A proposta prevê Arena nos padrões FIFA e vê torcida temer fim do caráter romântico grená
Por: Gabriel Bonafé
A diretoria executiva do Juventus, liderada por Rodolfo Cetertick, apresentou aos conselheiros do clube o projeto que visa reformar o estádio da rua Javari nos padrões da FIFA. Assinado pelo escritório de arquitetura Coltro Ferrari, a Arena Juventus teria capacidade para 20 mil torcedores, com 14 mil lugares cobertos e 6 mil descobertos. Também seria construído um hotel no lugar do salão de festas grená, junto com um centro de convenções e exposições. Não foi divulgada nenhuma data de avaliação dos órgãos governamentais e do conselho do clube.
O Estádio Conde Rodolfo Crespi, localizado na rua Javari, bairro da Mooca, foi construído em 1925. Sua capacidade é para 4.004 torcedores e ele não tem refletores, que impossibilita sediar jogos noturnos. Apesar disso, parte da torcida o vê como figura crucial para o caráter romântico do Juventus.
Para Lucas Ivoglo, estudante de Rádio e Televisão e Tecnólogo em Gestão em Futebol, dificilmente algo de concreto sairá do papel devido às reais condições do Juventus. No entanto, ele diz que seria possível reformar o estádio e suas dependências sem desfigurar as características do clube. “Uma reforma simplesmente para adequar os requisitos de campeonatos, logística e melhorias não perderia esse caráter romântico”, afirma Ivoglo, que ainda compara a questão do estilo do Juventus com o Fullham, da Inglaterra: “o estádio Craven Cottage, do Fulham é muito semelhante com o do Juventus.
Ele atende os requisitos básicos pedidos pela FIFA e figura entre um dos times de maior tradição na Barclays Premier League (Primeira Divisão do Campeonato Inglês), sem deixar de lado o charme romântico do fim do Século XIX”.
Com a construção de uma Arena, o Juventus poderia mandar jogos dos Campeonatos Paulista, Campeonato Brasileiro e jogos internacionais, o que atualmente não é possível. Entretanto, o clube não participa da Seria A1 do Paulistão desde 2008. O último Campeonato Brasileiro Série C que disputou foi em 2007. Sua categoria de base pertence ao União Mogi. Reformar o estádio não deve ser tomado como uma urgência pelo clube, embora não deva ser descartado.
0 comentários:
Postar um comentário