1 de fev. de 2011

Cultura




13/08/2011
Casa do Tatuapé promove cultura, história e informação

Patrimônios históricos fazem parte da cultura.
Foto: Banco de dados.
A Casa do Tatuapé, uma construção que faz parte do projeto “Museu da Cidade de São Paulo”, é um local de cultura aberto ao público desde 1981. Além de ser um patrimônio histórico da cidade, é também uma casa que realiza exposições e atividades sócio–culturais. Recomenda-se a visitação aos finais de semana, pois somente nesses dias há monitoria especializada no local. A casa do Tatuapé funciona na rua: Gabijú, 49 - Tatuapé, o telefone para maiores informações é (11) 2296-4330, aberta de terça a domingo, das 9h às 17h, a entrada é gratuita.

Fontes:
www.museudacidade.sp.gov.br, www.qype.com.br e www.guiatatuape.com.br


21/05/2011

Minissérie do Batman mostra história ligada ao premiado game do Homem-Morcego

Minissérie em quatro episódios baseada no game premiado é lançada nos EUA para conectar os dois jogos durante o intervalo de tempo entre seus lançamentos. Escrita por Paul Dini, o roteirista dos desenhos animados do Homem-Morcego mostra uma história que se passa seis meses depois do fim de Batman: Asilo Arkham. O Coringa está morrendo devido ao efeito colateral do veneno (estimulante usado por Bane para estimular força sobre humana) que ele consumiu; o diretor da prisão, Quincy Sharp, tornou-se o prefeito de Gotham City, tendo seus atos controlados por Hugo Strange, psiquiatra obcecado por Batman que resolve destruí-lo. Em decorrência dos planos de Strange para controlar Gotham, a cidade é cercada por uma muralha para servir como uma nova prisão de segurança máxima. Ele cria Arkham City. O próximo jogo do Cavaleiro das Trevas se inicia a partir desses acontecimentos. O jogo Batman: Arkham City será lançado em 18 de outubro para PCs, PlayStation 3 e Xbox 360.

Fontes: Omelete e TFAW


13/05/2011           
Ashton Kutcher vai substituir Charlie Sheen em Two and a Half Men

Ashton Kutcher, marido de Demmi Moore, foi contratado para substituir Charlie Sheen na sitcom estadunidense Two and a Half Men. O próprio Kutcher twittou a respeito em sua página: "Qual é a raiz quadrada de 6.25?" A resposta, 2 1/2 (que, em inglês, é lido como two and a half). O produtor do programa, Chuck Lorre, que não suportava mais a ideia de trabalhar com Sheen, comentou que irá introduzir o personagem de Kutcher de uma forma bastante satisfatória para a rede, o estúdio e os fãs. Agora Jon Cryer e Angus T. Jones vão receber Kutcher possivelmente como um filho “perdido” de Charlie, personagem mulherengo de Sheen.

Fontes: Omelete e Warner Studios



12/05/2011
Estreia Priest, filme baseado em quadrinhos homônimos

Estreia nos cinemas o filme Priest (Padre), com Paul Bettany, o faroeste vampírico futurista livremente baseado na HQ sul-coreana de Hyung Min-Woo. Disposto a enfrentar criaturas demoníacas e os vampiros para resgatar sua sobrinha sequestrada, um padre (Bettany) põe em risco sua batina e segue em busca de seu objetivo. A Igreja passa a persegui-lo por ser totalmente contra essa ideia. Uma batalha se inicia porque o seu alvo também está a sua procura. O filme, que tem roteiro de Cory Goodman e direção de Scott Stewart, estreia na sexta, 13 de maio, em grande circuito, em cópias tradicionais e em 3D.

Fonte: Omelete


02/05/2011
Cena extra no final de “Thor” mostra um pouco do que está por vir

O filme “Thor”, dirigido por Kenneth Branagh e estrelado por Chris Hemsworth, que estreiou no último dia 29 de abril, inicia nesta temporada a safra de heróis inéditos nas telas de cinema. Neste ano, ainda virão “Lanterna Verde” e “Capitão América”. Várias pistas estão escondidas nas cenas dos filmes da Marvel, como já pôde ser visto em “Homem de Ferro” 1 e 2 (o escudo do Capitão América e até o próprio Thor). Em “Thor” não é diferente – no decorrer do filme, são apresentadas várias pistas (easter eggs) dos filmes que ainda estão por vir. Mas a mais importante vem depois do final do filme. Após os créditos, há uma cena extra muito importante, ligando os heróis deste e de outros filmes ao filme dos Vingadores, que estreará em 2012. Depois de conferir “Thor” e “Capitão América”, resta esperar para o primeiro filme de uma equipe de heróis com revista própria, os Vingadores.


