14 de jun. de 2013

Exercícios físicos ajudam na prevenção e controle de doenças crônicas


Estudos epidemiológicos associam o aumento da atividade física à diminuição de mortalidades 
Por: Gabriela Ferraz

A prática de atividade física pode reduzir em até
66% as doenças cardiovasculares.
Foto: Banco de Imagens

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como a obesidade, hipertensão arterial, diabetes do tipo I e II, dentre outras são consideradas um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. 

Segundo dados divulgados em 2007 e 2008 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), as DCNT são responsáveis por 63% das mortes no mundo e 72% no Brasil. 

O fator epidemiológico foi um dos fatores que acarretou o crescimento de doenças crônicas não transmissíveis na população mundial. As pessoas estão se tornando cada vez mais fisicamente inativas tendo em vista os avanços tecnológicos tão presentes na vida profissional quanto individual do cidadão.

A bancária Hevelyn Pereira Siqueira , é hipertensa há três anos e controla sua pressão arterial com uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos regularmente.  “No começo eu controlava minha pressão com o remédio Aradois H diariamente, hoje não toma mais o remédio, só quando tenho picos de pressão muito alta”.

A OMS recomenda, além de tratamento médico, uma alimentação balanceada com orientação nutricional e exercício físico aeróbio de no mínimo 30 minutos diários, para a prevenção e o controle de doenças crônicas não transmissíveis.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification