23 de dez. de 2011

Andrea Jocys

Diferentemente da grande maioria das pessoas que fazem Jornalismo, não entrei no curso pensando nisso, nunca tinha me enxergado como jornalista. Quando entrei na Universidade Cruzeiro do Sul, em 2005, meu intuito era me especializar em Relações Públicas, já que na época trabalhava para o Ibope Solutions e queria me manter na área. Mas foi durante o curso de Comunicação Social que fui descobrindo aos poucos o Jornalismo.

Não pensava em trabalhar em redação, mas descobri que podia ser um braço dos veículos da grande mídia atuando em Assessoria de Imprensa, e foi aí que decidi o que queria fazer da minha vida. No terceiro ano, o primeiro na habilitação, fui fazer estágio na Secretaria Estadual de Habitação de São Paulo, na área de assessoria. Depois de formada, fiquei um ano em uma agência de comunicação focada em cultura e foi lá que aprendi muita coisa. Trabalhei com assessoria de livros, filmes, canais de televisão, festivais e conheci muita gente bacana.


Hoje trabalho na editora LeYa Brasil, uma das cinco maiores do país, lidando com uma das coisas que mais adoro na vida: livros. Foi durante o período de faculdade que perdi o preconceito que tinha com a assessoria. Grande parte dos estudantes de Jornalismo enxerga o assessor como um jornalista de segundo escalão, mas na prática não é bem assim.

O papel do assessor é o mesmo de um editor. Você tem nas mãos a informação que o repórter precisa. Na área de cultura essa parceria é fundamental, já que é o assessor que detém toda a informação que os cadernos precisam: eventos, personalidades, lançamentos etc.

Hoje eu trabalho com os principais veículos do Brasil, e é um orgulho pegar uma matéria que eu ajudei a ser feita na capa de um caderno cultural ou de uma revista de grande circulação. Fazer parte do universo da informação é uma sensação indescritível, e ver que aqueles livros que eu entreguei para um editor ou repórter e apostei todas as fichas como sendo algo necessário para o leitor, está lá. O assessor é um pauteiro externo, fundamental para qualquer redação.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification