Com mais de onze mil inscritos, corrida organizada pela Corpore chega a sua décima edição
Por Tatianne Francisquetti
Dia 20 de novembro, feriado municipal em São Paulo, o Parque do Ibirapuera foi palco da 10ª 10K SP Classic / Zumbi dos Palmares. Promovida pela Corpore, a prova teve início às oito da manhã, na Assembleia Legislativa, e registrou um aumento no número de inscritos de cerca de 2000%, comparado a sua primeira edição.
Corredores aguardam para assistir à premiação Foto: Tatianne Francisquetti |
Existem diversos fatores que podem justificar o crescimento do número de competidores na prova. O aumento da preocupação com a saúde, de acordo com Janaína Lima da Silva, instrutora de atividades físicas, é um deles, mas certamente não é o único. “Além da preocupação com a saúde, podemos citar o fácil acesso da população a essa modalidade, que é a que mais cresce no Brasil em número de eventos e de praticantes. Não é necessário realizar grandes investimentos com estrutura para realizá-la, pois a maioria das pessoas corre em locais públicos, ou com equipamentos”, explica.
Os competidores Wellington Venâncio da Silva, 22 anos, e Adriano de Araújo, 25 anos, acreditam que a divulgação foi importante para alavancar a popularidade da prova. Eles souberam da corrida através do mural de informações da empresa em que trabalham, e se interessaram pelo desafio. Apesar de o incentivo e a promoção no ambiente empresarial serem importantes, eles ressaltam que a propaganda “boca a boca” também atrai novos participantes. “Na próxima, o pessoal vai ver que nós corremos, gostamos, nos divertimos, então eles também vão querer participar”, comenta Araújo.
Além de premiar os primeiros colocados gerais com o troféu que dá nome à prova, posições ocupadas por Marildo José Barduco, na disputa dos 10 km masculino, e por Edneusa de Jesus Santos Dorta, na disputa feminina, a Corpore também organiza premiações de acordo com as faixas etárias dos participantes e sorteios de brindes para os inscritos.
Ermílio Santos, 77 anos, foi o vencedor da competição que abrangia a faixa etária correspondente a sua idade. O corredor, que participa há anos da competição, explica que o principal benefício que ela lhe traz é a saúde. “Eu me sinto muito bem, me sinto forte. E isso é tudo”, diz. Para manter o pique e a disposição física, Santos corre três vezes por semana, na rua, de 10 a 15 km, e vai à academia duas vezes por semana, onde participa de um estudo clínico.
Ermílio mostra o troféu conquistado Foto: Tatianne Francisquetti |
De acordo com a OMS, Organização Mundial da Saúde, a corrida é, efetivamente, uma das práticas mais indicadas para quem quer conquistar uma vida saudável. Dentre os benefícios que o exercício traz, Janaína cita o bem estar físico e mental, a integração social, a redução da ansiedade, fortalecimento muscular, melhora da função cardiovascular e a prevenção da osteoporose e do colesterol. No entanto, ela salienta que, para alcançar essas melhorias, a prática esportiva deve ser um hábito. “É preciso que essa prática seja constante, para que o organismo possa adaptar-se aos estímulos e melhorar progressivamente as condições físicas. A prática ocasional não é indicada, pois o organismo pode ser sobrecarregado pelo esforço, sem estar preparado para tal”, explica.
0 comentários:
Postar um comentário