Jovens procuram complemento no aprendizado do conteúdo escolar e auxílio no controle emocional
Por Mauricio Pizani
Estudantes do Cursinho Popular Mafalda Foto: Maurício Pizani |
Quando o ensino médio se aproxima do fim, os estudantes começam a se preparar para a prova do vestibular. Muitos alunos entendem que o ensino regular não é o suficiente para um bom desempenho nas avaliações e, a partir disso, buscam um preparo específico em cursinhos pré-vestibulares.
As instituições proporcionam revisão e aprendizado por meio de um conteúdo didático, facilitando a assimilação das matérias. ”O cursinho colabora também com o desenvolvimento cultural dos estudantes”, afirma Talita Amaro, coordenadora do Cursinho Popular Mafalda, que oferece o curso pré-vestibular gratuito para os jovens do bairro do Tatuapé.
“Disciplina no hábito de estudar faz a diferença”, diz Bravo Foto: Maurício Pizani |
Não há fórmula perfeita para um desempenho satisfatório nas provas, mas uma sólida base escolar adquirida ao longo da vida pode ser fundamental no resultado das provas. Segundo o pedagogo Pedro Bravo, os estabelecimentos especializados na preparação para os exames não fazem milagres, somente o conhecimento acumulado e uma rígida disciplina no hábito de estudar podem fazer a diferença.
”É importante controla a ansiedade” afirma Ferreira Foto: Maurício Pizani |
Outro fator decisivo na hora do vestibular é o controle emocional. Isso pode comprometer o esforço do ano inteiro, caso o estudante se deixe tomar pelo nervosismo. Diante disso, os alunos de cursinhos preparatórios já trabalham o psicológico nesse sentido. “O dinamismo e a descontração que os professores proporcionam nas aulas me ajudam a controlar a tensão e a ansiedade”, diz Fernando Ferreira, 18 anos, aluno do cursinho pré-vestibular Objetivo-Guarulhos.
0 comentários:
Postar um comentário