7 de jun. de 2013

Valor ‘muito caro’ de jogos no Brasil estimula mercado pirata

Só 12% dos 11,8 milhões dos brasileiros que jogam videogame utilizam games originais
Por: Gabriel Bonafé

No Brasil, 11,8 milhões de pessoas costumam jogar videogame. Dessa quantidade, 12% afirmam usar apenas jogos originais. O percentual de uso de jogos falsificados se subdivide da seguinte forma: 21% dos jogadores só utilizam games piratas; outros 21% tem mais jogos falsificados do que originais; 13% acreditam ter os dois tipos na mesma quantidade e 5% dizem ter mais originais do que piratas. Os dados foram apurados pelo Ibope entre abril e maio de 2012. A principal razão para o uso do pirata, segundo a pesquisa, é o valor do jogo, o qual foi definido como “muito caro” por grande parte dos jogadores.

Nos EUA, país onde se concentra grande parte das distribuidoras de jogos, um game original custa, em sua data de lançamento, cerca de 50 dólares. De acordo com a taxa de câmbio de maio de 2013, ele custaria de R$ 100 a 110 reais no Brasil. No entanto, a carga tributária faz com que esse valor suba para R$ 250 reais. Os tributos sobre os jogos são: Imposto de Importação; PIS/Cofins; CSLL; IPI; IRPJ e ICMS. Eles são criados pelo governo com a finalidade de promover o meio de vida do empregado e o desenvolvimento das empresas.

Para Rogério Sa, analista fiscal há 23 anos, uma das saídas para o valor da tributação brasileira seria o imposto único. A ideia é unir todos os impostos e definir uma alíquota fixa, que colocaria fim em determinadas margens e reduziria o valor total. “Esse benefício já existe para empresas de pequeno porte. É chamado de Simples Nacional”, compara.

Embora um jogo pirata custe de R$ 10 a 30 reais, ele também tem suas desvantagens. Para que o console Xbox 360, o mais vulnerável à pirataria da atual geração de videogames, consiga ler um jogo falsificado, é necessário fazer o chamado ‘destravamento’, que custa de R$ 200 a 300 reais. Além disso, essa modificação pode ser identificada pela rede online do console, que impede o usuário de se conectar.

A pirataria caminha com firmeza, como mostrou o Ibope. Justificar sua existência pelo valor alto dos impostos brasileiros é uma questão complexa, uma vez que a diferença de um jogo sem imposto e um pirata continua grande. A crítica se encontra no demasiado valor pago em tributos com o mínimo serviço prestado pelo Estado.

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