Secretários municipais se reúnem para ouvir e debater o que será reavaliado na área da Educação
Por: Lívia Donadeli
O 5º Seminário Líderes em Gestão Escolar está acontecendo nesta semana de março em Atibaia para os Dirigentes Municipais da Educação de São Paulo, com a parceria da Fundação Lemmin. O foco é mostrar temas relevantes e ferramentas eficazes para os Gestores aplicarem no ensino atual. Também acontece o Fórum Estadual da Undime-SP (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de São Paulo) para os associados discutirem temas de interesse do Município.
A educação é um tema polêmico para a sociedade brasileira. A Professora Cristiane Prestes Viola, 47, que leciona desde 1988 na EMEI José Veríssimo diz: ”Quando comecei, existia um limite, um respeito, uma adoração pelos Professores. Hoje em dia é pai ameaçando, criança de 5 e 6 anos mostrando o dedo...”.
A baixa remuneração e a desvalorização também se somam às más condições de trabalho, na maioria das vezes na rede pública, Cristiane reclama:“..a infraestrutura do material, na Prefeitura, é muito difícil. Já comprei material com meu próprio dinheiro na espera da promessa de chegar logo e nada.” .
Na nova geração de Docentes está a Professora Vivian Cardoso Attanasio, 24, que trabalha no Colégio Amorim, da rede particular do Município e conta sobre sua satisfação em atuar na área da Educação: “Minha motivação são as crianças. Se eu pensar nas minhas responsabilidades, na confiança que em mim é depositada, e no salário que eu ganho, referente a isso, não vai pra frente. Mas o retorno que as crianças me oferecem, o carinho, a aprendizagem mútua, vai além de tudo.”
O intuito do seminário é mudar e inovar o cenário dos que têm como paixão a sua profissão. Está em debate o planejamento educacional, a inovação dentro da sala de aula, casos de escolas bem avaliadas,
entre outros desafios do dia a dia que serão apresentados para aqueles que estão na linha de frente da educação, os Dirigentes.
0 comentários:
Postar um comentário