Esporte que agrega religiosidade, movimento corporal, música e cultura em uma única prática
Por Cleane Nunes e Rafael Galindo
Academia DDR conta com mais de 400 alunos Foto: Cleane Nunes |
A capoeira é de um esporte criado no Brasil por escravos de origem africana. É conhecida mundialmente como "arte marcial brasileira", o que é muito significativo para a cultura do país.
Alves: “Gostaria que a capoeira fosse mais divulgada” Foto: Cleane Nunes |
O termo capoeira significa “o mato que nasce depois do desmatamento”, porque era praticada entre esses matos com os lutadores próximos ao chão, para não serem descobertos pelos seus senhores.
Na atualidade, esse esporte é procurado por se tratar de uma boa e completa atividade física.
O professor Wilson Alves, responsável pela Associação de Capoeira DDR (Descendência das Raízes), pratica capoeira há 25 anos e dá aula há mais de 17. Ele explica que o esporte traz muitos benefícios a saúde. "Melhora o excesso de peso. Em uma aula, é possível perder mais de 750 calorias”. Porém, adverte que pessoas com osteoporose não devem fazer a capoeira tradicional, e que para elas existe a terapêutica. “Você pode usar essa modalidade como forma de alongamento e alguns movimentos ajudam as articulações do corpo, e também o sistema cardiovascular".
Rafaela: “Muitas pessoas não têm uma visão correta sobre o esporte” Foto: Cleane Nunes |
Rafaela Michelucci, 16 anos, estudante e praticante há 9 anos, acredita que ainda existe preconceito contra o esporte, principalmente com praticantes mulheres. "Muita gente diz que a capoeira é muito agressiva, que é só para homens, sendo que hoje em dia, muitas mulheres procuram”.
Já Edlin Lucena da Costa, 29 anos, professor de Matemática, pratica há 15 anos e conta que foi atraído pela "jinga" e pela música brasileira que é uma característica importante da capoeira. "Está no meu sangue, essa arte é maravilhosa e importante para nossa cultura".
A DDR também faz trabalhos sociais visando melhorar o comportamento e o convívio dos jovens na sociedade. Além das aulas de segunda à quinta, nos períodos da manhã, tarde e noite, aos sábados acontece a tradicional roda de capoeira da Descendência das Raízes.
Lucena: “Com sorriso no rosto, superamos qualquer forma de preconceito” Foto: Cleane Nunes |
Informações:
www.capoeiraddr.kit.net
1 comentários:
Adoooorei, rs.. Obrigada Cleane pelo carinho. Ótimo trabalho!
Rafaela Michelucci
Postar um comentário