29/04/2011
MASP oferece um “mergulho” no universo das suas obras

Curso proporciona a possibilidade de análise em vários aspectos das obras do acervo do museu

Por Vasco Guimarães

O MASP (Museu de Arte Moderna de São Paulo), que fica no coração da avenida Paulista, é proprietário de um importante acervo, com obras como ''O lavrador de café'', de Candido Portinari, e ''Retrato de Suzanne Bloch'', de Pablo Picasso. Os retratos das filhas de Luiz XV, pintados por Nattier, as “Alegorias das Quatro Estações”, de Delacroix e as pinturas de Renoir, Monet, Manet, Cézanne, Toulouse-Lautrec e também as de Van Gogh, Gauguin e Modigliani fazem parte da coleção que está disponível para apreciadores das artes.

Coleção disponível para apreciadores de Arte
(Imagem Freestock)

Agora o MASP propicia aos admiradores das belas artes outra opção, desta vez, uma imersão no universo dos artistas que compõem o acervo do museu. Um curso oferecido gratuitamente dá a possibilidade de uma imersão em algum dos quadros da coleção do MASP.

Um quadro é escolhido, e tudo o que é relacionado a ele é estudado: o artista, o período, a localidade onde a obra foi criada, gerando uma reprodução acadêmica da obra. O ouvidor do Governo de SP, Getúlio César de Paula, fez o curso e achou uma experiência maravilhosa e que possibilita um aprofundamento no universo da obra analisada. Fábio Leonardo, ainda não fez o curso, mas disse que com certeza irá fazer, pois sempre admirou a coleção do MASP.

Raquel Abdo, coordenadora educacional e professora de artes plásticas, disse que adorou a iniciativa do MASP e que essa proposta propicia aos jovens vivenciar a experiência de “estar na pele do artista” e entender melhor as obras.

O ingresso para visitar o acervo custa R$15,00 no valor inteiro. Para estudantes, professores e aposentados com comprovantes, o valor é R$ 7,00. Menores de 10 e maiores de 60 anos não pagam. Às terças-feiras, a entrada é gratuita para o público em geral. O MASP fica na Avenida Paulista, 1578, próximo à estação do metrô Trianon-MASP. O telefone é (11) 3251-5644.



26/04/2011
“Mapa Cultural” vai disseminar e promover eventos culturais no Estado de São Paulo

A Secretaria Municipal de Cultura lançou no dia 19 de abril o “Mapa Cultural”, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura.  O projeto tem como objetivo identificar, valorizar e promover o intercâmbio da produção cultural no Estado de São Paulo e estimular a participação dos municípios em atividades culturais.  Na última edição, foram 5.200 artistas de 224 cidades, que fizeram 160 apresentações em todo o Estado. Nesta edição, o “Mapa Cultural Paulista” contemplará sete expressões artísticas: artes visuais, que compreende as expressões de artes plásticas; desenho de humor e fotografia; vídeo; canto coral; música instrumental; literatura, que compreende as expressões de conto, poema e crônica; dança e teatro.

26/04/2011
Imagens do protótipo do iPhone 5 vazam na internet

O iphone 5 ainda nem foi lançado e já está gerando curiosidade e alvoroço. Caíram na internet imagens da suposta nova versão do famoso telefone da Apple. Nas duas fotos, é possível ver um modelo mais fino e com uma tela maior. As laterais são mais arredondadas, lembrando os modelos antigos do aparelho. Ainda é possível ver o suposto novo sensor de proximidade. Segundo informações, as imagens podem ser de um dos protótipos que foram enviados para desenvolvedores de games criarem aplicativos para o novo aparelho. De acordo com a Reuters, o iPhone 5 deve chegar ao mercado em setembro, com a produção iniciada em julho ou agosto. A próxima geração terá um processador mais rápido, como o do iPad 2, além de tela mais larga e câmera de 8 megapixels.


