18 de mar. de 2013

Ex-aluno conta sobre suas experiências acadêmicas e profissionais


Por: João Pontaltti


Eu escolhi fazer jornalismo após juntar várias vontades: na escola sempre gostei muito das disciplinas de Língua Portuguesa e História, e em casa era só ligar a televisão que eu me divertia. Sempre fui apaixonado por televisão. Decidi assim, juntar todos os gostos e entrei para o curso de Jornalismo em 2009.

Minha vida acadêmica foi muito bem aproveitada e fiz jus ao pagamento das mensalidades. Me dediquei ao máximo, fiz amizades com colegas e criei grandes vínculos com professores.

A vida “acadêmica-séria” começou mesmo após o segundo ano na universidade, quando entrou de vez com o jornalismo. Neste ano tive a certeza de que era a profissão certa para mim, ainda mais depois das aulas animadoras e incentivadoras das professoras Flávia Serralvo e Regina Tavares, que realmente fizeram a diferença na minha graduação.

No terceiro ano do curso entrei para a monitoria da disciplina de Técnicas de TV, auxiliando o coordenador do curso, que lecionava a disciplina. 

No mesmo semestre criei a Agência Hipertexto, com a ideia de uma colega da sala, Adriana Nascimento. A agência de notícias online foi nosso projeto interdisciplinar, com a orientação da professora Flávia. A agência começou a ganhar muitos leitores e eu fiquei cheio de orgulho!

As atividades jornalísticas que realizei durante o curso fizeram a diferença para minha atuação no mercado de trabalho, por isso que apoio sim, a obrigação do diploma para o trabalho jornalístico. É claro que cada um faz o seu futuro.

No ano seguinte (o último ano) continuei minha monitoria com o professor Bruno Tavares, outro mestre incentivador e logo depois com a Regina Tavares (foi top). Com a monitoria do último ano consegui ganhar mais experiência em TV e conhecer mais minhas habilidades.

Foi o ano de TC. Muito suado, orientação excelente da professora Regina, gastos, correria, gravação de externas, gravação do programa sobre esporte radical, resultado com nota 10.

Durante a graduação estagiei em comunicação corporativa na maior fábrica de vidros do mundo, Owens Illinois. Descobri que não é uma área que me atrai, porém fez um grande sentido na minha vida e foi extremamente importante eu ter passado pela experiência.

Também estagiei no Grupo USAC do Brasil, que é onde estou hoje como jornalista. A empresa possui uma revista mensal, um site de notícias e web TV do seguimento automotivo. É muito bom trabalhar na empresa. Escrevo matérias para a revista USAC News sobre o mundo automotivo. Desenvolvo notícias atualizadas do seguimento para o site. Realizo test drive em veículos de lançamentos e escrevo sobre eles. Aqui tenho também a oportunidade de trabalhar com TV, que é o que mais me identifico dentro da área. Faço reportagens, vídeos, gravações e roteiros. Aliás, toda sexta-feira acontece um programa ao vivo (assistam) no portal Carros e Acessórios comigo e mais dois jornalistas. http://carroseacessorios.com.br.

Sou apaixonado por jornalismo e realmente “é a melhor profissão do mundo” como dizem alguns professores!

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification