29 de abr. de 2011

MASP oferece um “mergulho” no universo das suas obras

Curso proporciona a possibilidade de análise em vários aspectos das obras do acervo do museu

Por Vasco Guimarães

O MASP (Museu de Arte Moderna de São Paulo), que fica no coração da avenida Paulista, é proprietário de um importante acervo, com obras como ''O lavrador de café'', de Candido Portinari, e ''Retrato de Suzanne Bloch'', de Pablo Picasso. Os retratos das filhas de Luiz XV, pintados por Nattier, as “Alegorias das Quatro Estações”, de Delacroix e as pinturas
de Renoir, Monet, Manet, Cézanne, Toulouse-Lautrec e também as de Van Gogh, Gauguin e Modigliani fazem parte da coleção que está disponível para apreciadores das artes.
Agora o MASP propicia aos admiradores das belas artes outra opção, desta vez, uma imersão no universo dos artistas que compõem o acervo do museu. Um curso oferecido gratuitamente dá a possibilidade de uma imersão em algum dos quadros da coleção do MASP.
Um quadro é escolhido, e tudo o que é relacionado a ele é estudado: o artista, o período, a localidade onde a obra foi criada, gerando uma reprodução acadêmica da obra. O ouvidor do Governo de SP, Getúlio César de Paula, fez o curso e achou uma experiência maravilhosa e que possibilita um aprofundamento no universo da obra analisada. Fábio Leonardo, ainda não fez o curso, mas disse que com certeza irá fazer, pois sempre admirou a coleção do MASP.
Raquel Abdo, coordenadora educacional e professora de artes plásticas, disse que adorou a iniciativa do MASP e que essa proposta propicia aos jovens vivenciar a experiência de “estar na pele do artista” e entender melhor as obras.
O ingresso para visitar o acervo custa R$15,00 no valor inteiro. Para estudantes, professores e aposentados com comprovantes, o valor é R$ 7,00. Menores de 10 e maiores de 60 anos não pagam. Às terças-feiras, a entrada é gratuita para o público em geral. O MASP fica na Avenida Paulista, 1578, próximo à estação do metrô Trianon-MASP. O telefone é (11) 3251-5644.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification