Projeto de matemático vai utilizar programa de smartphones para alfabetização de jovens e adultos
Por Vasco Guimarães
O Programa de Alfabetização na Língua Materna (PALMA) foi criado pelo matemático José Luiz Poli em abril de 2011, em Campinas. Funciona pela combinação de sons, letras e imagens nos celulares e está sendo testado pelas prefeituras municipais de Campinas, Itatiba e Pirassununga.
A ideia surgiu ao notar que as pessoas sabem usar celulares.“Percebi que pessoas analfabetas podem usar os números para fazer e receber ligações. Se criasse um método que combinasse letra e número, poderiam aprender”, comenta Poli.
Smatphones utilizados pelo PALMA Por Bianca Castilho |
Os dez alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Clotilde Barraquet von Zuben, em Campinas, aprovaram o método. Ao passarem por uma prova presencial com o uso do celular, no fim do ano, eles ganham o aparelho, dependendo do resultado.
O PALMA será testado até o fim do ano e ampliado para outras cidades. Os alunos do programa devem aumentar para 88, devido ao reconhecimento pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
A professora de educação especial da Escola Municipal de Educação Especial (EMEE) Anne Sullivan de São Paulo e professora/orientadora de apoio à inclusão no Centro de Apoio à Inclusão Social (CAIS) em Diadema, Andréa Franciulli, achou o projeto bem feito. Acredita que possa ser utilizado por alunos com necessidades educacionais especiais, mas para tanto necessitaria de adaptações, como conectar o aparelho a um teclado Bluetooth em braile, e uma conversão do programa para uma linguagem que alunos cegos possam traduzir. Para alunos com mobilidade reduzida, podem-se utilizar aparelhos ativados pela voz. Franciulli crê que este seja o próximo passo para a sua utilização.
A coordenadora pedagógica da EMEF Olavo Fontoura, Raquel Abdo, diz que, para a alfabetização, além do processo visual utilizado no PALMA, é necessário o ato motor da escrita (cinestesia), e a mediação do professor é fundamental durante todo esse processo.Apresentação do Projeto Palma
0 comentários:
Postar um comentário