Considerada por muitos como chata e cansativa, conhecedores do assunto explicam sua relevância
Por Bruno Dionisio, Danilo Cardoso e Laís Carvalho
As obras de Maquiavel, Marx, Engels e Aristóteles Foto: Bruno Dionísio |
A vida de um estudante universitário é cheia de desafios e assuntos que podem transformar a sua realidade e a da sociedade em que vive. Entre esses desafios, encontramos a política, tema que a princípio pode parecer complicado, no entanto, ela já está inserida na sua realidade sem ao menos ele perceber.
É na faculdade que os alunos têm a oportunidade de se mostrarem ativos com as discussões abordadas nesse ambiente, afinal, faz parte da sua rotina discutir as ideias de pensadores tais como Karl Marx, Maquiavel e Engels, que pregavam a igualdade de direitos, até chegarem aos escândalos atuais de corrupção, que envolvem a vida de muitos políticos.
Para o estudante de publicidade Franklin Andrade, 22 anos, sua visão sobre política mudou muito com a ida para a faculdade. “No momento que você é universitário, você percebe que política não é feita só a partir de ideias que você manda, mas sim de entender a cultura do povo, e como a sociedade entende a cultura”.
O interesse de Franklin foi tanto que em 2010 candidatou-se a deputado estadual pelo PPS (Partido Popular Socialista), no entanto, não venceu as eleições e tentará uma candidatura para vereador de São Paulo pelo mesmo partido.
Franklin Andrade, estudante de Publicidade e Propaganda Foto: Danilo Cardoso |
E para quem já tem a política envolvida na sua vida há muito tempo, inclusive trabalha com ela, o desafio não é diferente. “Um assessor político precisa dar conta e ter um conhecimento sólido sobre vários aspectos da vida política. Precisa estar por dentro da legislação eleitoral, ter conhecimento sobre língua portuguesa, saber redigir textos sobre os mais variados temas, ter noção de jornalismo e postura para saber orientar o político diante das câmeras, assim como auxiliar nas articulações políticas”, afirma Luis dos Santos, 47 anos, assessor político e estudante de Direito.
O professor de Ciências Políticas Fernando Melo também acredita que a faculdade proporciona outra visão para o aluno sobre política. “A política não é somente formada por políticos que ditam regras, mas sim por um pensamento entre o povo, governantes e estudantes, e infelizmente ainda é isso que falta em nosso país”.
0 comentários:
Postar um comentário