29 de mar. de 2013

Start-up é nova aposta do setor empresarial no Brasil


Modelo de negócios desperta o interesse de novos empresários e se consolida no mercado atual
Por: Cristian Drovas
2 mil novas empresas foram criadas em 2011,
três vezes mais que 2009. Foto: Banco de Imagens
Baseadas em tecnologia, Startups são empresas novas que buscam desenvolver um modelo de negócios escalável e com capacidade de replicação.  

O negócio das startups, embora apresente grandes riscos, atraem muitos empresários para o segmentocomo ressalta Daniel Sonna (24), diretor de Marketing da agência Sonna Creative.

“Startups possuem operacional limitado e não exigem altos valores de investimento, conseguindo evoluir apenas com uma equipe enxuta de marketing e desenvolvimento; resumindo, as startups exigem um baixo investimento para operação e possuem grande potencial de crescimento rápido.” 

Um dos maiores desafios para Startups é atrair capital para tirar a ideia do papel. Os chamados
Edital foi lançado no Congresso Global
de Empreendedorismo, Rio de Janeiro.
Foto: Banco de Imagens
“investidores anjo” são, normalmente, empresários, executivos ou órgãos governamentais com recursos para investir em novas empresas, buscando parte do retorno financeiro. Uma das ferramentas disponíveis para empreendedores  conhecerem investidores e apresentarem suas ideias é o site anjos do Brasil (http://www.anjosdobrasil.net/), organização sem fins lucrativos que busca agregar todas as informações disponíveis da área.

 “Não existe a fórmula para o sucesso de uma ideia, mas acredito que as pessoas pensam em grandes projetos complexos, e muitas vezes o sucesso está no óbvio, bem a nossa frente” afirma Sonna.  “A estrutura para qualquer ideia de negócio é o planejamento (...), o empreendedor deve pesquisar e projetar, para definir o momento certo de atacar o mercado” finaliza.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp lançou no último dia do Congresso Global de Empreendedorismo o edital do programa “Start Up Brasil”, que escolherá cem empresas novas para apoiar durante um período de seis meses a um ano. No Brasil, já existem 10 mil negócios desse tipo, com previsão que esse número dobre em dois anos.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification