Por: Yulika Ganizev
A ONG
(Organização Não Governamental) britânica Cancer Research UK, que
trabalha na prevenção e no tratamento de câncer, solicita mudanças
nos rótulos dos cigarros para proteger crianças e adolescentes. Ela
divulgou uma pesquisa feita na Grã-Bretanha apontando que mais de
trinta por cento dos menores que começam a fumar são crianças e
adolescentes, que tem entre onze e quinze anos. Diz ainda que quase
trinta por cento dos jovens deste país experimentaram cigarro, ao
menos uma vez, com menos de dezesseis anos.
Lapphayette
Vicco, fumante há quase cinco anos, relata que experimentou o seu
primeiro cigarro aos doze, mas os motivos que o levou foram outros.
“Experimentei por influência de amigos, fumei cigarro de cravo.
Não dei continuidade, voltei a fumar depois dos vinte anos”.
Embora alguns fumantes e ex-fumantes digam que o maior atrativo na
hora de começar a fumar é os amigos e os cigarros com sabores, que
camuflam o gosto amargo, a Cancer Research pede que os maços sejam
padronizados e tenham destaque apenas para alertas de saúde, pois
sem rótulos brilhantes e chamativos, as crianças teriam um motivo a
menos para engrenarem no vício.
A
psicóloga Maria Conti afirma que o maço pode sim ser sedutor.
Segundo ela, existem na psicologia, áreas de pesquisas em parceria
com marketing para tentar identificar os fatores que estimulam a
aquisição do produto. Gisele Andrade, ex-fumante, também teve o
contato inicial com o tabaco ainda na adolescência. Ela garante que
o atrativo maior eram os amigos, assim como no caso de Vicco.
A
psicóloga diz que é comum que a criança ou o adolescente use como
referência o ‘outro’, que pode ser o amigo, os pais ou um irmão.
“É com a observação que eles podem se colocar na mesma condição
que a pessoa usada como referência. Esse fato pode ser positivo
também, como por exemplo, a criança observar que não quer de modo
algum aquela situação para ela, criando uma aversão à condição
dele.” Ela acredita que as mudanças no rótulo do cigarro pode sim
fazer com que a criança dê menos atenção ao produto, mas ressalva
que a avaliação só poderá ser feita com o tempo.
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