Mostra traz o universo aquoso e permite interação nos quatro andares de instalações na Oca
Por Vasco Guimarães
A exposição “Água na Oca”, que acontece no Ibirapuera, de 26 de novembro de 2010 até 8 de maio de 2011, deixa o prédio cheio de água, mas não por causa de qualquer inundação. A mostra é baseada na versão americana "Water: H2O=Life", apresentada em 2007, no prédio no Central Park West, em Nova York, e no Brasil é organizado pelo Instituto Sangari em parceria com o Museu de História Natural de Nova York. De forma inteligente, consegue unir arte, ciência, tecnologia e informação, explicam Alexandra Santos e Daniela Rigotto, assessoras de imprensa da mostra.
Os quatro andares que compõem a exposição estão repletos de obras que remetem a essa temática. No andar principal, pode-se ter uma ideia de como a humanidade migrou pelo planeta através da água e salienta a importância dela para a manutenção da vida.
Várias peças estão expostas, ora com enfoque artístico, ora científico, permitindo ao visitante interagir com as obras e se divertir aprendendo. São exatamente estas as obras que mais fazem sucesso na exposição, as que permitem a interação, fazendo adultos se sentirem crianças novamente e se divertirem muito.
Fábio de Riggi, escritor da revista “Sibila”, encantou-se com as várias peças que simulam a sensação de se estar na água, despertando uma lembrança inconsciente primordial. “É algo como uma lembrança do útero”, comenta.
No andar inferior, encontram-se as obras mais interativas, em que a água ganha formas e cores diferentes e a tecnologia simula o meio aquoso. Um barraco em tamanho real reproduz a sensação de se estar no meio de um temporal, mas o que mais se destaca é a instalação localizada no último andar. O teto da Oca foi transformado numa imensa tela, onde, deitado em colchões de água, o visitante tem a impressão de estar submerso. “Você fica rodeado de criaturas marinhas, algo extremamente relaxante e envolvente”, afirma a professora Cristiane Rodrigues Xavier.
Quem visitar a exposição precisa estar preparado para se molhar e certamente irá aprender uma coisa ou outra sobre o maior recurso natural do nosso planeta, que é composto em grande parte de água.
A exposição Água na Oca acontece até o dia 8 de maio de 2011
no Pavilhão Lucas Nogueira Garcez, que fica na Avenida Pedro Álvares Cabral, S/N – Portão 03, Parque Ibirapuera, São Paulo.
no Pavilhão Lucas Nogueira Garcez, que fica na Avenida Pedro Álvares Cabral, S/N – Portão 03, Parque Ibirapuera, São Paulo.
Os ingressos custam R$ 20,00 a inteira, e estudantes e professores com comprovantes pagam meia-entrada. Menores de 7 e maiores de 60 anos com documento não pagam, aposentados e portadores de deficiência pagam meia-entrada. No último domingo de cada mês, a entrada é gratuita para todos os visitantes.
0 comentários:
Postar um comentário