7 de jun. de 2011

Consumo de alimentos orgânicos sobe 30% ao ano no Brasil

Aumento pode indicar maior preocupação de brasileiros com a saúde

Por Ingrid Taveira, Larissa Leonardi e Tatianne Francisquetti

Os alimentos orgânicos são produzidos sem o uso de agrotóxicos, ou de qualquer composto químico que possa ser nocivo à saúde de quem os consome. Alimentos cultivados com o uso de conservantes passa por alterações em sua composição que os protegem da ação de pestes. No entanto, de acordo com pesquisa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o uso em excesso desses produtos pode trazer consequências graves à saúde, como intoxicação, dores de cabeça, dor de estômago e sonolência. Há também a possibilidade de problemas crônicos, como paralisias ou câncer.  Os compostos químicos, além de serem utilizados na produção vegetal, também podem ser encontrados na produção de alimentos de origem animal, ou em águas contaminadas.

Os alimentos orgânicos são livres de pesticidas e agentes causadores
de doenças como câncer e alergias
(Imagem Shutterstock)

Os riscos gerados pelo uso dessas substâncias têm sido pesquisados por diversos órgãos de saúde. A ANVISA é o responsável por fiscalizar a utilização em plantações e produções de grande porte. Segundo o Instituto Biodinâmico (IBC), a fabricação de produtos sem o uso de agrotóxicos no Brasil cresce 30% ao ano, o que representa uma melhora significativa na saúde alimentar dos brasileiros. As vantagens básicas do consumo de alimentos orgânicos são: a não ingestão de toxinas nocivas ao corpo, a preservação ao meio ambiente e, de acordo com consumidores, mais sabor.

Lierka Maria, consumidora habitual de mantimentos produzidos sem o uso de conservantes químicos, afirma: “Os alimentos têm mais consistência, mais sabor e, às vezes, mais cheiro. Não são esteticamente mais bonitos ou brilhantes, como os que encontramos no mercado, mas, dependendo do alimento, se nota muito a diferença”. 

Ugur acha os alimentos sem sabor,
por isso não é adepto ao consumo
(Arquivo pessoal)
Já Ugur Durak, não adepto de produtos orgânicos, diz: “Mesmo com os benefícios que os alimentos trazem para a saúde, para mim o gosto vem em primeiro lugar. E esses alimentos são sem gosto”.

Os alimentos mais consumidos são verduras e legumes, mas, atualmente, também são disponibilizados no mercado opções como carne bovina, frango e ovos. Para a carne ser considerada orgânica, o produtor (gado) não pode receber tratamentos veterinários que incluam medicamentos ou procedimentos químicos. São aceitas somente as vacinas necessárias. Já o frango não pode receber hormônios, método adotado por granjas e criadouros para acelerar o crescimento do animal.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification