Por Bruno da Silva, Elisabeth Costa e Fernanda Ricardo
No campus Anália Franco da Universidade Cruzeiro do Sul, foi realizado entre os dias 14 e 17 de março o 10º Campeonato Brasileiro de Baristas. O evento, que existe desde 2002, foi promovido pela ACBB (Associação Brasileira de Café e Baristas) e o diferencial dessa edição foi a utilização da máquina oficial de café do campeonato mundial, para que houvesse a familiarização dos competidores com o equipamento.
Durante o campeonato, a ACBB certificou os profissionais participantes, como parte do programa nacional dos baristas, lançado há dois anos. O programa tem cada vez mais adeptos e reconhecimento de cafeterias, como garantia de qualidade de serviço. “A profissão está em ascensão no Brasil. Somos o segundo maior consumidor de café do mundo. Se tudo colaborar, em 2013 passaremos os Estados Unidos, dessa forma precisamos de mais profissionais qualificados na área”, diz Gelma Franco, diretora de marketing da ACBB.
O evento reuniu 26 profissionais, entre eles o paulistano Marcos Martins de Miranda, que competiu no dia 15/03 na categoriaCoffee in Good Spirits. “Tudo começou no ano passado no Mercadão. Comecei como staff e a partir dos contatos fui conhecendo mais a área. Hoje em dia participo dos campeonatos e sou autônomo”. Outro participante do dia foi Alex Pereira, também de São Paulo, que afirma: “Não conhecia nada sobre o café quando entrei na empresa em 2004, como caixa. Só comecei a conhecer quando fui trabalhar na Tenerife Bar e Café. Fazia o caixa e às vezes ia para as máquinas e peguei gosto, mas só durou dois anos. De 2007 a 2009 trabalhei no Youbarista, onde aprendi muito e comecei a participar dos campeonatos e hoje tenho meu próprio estabelecimento, o Bio Barista”.
A Universidade Cruzeiro do Sul foi escolhida para sediar essa edição devido ao espaço amplo e acesso fácil à cozinha. O ganhador dessa edição foi o paranaense Felipe Lukasievicz, que representará o país no campeonato mundial a ser realizado entre os dias 22 e 24 de junho na Europa.
0 comentários:
Postar um comentário