30 de nov. de 2011

Obras seguem com atraso, mas construtora garante um novo prazo

Complexo alvinegro que será palco de abertura da Copa, traz oportunidades de emprego para moradores da região
    
Por Adriana Nascimento e Juliana Veloso

Obras do estádio
Foto: Juliana Veloso
Após inúmeros processos burocráticos junto a prefeitura e ao próprio clube, o Fielzão, futuro estádio do Corinthians teve suas obras iniciadas no fim do mês de maio deste ano. Uma equipe com cerca de 500 trabalhadores esta se empenhando para que o complexo seja concluido dentro do prazo divulgado pela construtora. A nova previsão para o fim da obra do estádio de Itaquera é para Fevereiro de 2014.

O sonho alvinegro de sediar a abertura da Copa de 2014 demonstra ser uma preocupação, pois até o momento cerca de 13% da obra foi concluida, bem menos quando comparada com as obras das Olímpiadas de 2016.

“Quando o assunto é infraestrutura o país deixa a desejar"
Foto: Juliana Veloso
Outro aspecto que também vem causando preocupações para a FIFA devido ao atraso, são os aeroportos. Nove de oito que estão dentro do cronograma para o Mundial de 2014 terão suas obras iniciadas somente a partir de 2012. “Quando o assunto é infraestrutura o país deixa a desejar. Não estamos prontos ainda, mas espero que até o mundial isso mude”, declara Ricardo Chialastre, 67 anos, conselheiro vitalício do Corinthians. “A prefeitura atual cedeu alguns impostos para a zona leste justamente com o intuito de incentivar a obra e beneficiar os moradores da região”, afirma Chialastre, referindo-se ao incentivo fiscal de cerca de R$420 milhões que a atual prefeitura concedeu para as obras do complexo.

Morador do bairro de Itaquera, o garoto Pedro Salomão, 15 anos, tem uma visão privilegiada do futuro estádio. Desde então, o jovem decidiu acompanhar o andamento das obras através de um blog, que transmiti ao vivo cada etapa concluida.O menino tem plena convicção  de que o complexo estará pronto para a abertura do evento.

Obras oferecerão novos empregos
Foto: Juliana Veloso
Sucesso entre os torcedores, o blog já chegou a ter 70 mil acessos num único dia e desperta interesse de pessoas não só do Brasil, mas de todo o mundo. César Carlos Souza, amigo de Pedro com conhecimento de internet é quem ajudou o garoto a colocar em prática sua ideia. “Tenho parentes em outros estados, quando começamos a filmar a obra eles mal podiam acreditar”, revela o jovem.
    
Em contato com a construtora Odebrecht, a mesma não se pronunciou a respeito do atraso, mas emitiu com uma nota que informa dados atualizados sobre a obra e também a respeito do Programa Acreditar, que foi desenvolvido pela construtora com o intuito de qualificar mão de obra para a construção na Zona leste.

No dia 17 de outubro as aulas do programa foram iniciadas, aonde participam 20 alunos do curso de ajudante de produção para a construção civil e 16 do curso de carpintaria, ministradas por professores do Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem da Indústria/Itaquera.  O programa é realizado em parceria com a Prefeitura de São Paulo, tendo em vista o aproveitamento dos formandos nas obras do novo estádio do Corinthians, preferencialmente.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification