29 de nov. de 2011

Museu em São Paulo mostra momentos históricos da maior paixão nacional

Localizado no estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol atrai a atenção de pessoas comuns e torcedores

Por Bruno Dionisio, Danilo Cardoso e Laís Carvalho

Desde sua inauguração no ano de 2008, o Museu do Futebol vem chamando a atenção de torcedores e de pessoas que não são muito chegadas ao esporte.
Corredor em 3D mostra a história do futebol
Foto: Assessoria do Museu

Por meio de fotos, pertences de jogadores e narrações de grandes locutores, o espaço conta a história do futebol no nosso país e como ele transformou o nosso modo de viver.

“É uma experiência nova e abrangente”, analisa o instrutor Paulo Carvalho, do projeto Jogos da Cidade, comandado pela subprefeitura do Campo Limpo. Segundo Carvalho, o Museu chama a atenção dos visitantes por ser um projeto visionário, que se utiliza de materiais sustentáveis e vídeos ilustrativos para falar por que o futebol é tão querido pelos brasileiros.

A professora de Educação Física Elizabeth Ruiz afirma que o espaço é bem distribuído e criativo, porém sentiu falta de instrutores para organizar os visitantes em pequenos grupos. 

Atualmente, o espaço recebe em média 1. 500 pessoas por dia, e no mês de abril desse ano ultrapassou a marca de 1 milhão de visitantes em 2 anos e 6 meses de funcionamento. Esse número expressivo motiva a todos, inclusive os funcionários do Museu. “É uma experiência fascinante. O futebol, como jogo, é um dos nossos assuntos diários, mas também é uma ‘desculpa’ para aprendermos sobre assuntos tão diversos quanto arquitetura e sociologia, por exemplo”, relata Eduardo Lemos, assistente de comunicação do local.

Painel ilustrativo dos jogadores
Foto: Assessoria do Museu
Além dos objetos permanentes, o Museu também realiza exposições temporárias de grande repercussão. “O objetivo é aprofundar alguns temas que estão na exposição de longa duração, como foi o caso da exposição ‘Copas do Mundo de A a Z’, em 2010, ou de abordar assuntos que não são apresentados em nenhuma de nossas salas, caso de ‘Olhar com Outro Olhar’, nossa última exposição, que tratava do futebol de 5 esporte praticado por cegos”, diz Lemos.

O Museu do Futebol não é dedicado apenas aos torcedores do esporte, ele é aberto a todos os públicos, inclusive para aqueles que gostam de história, que têm curiosidade em saber como as transformações sociais e culturais mudaram o nosso país nesse novo século. “O Museu, portanto, fala para todos os públicos. Aqueles que gostam do esporte vão descobrir histórias incríveis e se emocionar com as instalações, e, para os que não são fãs de futebol, terão a oportunidade de conhecer mais sobre o Brasil, seu povo e seus costumes e entender por que o futebol está tão impresso no dia a dia dos brasileiros”, completa Lemos. 


Entrada do estádio Paulo Machado de Carvalho
Foto: Assessoria do Museu


Museu do Futebol
Estádio do Pacaembu
Funcionamento: de a terça a domingo, das 9 às 17 horas.

Telefone: 0xx11 - 3664-3848

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification