Pedestres disputam espaço nas ruas e praças de São Paulo com praticantes de skate, BMX e patins
Por Diego Motoda
“Faltam locais mais adequados para praticar esportes radicais”
Foto: Diego Motoda
Cada vez mais difundidos nos meios de comunicação, os esportes radicais invadiram a cidade. Por todas as ruas de São Paulo é possível encontrar jovens e adultos se divertindo com seus skates, bicicletas e patins. Muitos espaços, como pistas e parques, já foram construídos para abrigar os praticantes dessa modalidade, mas são exatamente aqueles que andam em vias públicas que preocupam os pedestres.
![]() |
Há cinco anos, Demetrius optou por se dedicar ao skate Foto: Diego Motoda |
O estudante Demetrius Navarro, 20 anos, anda de skate há cinco e diz que as pessoas ainda têm preconceito com os skatistas. "Embora a sociedade entenda que skate é um esporte, ainda o vê com certo preconceito. Ainda mais por ser conhecido como 'coisa de maloqueiro', o que, na verdade, não é". Navarro também afirma que há falta de espaços para a prática de esportes radicais pela cidade. "Acho que deveria ter mais pistas nos bairros. Mesmo com tantos eventos acontecendo, ainda faltam locais apropriados para a prática do esporte", diz.
Já para Anderson Grelisoni, 36 anos, skatista profissional e treinador, existem muitos espaços para a prática de esportes radicais na cidade, mas os atletas preferem lugares públicos, pelo desafio que esses oferecem. "Eles gostam de lugares 'proibidos', como escadas de prédios, pisos de mármore e corrimãos, locais onde o risco de se machucar e machucar os outros é grande", afirma Grelisoni.
Mesmo colocando em risco a segurança dos pedestres, a aposentada Maria Cícera da Silva Lopes apoia a pratica dos esportes na cidade. “É claro que a gente fica com medo e que deveria haver mais espaços apropriados para isso, mas é melhor saber que os jovens estão praticando um esporte ao invés de estarem no mundo do crime”.
![]() |
A preferência de skatistas para pratica é a rua Foto: Diego Motoda |
0 comentários:
Postar um comentário