6 de jun. de 2013

CEU Sapopemba proporciona opções para prática de esportes

Estrutura oferece várias alternativas para o lazer dos moradores da comunidade
Por: Ataíde Aquino

Natação é uma entre as várias opções de atividades
esportivas que o CEU oferece. Foto: Ataíde Aquino

O Centro Educacional Unificado (CEU) é um complexo educacional, esportivo e cultural aberto ao público. É oferecido pela prefeitura e que conta com diversas atividades, todas gratuitas. São ao todo 45 CEUs espalhados por São Paulo.

Na Rua Manuel Quirino de Mattos onde era encontrado um campo de futebol, há cinco anos foi inaugurado o CEU Sapopemba, trazendo uma nova opção para os moradores da região. Dione Ferreira, coordenadora de projetos internos conta que atende a comunidade a partir das 7h e vai até as 21h30. 

São oferecidas as seguintes atividades esportivas: ginástica, rugby, alongamento, voleibol, natação, hidroginástica, futsal, handebol, basquete e um clube de caminhada. Parte deste núcleo esportivo tem foco na 3ª idade. Para praticar os esportes é exigido que se faça a carteirinha Amigos do CEU, que é gratuita e emitida na hora, basta a pessoa levar comprovante de residência e foto. A carteirinha é importante porque, ao fazê-la, é preenchido um prontuário para que a equipe saiba a quem se dirigir e como proceder caso o aluno venha a passar mal ou se ferir.

Um problema do CEU Sapopemba, segundo Dione, é que a procura das pessoas da comunidade é maior que o espaço oferecido. Não há salas específicas para cada esporte, além de alguns espaços serem muito distantes uns dos outros. “Mas a gente não deixa de atender, fazemos tudo com muito carinho, adaptamos à nossa realidade utilizando o espaço da melhor maneira possível”, enfatiza.

A coordenadora afirma que o trabalho mudou sua vida e o cotidiano dos moradores da região. “Antes de ser coordenadora do CEU Sapopemba eu era uma mera professora de Educação Física, e encarar esse desafio tá sendo muito bom, eu tô vendo o crescimento das pessoas, e tô crescendo junto com elas”, afirma. A comunidade do Jardim Sapopemba ganhou muito com a infraestrutura CEU, que é uma opção de lazer e esportes para quem antes não tinha nenhum lugar para prática esportiva, ajudando no desenvolvimento do bairro.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification