A melhora de qualidade de vida e a busca pelo organismo saudável são as principais motivações para a prática de esportes
Por Audrey Pujol
Alimentos saudáveis auxiliam no condicionamento físico. Foto: Banco de imagens. |
É cada vez mais comum observarmos o crescimento de idosos praticando atividades físicas em locais públicos. Esse aumento se deve a algumas características importantes como o avanço da medicina e os cuidados preventivos com exercícios e alimentação saudável. De acordo com o personal trainer, Ricardo Augusto, “A atividade física realizada pelos idosos está associada ao aumento de alegria, da autoeficácia, do autoconceito, da autoestima, da imagem corporal e da qualidade de vida”.
Hidroginástica ajuda a revitalizar os músculos. Foto: Banco de Imagens. |
O trabalho deve ser feito em conjunto com o médico e o profissional de Educação Física, respeitando o limite físico de cada pessoa, ou seja, considerando que nem sempre a atividade do outro é melhor para todos. Por isso, o histórico médico de patologias é fundamental para um bom desenvolvimento das atividades. Deve-se sempre comunicar aos profissionais os casos de problemas articulares, diabetes, labirintites, hipertensão e problemas físicos em geral para que a atividade mais adequada seja indicada.
A prática de esportes pode trazer satisfação e reconhecimento. Foto: Banco de Imagens. |
A aposentada Terezinha Moraes, adepta de atividades físicas, conta que decidiu praticar esportes por lazer: “Gosto de esportes, inclusive participei de campeonatos de basquete pelo Frederachi há muitos anos atrás”.
0 comentários:
Postar um comentário