'Sgt. Pepper's lonely Hearts Club Band' dos Beatles, autografado  pelos mesmos, foi leiloado pelo valor recorde de US$ 290.500 (cerca de R$ 587 mil), informou a revista "The Hollywood Reporter". O disco com a assinatura dos integrantes foi arrematado por um comprador anônimo na empresa de leilões Heritage Auctions, com sede em Dallas, nos Estados Unidos. Acredita-se que o disco teria sido autografado pelos Beatles em junho de 1967, quando foi lançado ao mercado.

Fonte: G1

3 de abr. de 2013

Clique da Semana

Desrespeito aos assentos preferenciais nos ônibus pela cidade. Foto: Joy Agoston

Estadão cria novo curso de jornalismo esportivo para focas


Por: Willian Maffezoli

Pensando nos jornalistas, Estadão cria o novo curso intensivo e gratuito de jornalismo esportivo que ocorre de 14 a 21 de maio, com palestras, entrevistas, coletivas e atividades na redação do Grupo Estado. O curso contará com a participação de 24 jovens jornalistas, vindos de São Paulo e de todas as cidades que receberão jogos.

Os interessados devem fazer suas inscrições do dia 23 de março a 21 de abril no www.estadao.com.br/focas.

Prefeitura do Rio decide interditar Engenhão


Na última semana, o prefeito do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, decidiu interditar o Estádio do Engenhão, a decisão foi tomada após uma reunião com representantes da empresa responsável pela segurança do estádio, que apresenta falhas na sua cobertura. Com isso o andamento do Campeonato carioca está comprometido já que boa parte dos jogos acontece no estádio.

Fontes: Uol, Terra e Globo Esporte

Saresp revela queda nas notas do ensino fundamental


O Sistema de Avaliação do rendimento escolar do Estado de São Paulo (Saresp) divulgou dados que comprovam o declínio nos anos finais do ensino fundamental da rede estadual. As notas se referem ao desempenho do 6º ao 9º ano nas disciplinas de português e matemática.

Fonte: Estadão

Taxa de desemprego em fevereiro é a menor em 10 anos


Apurada pelo IBGE nas seis principais regiões metropolitanas do Brasil - Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo -, taxa de desemprego fica em 5,6% em fevereiro. Na comparação a janeiro aumentou 1,9%, equivalente a 26 mil pessoas a mais que procuram emprego. Em fevereiro de 2012, a população ocupada cresceu 1,6%, 362 mil empregados.

Fonte: Estadão

Após 13 anos, indústria fonográfica registra crescimento


Adele, Psy, New Direction e Michel Teló foram apontados como os grandes responsáveis pelo crescimento na receita com venda de música pela imprensa internacional em 2012. As receitas totais de música subiram 0,3%. Desde 1999, a indústria vem registrando queda, causada pela concorrência com a pirataria. O relatório anual da IFPI também mostrou que as receitas com vendas digitais - não físicas, como o CD - cresceram 9% no ano passado e agora são responsáveis por 34% da receita total do mercado.

Fonte: BBC Brasil

Eleição de Marco Feliciano é marcada por protestos


A escolha de Feliciano para a comissão gerou revolta de grupos ligados a direitos dos negros e de homossexuais devido às suas declarações nas redes sociais sobre o tema
Por: Audrey Pujol
Apesar dos protestos, Feliciano diz que não vai renunciar.
O deputado Marco Feliciano (PSC-SP), pastor, eleito presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara vem sendo contestado por grupos ligados a movimentos sociais. A sua posição na Comissão se notabilizou por afirmações apontadas como racistas e homofóbicas, o que ele nega.

Protestos por todo o país mostram a insatisfação da população pela eleição do deputado. Em São Paulo, carregando cartazes de repúdio ao pastor, milhares de pessoas fizeram uma caminhada da Avenida Consolação para a Praça Roosevelt. 

O advogado Ricardo de Oliveira afirmou que, por ser homossexual, já enfrenta muitos problemas em seu
Em São Paulo, milhares manifestam seu repudio a Feliciano.
ambiente de trabalho. Segundo ele, “Deixar o direito das minorias na mão de pessoas preconceituosas é revoltante. Queremos ser tratados como cidadãos de direito pelo Governo e, com ele na presidência, fica evidentemente impossível”.

Petições pela internet pedindo a destituição do deputado alcançaram números expressivos. Até mesmo a Rede Fale, que representa 39 igrejas evangélicas em todo o país, abriu uma petição online contra a eleição de Marco Feliciano. Para a estudante Mariana Silva, o envolvimento da religião com o governo acaba atrapalhando no andamento do país: “Pode prejudicar a gestão do governo pelos ideais preconceituosos do atual presidente da comissão. Essa fusão deveria ser cortada completamente da câmara por vivermos num país considerado laico.”

Já para o vendedor José dos Santos, o pastor apenas defende a imagem da família no governo, “Marco Feliciano me representa. Ele representa a família, os mandamentos de Deus e a boa índole. Ele está sendo muito corajoso em suportar todas essas manifestações de baderneiros.”

Marco Feliciano foi eleito presidente da CDHM em 6 de março. Todas as sessões, depois de assumir a posição, foram tumultuadas com bate-boca e protestos. Em meio à pressão contra o deputado na presidência, diversos boatos surgiram de que ele entregaria o cargo. Entretanto, Marco Feliciano disse que não vai renunciar.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification