4 de nov. de 2013

ENEM 2013 é realizado com recorde de participantes

Estudantes fazem balanço sobre a organização
Por: Leonardo da Costa
ENEM 2013 registra recorde de participantes.
Foto: Banco de Imagens

No último final de semana (26 e 27) aconteceu em todo o Brasil, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Com mais de 7,1 milhões de escritos, nesse ano o exame bateu o recorde de participantes desde que foi lançado pelo Governo Federal em 1998.

Porém, mesmo sendo realizada a mais de dez anos, a cada nova prova aumenta-se as reclamações quanto a organização. Nesta última edição, candidatos usaram as redes sociais para mostrar a sua indignação sobre um suposto vazamento de um dos gabaritos da prova. Entretanto o MEC (Ministério da Educação e Cultura), agiu rápido e na ocasião negou qualquer tipo de vazamento.

Para Marcela Lima, estudante do ensino médio, a desorganização do ENEM acaba desmotivando os candidatos. Marcela ainda lembra que é importante uma organização para assim recuperar o prestígio junto aos candidatos. “É fundamental que o MEC, o Governo, ou seja, quem organiza o ENEM, tome consciência que nós nos preparamos durante meses, estudando dia a dia para fazer uma boa prova. Eles tem que analisar que nós fazemos a prova não por escolha mais sim porque temos a vontade de entrar na universidade”, desabafa Marcela Lima.

Na edição desse ano, por meio do Guia de Redação do Enem 2013, o MEC declarou maior rigidez na organização das provas. Essa medida busca evitar gracinha como hinos de times e receitas de macarrão que eram usadas com frequência por alguns participantes durante as redações. Esse ano Leonardo Ramos, estudante do terceiro ano do ensino médio fez a prova, com o objetivo de ingressar na universidade. Segundo ele, mesmo não realizando a prova no ano passado, achou o exame organizado em todos os sentidos. “Sinceramente, eu achei a prova bem estruturada. Também não vi nem uma reclamação de outros estudantes durante a realização”, comenta Ramos.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification