2 de mai. de 2012

Torcedores acreditam que possa haver boa convivência nos estádios

No Brasil os casos de violência nos jogos são alarmantes, as torcidas ainda excedem os limites

Por Anderson Duschek, Nataly Sales e Raquel Torres 

"Futebol é diversão, não violência" fala Oliveira
Foto: Arquivo Pessoal
Cada vez mais crescem os casos de violência nos estádios. A razão são os torcedores fanáticos que, por amor a seus times, acabam praticando atos de violência contra outros torcedores, principalmente de torcidas rivais, mas ainda vemos casos em que essa prática acontece entre torcedores do mesmo time. Em determinados jogos o estádio de futebol acaba virando um campo de guerra, com os confrontos que muitas vezes são entre torcidas organizadas e também contra a policia.

”A Violência foi o maior fator para que eu me desligasse da torcida organizada, pois, quando íamos para os estádios, principalmente em clássico, as torcidas adversárias faziam emboscadas e aí começava toda a confusão. Eu gostava de ir para o estádio, mas não podia colocar minha vida em risco, afinal, tenho uma família para cuidar”, revela Adelmo Alexandre de Oliveira, 30 anos, empresário, ex-integrante da torcida organizada da Gaviões da Fiel.

Torcedor vai ao estádio para vibrar e torcer pelo seu time
Foto: Arquivo Pessoal
Elton de Aquino Nunes, 32 anos, empresário, acredita que os conflitos são uma guerra à parte.” Torcedor vai ao estádio para vibrar e torcer pelo seu time, e não para brigar, e a proibição das torcidas organizadas nos estádios não seria o melhor caminho para a diminuição da violência. Poderia ser feito um sorteio por jogo, para que compareça apenas a torcida sorteada”.

Já Renan Rico Diniz, 22 anos, policial militar afirma que, em dias de jogos, há um serviço em conjunto da polícia militar.” É planejado um cerco nas imediações do estádio, visando manter a ordem e evitar o contato entre as torcidas. São poucos os policiais que usam armas de fogo em dias de jogos. Quando ocorre violência policial, é porque o oponente provocou tal situação, aí o policial militar age em legítima defesa, de si mesmo ou de terceiros, mas a nossa missão é evitar qualquer tipo de conflito que possa ocasionar casos de violência”.
Diniz: “Nossa missão é evitar qualquer tipo de conflito”
Foto: Anderson Duschek

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification