10 de jun. de 2011

Pesquisa no Carrão revela violência como principal problema do bairro

Furto, roubos de carros e assaltos a ônibus são as principais ocorrências da região

Por Fernanda Ricardo

31º Distrito Policial da vila carrão, localizada em uma das principais vias do bairro
Por Bruno Dionísio

Em pesquisa recente conduzida pelo Instituto Datafolha, foi perguntado aos moradores do bairro Vila Carrão, Zona Leste de São Paulo, qual o principal problema da região, e quase metade dos entrevistados apontaram a violência como ponto crítico.

Com índice de mortalidade por homicídio que não ultrapassou 47 mortes por 100 mil habitantes em 99, a área da Vila Carrão – que inclui a Vila Carrão, a Vila Formosa, a Vila Aricanduva e o Parque São Lucas – tem como principais ocorrências o furto e o roubo de carro e os assaltos a ônibus.

O cobrador Sérgio Cabral afirma que os índices de assaltos a ônibus diminuíram após a implantação do bilhete único. “Com os passageiros usando o bilhete, quase não fica dinheiro no caixa”.

O furto e o roubo de veículos foi o único crime que cresceu em julho na área do 31º DP (Distrito Policial), na Vila Carrão, com 10% de aumento em relação ao mês anterior. “Os bandidos não escolhem hora nem local pra roubar”, revela a comerciante da região Elza Moura, que já teve seu carro roubado quando chegava ao seu comércio pela manhã.  Apesar disso, Elza diz que se sente segura no bairro e que não se mudaria.

Perina, presidente Conseg vila carrão, diz que trabalha por paixão
Por Bruno Dionísio

Lourival Domingos Perina, atual presidente da Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) realiza mensalmente uma reunião no bairro para que os munícipes levem os problemas e sugestões para a melhora na segurança. “Na última reunião, uma das moradoras pediu o corte de uma árvore em sua rua, pois assaltantes podiam se aproveitar da planta para se esconder à noite”.

No final de seu terceiro mandato, Perina afirma que o Conseg é um intermediário entre a população e os órgãos policiais e subprefeitura. Quando questionado sobre a violência no bairro, Perina diz: “Violência, no sentido de morte, latrocínio, é zero. O que temos são os roubos menores, como os de celulares. Moro na região desde 1963 e considero talvez como um dos bairros mais tranquilos de São Paulo”.

Outra questão apontada pelo presidente foi a do não registro de boletins de ocorrência. “A população tem medo de ir à delegacia, mas é necessário, pois, quando acharem o criminoso, terá um registro para condená-lo”.

4 comentários:

Fernando disse...

Bom, eu não concordo não, nunca tive problemas com segurança no carrão, e já morrei no carrão um tempo.
Porém quando fui assaltado na porta do Analia, acabei indo em 2 delegacias no carrão. Os dois escrivães que falaram comigo afirmaram que o maior problema no bairro é sim a violência.

Agência Hipertexto disse...

Obrigada pela participação Fernando!

Anônimo disse...

Eu gostaria de dizer que está muito grande mesmo o roubo de carros na Vila Carrão sim, tive meu carro furtado na porta de casa dia 02/06/2011 a 13:15hs.Uma caravan Verde 1984 e até agora nada e isso é pouco. Moro em uma travessa da Rua Dulce e só esse mês aqui nar ruas perto de casa foram roubados 12 carros,que eu fiquei sabendo, fora os que eu não soube, os roubos ocorrem sempre a tarde, sempre qdo entram ou saem de casa e os veículos sempre estão com mulheres. aí eu pergunto: Cadê a segurança do bairro Vila Carrão?

Anônimo disse...

Meu carro foi roubado próximo á Rua Vargem Grande e soube de outros tb.

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification