Apesar do constante crescimento do mercado de livros digitais, a paixão dos brasileiros ainda são os livros impressos.Por: Mayara Almeida
Nos últimos meses, a empresa Amazon anunciou que, atualmente, vende mais livros eletrônicos para dispositivos digitais do que livros tradicionais. De acordo com a pesquisa realizada em 2011 pela Association Of American Publishers nos EUA, as vendas dos chamados “ebooks” passaram a responder por 15% do mercado neste ano, superando, pela primeira vez, as vendas dos livros de capa dura na categoria ficção para adultos.
Com praticidade, os ebooks vêm ganhando popularidade nos últimos anos e estão cada vez mais acessíveis no mercado. A principal vantagem é a portabilidade, já que podem ser lidos em equipamentos eletrônicos como smartphones, iPods e tablets, além da facilidade em adquirir diversas obras mundiais disponíveis para compra pela internet a qualquer momento por um preço até 50% menor que um livro impresso.
Apesar de todas as vantagens que os ebooks oferecem, no Brasil, os preferidos ainda são os livros convencionais. Um novo estudo feito pelo “Retratos da Leitura no Brasil” mostrou que apenas 5% dos brasileiros leem os ebooks. Entre os títulos lançados no Brasil em 2011, apenas 9% representam os livros digitais. De acordo com o estudante de 17 anos, Ariel Cristian “Em tempos que a facilidade e rapidez tornam-se imprescindíveis para a realização de funções tanto profissionais quanto em relação ao lazer próprio, os livros digitais parecem ser a melhor opção para o dia-a-dia, mas não acredito que os ebooks irão substituir os livros impressos. Sou adepto à leitura e minha preferência continua sendo os livros convencionais”. Ainda segundo Ariel, “A sensação de ter o livro em mãos, por mais que pareça uma coisa rústica, renova a minha vontade de ler”.
Investindo nas vendas dos livros digitais pela internet desde 2010, a Livraria Saraiva hoje conta com um dos maiores acervos de ebooks. Segundo Luciano Mendes, atendente de uma das filias da livraria, a procura pelas obras em formato digital vem crescendo devagar no Brasil. Apesar da preferência ainda ser os livros impressos, os digitais já dominaram a classe A e B que hoje, representam 53% dos leitores dessa tecnologia.
0 comentários:
Postar um comentário