28/03/2011

“Risadaria” reúne humoristas de diversos segmentos em São Paulo

A segunda edição do evento trouxe o tema: “A Maior Fábrica de Risadas de Todos os Tempos”

Por Rafael Biazão e Eliene Santana

Evento reúne os melhores humoristas da atualidade
(Divulgação)

O “Risadaria”, maior evento de humor da América Latina, foi realizada no Pavilhão do Parque do Ibirapuera entre os dias 24 e 27 de março. Entre as atrações estiveram as exposições de humor na televisão, no rádio, no grafite, na fotografia, na internet, humor gráfico, humorteca, risadoc, doutores da alegria, entre outras.

“O ‘Risadaria’ é um para-raio de comédia, tem muita coisa acontecendo ao mesmo tempo e no mesmo lugar. São mais de 100 shows ao vivo, então, a gente tem artistas e comediantes de todos os estilos. Do stand-up comedy ao palhaço, passando por mímico, imitador, contador de piada”, explica o humorista Paulo Bonfá, idealizador do evento.

Comediantes como Marcelo Tas, Diogo Portugal, Wellington Nogueira, Marcelo Madureira e Caco Galhardo também fizeram parte da organização dessa edição do evento. Sobre a estrutura, Diogo Portugal declara: “Está maior, está melhor e tem mais atividades, mais opções para a galera. Ano passado já era legal, acho que esse ano está mais legal ainda”. E complementa: “Eu acho que a tendência é sempre crescer”.

Uma das novidades nesta edição foi a casa de vidro, onde os humoristas participantes do 1º Campeonato Brasileiro de Stand-up Comedy ficavam isolados durante todo o evento e saíam apenas para fazer as apresentações. Houve também a sessão “Homenagem a Jô Soares” e ainda a “Para-Risadaria”. Bonfá explica: “Geraldo Magela, que é cego, é o mestre de cerimônias. Nós temos um cadeirante, um manco, um amputado, um com paralisia cerebral, enfim, é uma ‘Para-Risadaria’, gente que brinca com seus próprios problemas”.

O estudante Hygor Andrade Guerreiro Peres visitou o evento pela primeira vez e declara: “O“Risadaria” está sendo muito dinâmico, porque as pessoas daqui têm o propósito de fazerem as outras rirem, esquecerem das tristezas, dos problemas e, para mim, isso tem sido muito gratificante”.



18/04/2011
Cultura aqui, cultura acolá, cultura por todo lugar

A 7º edição da “Virada Cultural”, em suas 24 horas de programação, contou com mais de mil atrações

Por Rafael Biazão

No último final de semana (16 e 17 de abril) ocorreu a 7ª edição da “Virada Cultural”. Realizado pela Secretaria Municipal de São Paulo em parceria com o SESC e a Secretaria de Estado da Cultura, o evento contou com mais de mil atrações nacionais e internacionais, e, segundo divulgação da organização, o público foi de 4,5 milhões, batendo o recorde do ano passado, que era de 4 milhões.
A cada ano mais pessoas participam da Virada
(Divulgação site Virada Cultural)

A grande novidade desta edição esteve no Viaduto do Chá, onde foi montado o palco de apresentações de stand-up comedy, que contou com apresentações dos humoristas Rafinha Bastos, Danilo Gentili, Marcelo Mansfield, Marcos Veras, entre outros.

O jornalista Fábio Serrato esteve no show da Rita Lee, que abriu o evento, e comenta: “Os policiais não conseguiram impedir a venda de cerveja nem o alto consumo de maconha. É o grande problema da fiscalização no país”. Apesar disso, a organização da “Virada” declara ter apreendido cerca de 28 toneladas de bebidas alcoólicas.

A Guarda Civil Metropolitana afirma ter atendido apenas 29 ocorrências, mas muitas pessoas se queixaram de furtos e brigas. "No período de uma hora, três celulares e uma carteira foram furtadas”, revela a estudante de psicologia Viviane Santos, que foi ao show Beatles 4ever.

O estudante de jornalismo Danilo Karasek aponta um lado positivo do evento: "Já tive a oportunidade de acompanhar outras duas edições da “Virada Cultural”. Esse ano se destacou por ter muito mais diversidade nas apresentações".Essa foi uma oportunidade para a população desfrutar de diversas atrações culturais gratuitas na capital de São Paulo, como cinema, teatro, shows musicais, apresentações de stand-up comedy, dança, entre outras.





16/04/11
Clássico dos quadrinhos, “O Cavaleiro das Trevas”, de Frank Miller, vai virar longa de animação


“O Cavaleiro das Trevas”, minissérie de Frank Miller de 1986, pode ser a próxima adaptação da divisão de animações adultas da Warner Bros. A minissérie mostravaum Batman aos 62 anos de idade que se via forçado a combater o crime em uma Gotham City extremamente corrupta e violenta, com um teor adulto e realístico que revolucionou o mundo dos quadrinhos e salvou o gênero. Existiam rumores de que esse projeto seria em live action, dirigido por Zack Snyder, caso Chistopher Nolan não fosse mais dirigir Batman, mas, como as negociações para “Dark Knight Rises” progrediram, o projeto foi arquivado, agora ressuscitaram o filme em forma de animação. O projeto ainda está em seu estágio inicial, já que o longa animado de outra minissérie do homem-morcego, “Ano Um”, também de Miller, ainda está sendo produzido.



15/04/2011
Jack Bauer retorna à ação em outras 24 horas, só que agora na tela grande

Desde que chegou ao fim do famoso seriado “24 Horas” e das declarações do ator principal, Kiefer Sutherland, de que a série poderia ir para o cinema, os fãs ficaram afoitos com tal possibilidade. Mesmo durante a última temporada e o anúncio de seu cancelamento prematuro, várias informações sobre a migração para o cinema têm circulado pela internet. Agora a fonte das informações é mais que confiável: Brian Grazer, produtor de sucessos como “Código DaVinci”e “Da Terra à Lua”, twittou que está muito empolgado em fazer o longa com Kiefer Sutherland. Vale a pena lembrar que, no meio da ultima temporada da série, foi anunciado seu cancelamento, devido aos altos custos de sua produção.

16/04/2011
Fãs da série “Two and a Half Men” estão entusiasmados com a possível volta de Charlie Sheen

Charlie Sheen deu uma entrevista a uma rádio de Boston e comentou a confusão envolvendo a série “Two and a Half Men”, da qual foi demitido em março. O ator revelou que existem negociações para o retorno dele à série de televisão. Desentendimentos entre Sheen e o criador e produtor do seriado, Chuck Lorre, levaram ao desligamento do ator. Por causa disso, Sheen moveu um processo de $100 milhões de dólares contra Lorre e a produtora do programa, não só pelo seu salário, que é o maior dos EUA, como também de todo o elenco e técnicos envolvidos, que, devido à paralisação do show, não receberam salários. Mas como a série gira em torno do personagem de Sheen e é campeã de audiência, a distribuidora faz questão do retorno do ator ao sitcom.



13/04/2011
“Virada Cultural” já é tradição entre os paulistanos

Logo do evento
(Divulgação)


A 7ª edição do evento acontecerá nos dias 16 e 17 de abril, com início às 18 horas do sábado.

Por Vasco Guimarães

A “Virada Cultural”, que acontece nos dias 16 e 17 de abril em São Paulo, está distribuída em diversos pontos da cidade, com palcos estrategicamente posicionados, trazendo atrações para todos os gostos e estilos.

De um começo humilde em 2005, com poucas atrações, a “Virada” foi se consolidando como uma das maiores expressões culturais da cidade, foi crescendo e recebendo atrações mais vultosas, de âmbito internacional.

Segundo Erika Vieira, editora do site “Catraca Livre”, as atrações foram ficando cada vez mais ousadas, como, por exemplo, sessões de filmes de terror no cemitério. Hoje a “Virada” assume um tamanho de respeito e de fazer inveja a muitos similares estrangeiros.

De acordo com o professor de francês Pepe Eche, ela é baseada no evento cultural “Fêtê de la musique”, que acontece em Paris todos os anos no início da primavera. Serão 24 horas ininterruptas de programação, com mais de mil atrações gratuitas espalhadas por diversos palcos da cidade, disponibilizando para a população shows de artistas brasileiros já consagrados, como Rita Lee, Paulinho da Viola, Erasmo Carlos, Dominguinhos, Eumir Deodato, além de novos talentos da música.

Kelly Zucatelli, repórter do Diário do Grande ABC, em matéria sobre a “Virada”, destaca que entre as atrações internacionais estão: Armando Manzanero, Skatalites, Fred Wesley and the New JB’s, Steel Pulse e Edgar Winter. Ao longo de todo o evento, haverá apresentações da banda Beatles 4Ever, formada por músicos brasileiros. O quarteto, formado em 1976, tocará absolutamente todos os discos da banda inglesa, na íntegra, em sequência.

O Sepultura se apresenta com a Orquestra Experimental de Repertório, sob regência de seu titular, Maestro Jamil Maluf, unindo dois estilos completamente diferentes. Na área da dança, o destaque será a São Paulo Companhia de Dança, que se apresentará ao som da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e, nas artes cênicas, a ópera Pagliacci será encenada em praça pública. Para quem gosta, a música eletrônica também estará bem representada em pistas espalhadas entre o Largo São Francisco, Praça da Sé, Ladeira da Memória,Praça Alfredo Issa e Rua Major Sertório.

As novidades deste ano contam com um palco dedicado à stand-up comedy e um ringue de luta-livre com lutadores mexicanos e brasileiros.

Para facilitar o acesso da população, durante a “Virada”, o metrô funcionará 24 horas e o contingente de ônibus será aumentado. Para mais informações, a programação geral da “Virada” está disponível no site http://www.viradacultural.org/.



10/04/2011
Exposição que acontece no Ibirapuera possibilita ao visitante se sentir dentro da água

Mostra traz o universo aquoso e permite interação nos quatro andares de instalações na Oca

Por Vasco Guimarães

A exposição “Água na Oca”, que acontece no Ibirapuera, de 26 de novembro de 2010 até 8 de maio de 2011, deixa o prédio cheio de água, mas não por causa de qualquer inundação. A mostra é baseada na versão americana "Water: H2O=Life", apresentada em 2007, no prédio no Central Park West, em Nova York, e no Brasil é organizado pelo Instituto Sangari em parceria com o Museu de História Natural de Nova York. De forma inteligente, consegue unir arte, ciência, tecnologia e informação, explicam Alexandra Santos e Daniela Rigotto, assessoras de imprensa da mostra.

Os quatro andares que compõem a exposição estão repletos de obras que remetem a essa temática. No andar principal, pode-se ter uma ideia de como a humanidade migrou pelo planeta através da água e salienta a importância dela para a manutenção da vida.

Exposição ocorreu até dia 08 de maio
(Divulgação)

Várias peças estão expostas, ora com enfoque artístico, ora científico, permitindo ao visitante interagir com as obras e se divertir aprendendo. São exatamente estas as obras que mais fazem sucesso na exposição, as que permitem a interação, fazendo adultos se sentirem crianças novamente e se divertirem muito.

Fábio de Riggi, escritor da revista “Sibila”, encantou-se com as várias peças que simulam a sensação de se estar na água, despertando uma lembrança inconsciente primordial. “É algo como uma lembrança do útero”, comenta.

No andar inferior, encontram-se as obras mais interativas, em que a água ganha formas e cores diferentes e a tecnologia simula o meio aquoso. Um barraco em tamanho real reproduz a sensação de se estar no meio de um temporal, mas o que mais se destaca é a instalação localizada no último andar. O teto da Oca foi transformado numa imensa tela, onde, deitado em colchões de água, o visitante tem a impressão de estar submerso. “Você fica rodeado de criaturas marinhas, algo extremamente relaxante e envolvente”, afirma a professora Cristiane Rodrigues Xavier.

Obras interativas
(Divulgação)

Quem visitar a exposição precisa estar preparado para se molhar e certamente irá aprender uma coisa ou outra sobre o maior recurso natural do nosso planeta, que é composto em grande parte de água.

A exposição Água na Oca acontece até o dia 8 de maio de 2011
no Pavilhão Lucas Nogueira Garcez, que fica na Avenida Pedro Álvares Cabral, S/N – Portão 03, Parque Ibirapuera, São Paulo.

Os ingressos custam R$ 20,00 a inteira, e estudantes e professores com comprovantes pagam meia-entrada. Menores de 7 e maiores de 60 anos com documento não pagam, aposentados e portadores de deficiência pagam meia-entrada. No último domingo de cada mês, a entrada é gratuita para todos os visitantes.


12/04/2011
Paco Sanchez apresenta a peça “Marvada Mula” na Universidade Cruzeiro do Sul

O espetáculo é baseado nas obras de Cornélio Pires e será apresentado nos 4 campi da universidade

Por Carolina Fortunato

Paco Sanches em apresentação
Por Carolina Fortunado
Na última quinta-feira (31), o ator Paco Sanchez apresentou no campus Anália Franco da Universidade Cruzeiro do Sul o espetáculo “Marvada Mula”. Baseada nos textos de Cornélio Pires, a peça se apresenta na forma de vários contos interpretados pelo ator sozinho no palco, caracterizado como caipira. O personagem criado por Paco cria humor pela ingenuidade do matuto sem instrução, contador de casos, contos e piadas ingênuas, que ganham graça a mais na caracterização do ator. O espetáculo vem sendo apresentado desde 1985, e, inicialmente, Paco se apresentava para escolas de ensino médio. Agora a peça também é apresentada para estudantes do ensino superior e para grupos de terceira idade.

A peça deriva do filme "A Marvada Carne - 1985
Por Carolina Fortunato
A ideia da peça surgiu quando Paco participou do filme “A Marvada Carne” (1985), de onde deriva o nome da peça. O filme relata a aventura de um caipira que viaja até a cidade de São Paulo por querer poder comer carne sempre. O filme também é baseado nos textos de Cornélio Pires. Depois de participar da produção, Paco foi atrás de mais contos do autor e se identificou com as histórias. “Por ter sido criado no norte do Paraná, eu já tinha ouvido versões de algumas das histórias de Cornélio”, revela o ator.


Paco cativa o público com o seu personagem inocente, em alguns momentos chega a sair do personagem para interagir melhor com o público. Numa interpretação recheada de humor, Paco nos faz viajar nos mais fantásticos “causos” de um matuto muito divertido. “Na peça existe uma grande interação do ator com o público”, diz Ana Carolina Honório Nogueira, aluna de Publicidade e Propaganda, “O fato de ele interpretar um caipira também é muito legal, prende a atenção e com certeza provoca muitas risadas”.
Apresentação no Auditório FHC
Por Carolina Fortunato
Rafaela Pietra Fernandes, aluna de Jornalismo, diz que gostou da desenvoltura de Paco no palco. “Acima de tudo, o que me fazia rir era a interpretação que Paco fez do verdadeiro brejeiro” disse. “Além das piadas, a inocência com que eram contadas fazia tudo parecer mais leve”, completa Rafaela.

Além da apresentação no campus Anália Franco, Paco também se apresentou no campus Liberdade no dia 6/4 e se apresentará no campus Pinheiros no dia 14/4 e campus São Miguel no dia 19/4.


08/04/2011
Atari retorna renovado e em novo formato para fãs saudosos

A App Store, do iTunes,  está lançando 100 clássicos do Atari 2600 para iOS (iPhone, iPod Touch, iPad). O pacotão está vendido sob o título Atari's Greatest Hits. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente e já vem com o vovô-game Pong na memória, mas os lançamentos posteriores custarão 99 centavos de dólar cada pacote com quatro jogos. Serão 25 pacotes, somando os 100 games. Se preferir, pode-se comprar todos de uma vez por 14,99 dólares. Até o momento a App Store brasileira ainda não disponibilizou a novidade, só podendo adquirir os games quem possuir uma conta americana do iTunes. Alguns dos clássicos do Atari, como Asteroid, Canyon Bomber , Submarine, Lunar Lander, entre outros, permitirão partidas em rede, viabluetooth. Esse é só mais um exemplo de como a tecnologia associada à nostalgia faz a alegria da turmageek.


Fonte: Uncrate, App Store

08/04/2011
Irmão brasileiros são preferidos para ganhar o maior prêmio dos quadrinhos

Foram divulgados os indicados ao 23º Eisner Awards 2011, o Oscar do mundo dos quadrinhos. O destaque fica com Daytripper, a minissérie dos irmãos brasileiros Gabriel Bá e Fabio Moon que em breve sairá no Brasil pela Panini Comics, indicada para Melhor Minissérie e Melhor Colorização (Dave Stewart). Outro projeto com participação de brasileiro também está nas indicações aos Eisners: American Vampire, de Scott Snyder, Stephen King e Rafael Albuquerque, que apareceu na lista de Melhor Nova Série. O autor com mais indicações (cinco) é Mignola, seguido de Spencer e Hill, cada um com quatro. A editora com mais indicações é a DC Comics (14 ao todo). Cada vez mais, artistas brasileiros estão conquistando espaço e reconhecimento internacional e o prêmio vai coroar a importância do Brasil neste mercado.


Fonte: Things from another world

08/04/2011
História de Santos Dumont será contada pela primeira vez em Hollywood

Chris Wedge, fundador do estúdio Blue Sky e diretor do primeiro A Era do Gelo, planeja fazer a sua estreia em um filme com atores reais, com um  tema que criará polêmica entre aqueles que acreditam que os irmãos Wright inventaram o avião em 1903. É a adaptação do livro Wings of Madness: Alberto Santos-Dumont and the Invention of Flight, de Paul Hoffman, que foi publicado em 2003 pela editora Hyperion. O livro relata as demonstrações de voo do 14-bis de Alberto Santos Dumont em Paris, em 1906, e o descreve como "um inventor arrojado e impecavelmente vestido". O filme pretende mostrar Santos Dumont como um homem mundialmente exaltado e um conquistador dos ares. Como os irmãos Wright trabalhavam em segredo, as notícias de seus primeiros voos só chegaram à Europa depois que Santos-Dumont voou em 1906.


Fonte: Omelete e Blue Sky Studios

06/04/11
Livros digitais exclusivos para iPad estão à venda no Brasil

O canadense Christopher Anderson lança “Capitólio”, o primeiro livro de fotografia criado especialmente para oiPad. As principais livrarias do país tiveram de se atualizar e criar seu alter-ego digital para suprir uma procura crescente por versões digitais de clássicos da literatura e novidades do momento, mas, até então, eram obras que existiam anteriormente em versão impressa. Agora chega um livro criado originalmente para o famoso tablet, iniciando assim uma enxurrada de lançamentos para esse filão de consumo. Mais novidades, em breve, na sua telinha.


Fonte: Magazine Brasil

05/04/11
Batman vai além das HQs e causa polêmica no mundo real

O bilionário Bruce Wayne convocou uma coletiva de imprensa e fez uma confissão bombástica. Não, ele não revelou sua identidade secreta, mas disse que sempre patrocinou o Batman, com equipamentos e financiamento para combater o crime em Gotham City, e que vai bancar um Batman em cada grande capital do mundo. Isso obviamente acontece no mundo dos quadrinhos, com o arco de histórias “Batman Inc.”, depois do desaparecimento através da história de Batman e sua volta. Apesar de ser fruto de um mundo fictício, Batman já gerou polêmicas no mundo real. Houve manifestações de desagrado na França com relação à escolha do Batman francês, um Muçulmano. Aqui no Brasil essa história será publicada pela editora Panini.


Fonte: Things from another world e Omelete

04/04/11
Os “Três Patetas” retornam às salas de cinemas depois de 51 anos



O último projeto dos Três Patetas, Kook’s Tour (1970), seria um especial feito para a televisão, mas, durante a produção do piloto, Larry Fine sofreu um derrame, terminando sua carreira e os planos para a série de televisão. Agora, os irmãos Farelly (diretores do clássico do humor escrachado “Debi e Lóide”) vão “ressuscitar” os Patetas num projeto estrelado por Will Sasso (da sérieShit my Dad Says), como Curly, e Sean Hayes (de Will and Grace), como Larry. A produção ainda procura por um Moe. Depois de inúmeros percalços, como a desistência de astros tais como Sean Penn, Russel Crowe e Benício DelToro abandonarem o projeto e o filme ter sido quase esquecido, aparentemente agora o projeto será levado adiante.


Fonte: IBDM e Omelete

1 comentários:

Vitor disse...

Gostaria de parabenizar o blog Hipertexto pelas notícias e os temas abordados. Aproveitando a oportunidade, gostaría de convidar a todos que curtem o Hipertexto a ver a peça infantil (Cinderela, a Gata Borralheira) no dia 28/08 - 16:00hs no teatro Paulo Goulart (Esporte Clube Banespa - SP). Convite com super desconto.
Abraço a todos !

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification