17 de jun. de 2011

Prefeitura de São Paulo implanta novo sistema de coleta seletiva

Com o objetivo de aumentar os índices de reciclagem, a população participa separando o lixo em casa

Por Fernanda Ricardo

Caminhão da cooperativa EcoUrbis
Por Bruno Dionísio

Na primeira fase de implantação do programa pela Prefeitura da cidade de São Paulo, 72 caminhões já realizam a coleta seletiva do lixo nas ruas paulistanas. Atendendo 74 distritos, os veículos, que têm compactadores e gaiolas para armazenamento do lixo reciclável, contemplam novas rotas que foram reorganizadas pela Prefeitura.

A separação do lixo deve ser feita pelo próprio morador em sua casa. O material separado será recolhido pelo caminhão seletivo em dias e horários diferentes da coleta normal. O lixo seco, aquele que pode ser reciclado, deve estar em um saco diferente do lixo úmido, que é formado por materiais orgânicos e não-recicláveis.

A fim de facilitar e ajudar as pessoas, que não estão acostumadas com o sistema, foi criada pela própria Prefeitura, para divulgação, a Dona Seletiva, personagem que dá dicas de como proceder na separação desses materiais. “Dona Seletiva foi criada para auxiliar os munícipes a separar os resíduos, pois muitos ainda misturam o lixo orgânico com o seco”, explica Jonathan Alves, encarregado de tráfego na EcoUrbis. A personagem está estampada em folhetos distribuídos pelos bairros.

Coletores da cooperativa afirmam
que há respeito pelo trabalho
Por Bruno Dionísio
Após o recolhimento, o lixo reciclável é levado até centrais de triagens onde trabalhadores cooperados separam cada tipo de produto: plástico, vidro, papel e metal. José Silva de Queiroz, coletor há 10 anos, comenta: “Me sinto bem no meu trabalho, cada vez mais pessoas estão participando e me perguntam que horas o caminhão passa”.



Com o intuito de aumentar a reciclagem na cidade e, consequentemente, a qualidade de vida dos moradores, essa iniciativa visa a elevar o índice de materiais reciclados de 1,8 mil toneladas por mês para pelo menos 9 mil toneladas mensais. “O que está sendo feito hoje é um bom começo, pois estamos envolvendo na cultura do brasileiro essa necessidade de reciclar”, afirma Alves.

A Prefeitura pretende promover outras mudanças, como a inclusão de profissionais de reciclagem e catadores no sistema de coleta seletiva, o aumento dos turnos nas centrais de triagem do lixo e principalmente a ampliação das rotas dos caminhões e do número de frequências semanais.

Para consultar dia e horário de coleta em sua rua, ligue para 156 ou acesse: www.limpurb.sp.gov.br




Infográfico de tempo de decomposição

Por Fernanda Ricardo

2 comentários:

Fernando disse...

Conscientização é tudo, não sabia que era tão fácil, só dois tipos de lixo, o seco e o úmido, facilita ainda mais reciclar.

Agência Hipertexto disse...

Com certeza Fernando, por isso é tão importante divulgar!
Um abraço!

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification