Em ano eleitoral, cidadão brasileiro precisa legalizar sua situação com a democracia
Por Maris Landim
Prazo termina em 9 de maio Foto: Banco de imagens |
O prazo para solicitar o título eleitoral termina dia 9 de maio. O eleitor que precisa regularizar sua situação deve procurar o cartório eleitoral de sua região e validar seu título para votar nas próximas eleições, em 7 de outubro.
Esta data também é limite para aqueles que têm o voto facultativo (jovens de 16 a 18 anos) e querem solicitar o título. Estes precisam procurar o cartório eleitoral de sua região portando carteira de identidade, comprovante de residência e certificado de quitação militar, quando do sexo masculino.
A estudante Ana Carolina Aumada, 16 anos, não pretende solicitar seu título antes dos 18 anos. “São poucos os jovens interessados em política. Porém, o cidadão consciente só acrescenta ao país”, acredita Ana.
“Muita coisa ainda nos é omitida” , diz Ana Foto: Arquivo Pessoal |
Ainda é possível para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar sua transferência para uma sessão especial. De acordo com a resolução 21.008/2002, as sessões devem ter fácil acesso, estacionamento próximo e instalações adequadas com a Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT).
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral de São Paulo (TSE-SP), na capital paulista existem 58 zonas e 23.529 sessões eleitorais, sendo 1.779 adaptadas às pessoas com necessidades especiais.
Desde 2004, o TSE realiza o projeto Mesário Voluntário, que visa à ampliação de colaboradores da Justiça Eleitoral, por meio do qual incentiva o eleitor a prestar serviços eleitorais.
“Acho grandioso ajudar a sociedade na eleição”, diz Bruna Foto: Maris Landim |
A estudante Bruna Paliologo Betto, 20 anos, foi convocada como mesária nas eleições de 2010. Ela é a favor deste projeto, porém, é contra a obrigatoriedade de quem é convocado a ser mesário. Para Bruna, todos deveriam ser voluntários quanto a este serviço.
Serviço:
Os cartórios eleitorais funcionam de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Mais informações: www.tse.jus.br
0 comentários:
Postar um comentário