Esporte estadunidense ganha popularidade e conquista público feminino do Brasil
Por Walace Toledo
Uma inédita seleção brasileira do esporte praticado por mulheres, Roller Derby, começa a se formar e já se prepara para disputar a primeira Copa do Mundo no mês dezembro deste ano, em Toronto, no Canadá. O esporte surgiu nos Estados Unidos na década de 30, e somente este ano acontecerá uma disputa mundial.
Beki Band-Aid (Arquivo pessoal) |
As atletas já se preparam para enfrentar o evento internacional. “Nós vamos pela experiência, para podermos conhecer as jogadoras do mundo todo”, diz Beki, e acrescenta que as seletivas para a Copa, chamadas de “try-out”, começarão no final de julho.
Com dois anos de vivência em Nova York, a carioca Fernanda Corrêa (batizada no esporte de Brazilian Nut), conta que, além dela, uma brasileira que vive no Canadá e outra na Alemanha também participarão da seleção. Fernanda participa da liga americana Gotham Girls Roller Derby, considerada a terceira melhor liga do mundo, de acordo com a associação WFTDA - Women’s Flat Track Derby Association. Mesmo fora do país, a competidora acompanha a evolução das ligas brasileiras e faz questão de enviar rascunhos de estratégias para o restante da equipe.
Assim como alguns esportes menos conhecidos, o patrocínio para o Roller Derby é o maior desafio. “Estamos buscando apoios e patrocinadores, então cada membro da equipe terá que arcar com suas despesas enquanto não conseguirmos alguém. E por causa disso terá pessoas que, mesmo passando nos try-outs, não poderão ir por falta de dinheiro”, afirma Beki.
De acordo com o site oficial dos organizadores do evento, Blood And Thunder Magazine, além do Brasil, mais 12 seleções preparam suas equipes: Alemanha, Argentina, Austrália, Canadá, Escócia, Estados Unidos, Finlândia, França, Inglaterra, Irlanda, Nova Zelândia, e Suécia.
Entenda o Roller Derby
O Roller Derby consiste em uma série de corridas em uma pista inclinada ou plana. As jogadoras, em cima de patins com 4 rodas (quad), usam o corpo como principal instrumento. O objetivo é barrar a atacante da equipe adversária que tenta passar à frente e marcar pontos. São dois tempos de 30 minutos fracionados em várias corridas com duração de 2 minutos, chamadas de “jam”. O jogo é realizado com cinco componentes em cada equipe.
O esporte é democrático e pode ser realizado por mulheres com qualquer tipo físico. Codinomes exclusivos, maquiagem, meia arrastão, tatuagem e piercings, por baixo dos equipamentos de segurança, são detalhes que compõem a personalidade e visual das jogadoras do esporte.
Roller Derby: O Guia Prático - NOZ Studio
"Garota Fantástica", filme sobre Roller Derby dirigido por Drew Berrymore estrelado por Ellen Page
4 comentários:
Matéria linda (L)
hahahhahaha!
Obrigada pela participação João!
Volte sempre!
Equipe Hipertexto.
aeee !!!
ficou muito legal!
valeu pela força.
Obrigado pela participação, Beki!
Volte sempre!
Equipe Hipertexto.
Postar um comentário