Além de flexibilidade, elasticidade e mobilidade, os exercícios proporcionam melhora na postura e na respiração
Por Juliana Veloso
Pilates é um método de condicionamento físico desenvolvido no início do século XX pelo alemão Joseph Humbertus Pilates, que acreditava na seguinte frase: “Para atingir o objetivo da humanidade: saúde é felicidade".
O exercício tem como objetivo tonificar os músculos, equilibrando o corpo e a mente. De acordo com fisioterapeutas, em pouco tempo de prática, o pilates já começa a apresentar ótimos resultados, aumentando o tônus muscular e a flexibilidade, promovendo a mobilidade das articulações, ajudando a melhorar a postura, trabalhando intensamente a concentração e a respiração.
"A prática do pilates pode gastar entre 200 e 400 calorias, depende muito da intensidade dos exercicios", declara Sarah Foto: Juliana Veloso |
Existem dois tipos de pilates: o de solo e o com bola. Geralmente os dois métodos são trabalhados juntos, até mesmo com crianças. “Os exercícios de pilates podem ser trabalhados com crianças, adolescentes, adultos jovens e adultos idosos. As crianças adoram”, revela a fisioterapeuta Sarah Lopes.
A prática do exercício é recomendada principalmente para pessoas que sofreram traumas ou lesões. “Para pessoas com histórico de lesão, podemos atuar de forma diversificada. Os princípios focados no treinamento são explorados além da sala do estúdio. A pessoa não passa por uma aula ou sessão, ela recebe treinamento para melhorar suas funções diárias e profissionais”, afirma a fisioterapeuta.
De acordo com Sarah, a procura pelo exercício é maior entre pessoas com problemas de coluna, que optam por sua prática com o intuito de aliviar as dores. É o caso da auxiliar de enfermagem Angélica Silva, 38 anos. “Pratico academia há quatro anos, há pouco mais de dois comecei a fazer pilates. Eu andava meio enferrujada, pois tenho problema na coluna lombar, mesmo praticando exercícios na academia. Mas agora, além de ganhar mais elasticidade e não sentir mais dores, também consigo relaxar”, comenta Angélica, que costuma ir à academia todos os dias.
"Também pratico jump e spinning, mas o pilates consegue superar os dois", afirma Angélica Foto: Juliana Veloso |
Segundo o professor de educação física Mário Franceschini, a prática do pilates também auxilia os exercícios físicos de academia. “No meu ponto de vista, a prática dos dois exercícios auxilia as articulações, melhorando a sua capacidade de respiração, diminuindo o stress”, afirma Franceschini, que também recomenda a seus alunos com problemas de coluna a prática do pilates, mas sempre com acompanhamento médico.
0 comentários:
Postar um comentário