16 de dez. de 2011

Ícone dos quadrinhos ganha exposição no Centro Cultural São Paulo

Gravuras, objetos e uma escultura de bronze inédita constroem o mundo artístico de Will Eisner

Por Walace Toledo
Spirit dá boas vindas aos visitantes
Foto: Walace Toledo

Finalizando as comemorações dos 20 anos da Gibiteca Henfil, localizada dentro do Centro Cultural São Paulo (CCSP), "O Espírito vivo de Will Eisner" expõe parte da obra de um dos mais importantes e influentes cartunistas norte-americano. O espaço conta com 106 desenhos originais, três de suas últimas histórias (completas) e uma inédita estátua de bronze do seu mais famoso personagem, Spirit.

Entre desenhos de sua coleção, painéis e objetos pessoais, o visitante pode apreciar o traço do artista de perto. Personagens 100% urbanos mostram a preferência e o domínio do artista no tema. "Gosto bastante da forma como ele desenha, e as histórias são ótimas, muito bem escritas", diz a estudante de direito Jackeline Didone, que já leu três quadrinhos da série The Spirit.

Personagens decoram os corredores do CCSP
Foto: Walace Toledo
“Fomos o primeiro país estrangeiro a publicar os quadrinhos de Eisner, na década de 40, pela Gibi, e isso influenciou artistas de grande porte, como o Maurício de Souza e Ziraldo”, diz a curadora da exposição Marisa Furtado. O cartunista amava o Brasil, visitou o país sete vezes e esta grande afinidade intrigava até mesmo seus familiares.

Jogos de luzes e projeção dentro da sala, montada para abrigar a estátua do detetive mascarado Spirit, transportam o visitante para dentro da história em quadrinhos. É a primeira vez que a estátua feita em bronze é exposta no mundo. “Foi a materialização de um projeto de Eisner que eu ajudei a concretizar”, revela Marisa.

Sentada em um dos bancos, no ambiente onde os visitantes podem conhecer mais do autor por meio de vídeos, Jackeline conclui que o bom da exposição é deixar as pessoas com vontade de ler mais quadrinhos depois da visita.

O famoso detetive mascarado The Sipirt
Por Walace Toledo
Os originais serão vendidos para compradores brasileiros e estrangeiros. Esta é a última oportunidade para prestigiar a obra de Will Eisner. Em parceria com a Curadoria de Artes Visuais e a Divisão de Bibliotecas, a exposição segue no piso Flávio de Carvalho até o dia 18 de dezembro.

Serviço
CCSP – Rua Vergueiro, 1000, Paraíso, São Paulo/SP
Tel: 3397-4002
Terça a sexta, das 10h às 20h; sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h
Entrada Franca

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification