26 de mar. de 2013

Mulheres ascendem na prática do futsal feminino


As mulheres estão ganhando cada vez mais evidência em práticas esportivas antes consideradas estritamente masculinas
Por: Drielly Santana
Atletas da Seleção Feminina de Futsal de Carapicuíba.
Foto: Drielly Sanatana
A ascensão feminina em várias modalidades esportivas está cada vez mais notória. Muitos esportes considerados historicamente masculinos estão sendo dominados pelas mulheres. O futsal feminino é um deles. Aqui no Brasil, o esporte fica cada vez mais popular, e cada vez mais mulheres se interessam pela prática dessa atividade.

Poucos anos atrás, o futsal era considerado um esporte que só podia ser praticado por homens. Mas como em todos os campos, esse foi mais um em que as mulheres, foram ganhando espaço, e hoje já conseguem ter um reconhecimento como profissionais.

Atual técnico da seleção feminina de Carapicuíba, Antônio Lessa,
e a atleta Leide Laura. Foto: Drielly Santana
O técnico da seleção feminina da cidade de Carapicuíba, Antônio Lessa, fala sobre o desafio de estar à frente dessa empreitada “Eu nunca havia treinado um time feminino antes, é um desafio novo para mim, e para elas também. Eu já tenho meu jeito com a seleção masculina que eu treino há anos, que elas já conhecem. Conheço muitas delas, e elas conhecem o meu trabalho. Elas sabem que eu nunca entro em uma competição para perder. Estou aqui para ensinar e aprender com elas”.

Quanto aos principais desafios que enfrentará, o técnico que é conhecido pelas atletas como Tonhão confessa que terá de aprender a ter um pouco mais de tato para lidar com as meninas, “tenho que sentir qual será a melhor maneira de trabalhar com elas, para que eu possa acompanhar o ritmo delas, e elas o meu ritmo de trabalho”.

“Ainda há certa dificuldade quanto ao reconhecimento do esporte, mas está sendo quebrada a medida que as meninas ganham seu espaço. Agora elas são as minhas meninas, e eu vou lutar por elas”, completou o treinador.

A atleta Leide Laura, que participou do primeiro time de futsal feminino a ser campeão dos jogos Regionais - que é uma competição entre cidades - diz  "na época em que eu comecei ainda havia muita descriminação, até por parte dos pais das meninas que queriam praticar o esporte. Cada geração foi ganhando seu espaço aos poucos, e hoje em dia estamos conseguindo chamar a atenção dos verdadeiros amantes do esporte”.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification