15/08/2011 Novo indicador trará bonificações para professores
A prefeitura de São Paulo divulgou no último dia 27 o novo programa de bonificação para professores, Indique (Índice de Qualidade da Educação). As escolas serão qualificadas segundo a elevação de seus resultados na Prova São Paulo e suas respectivas respostas no questionário socioeconômico. O prêmio entrará em vigor a partir do próximo ano, quando ocorrerão as eleições municipais.
Fontes: Diário do Grande ABC, Caderno SP e Folha de S.Paulo
14/06/2011 Sonho de cursar o ensino superior fica mais acessível
Presidenta Dilma anuncia nova modalidade do Fies e gera discussão sobre a qualidade de ensino do país
Por Adriana Nascimento e Juliana Veloso
Os incentivos no campo da educação no Brasil vêm se destacando desde o governo Lula. Com a presidenta Dilma Russef não tem sido diferente. A chefe de estado já anunciou o aumento das escolas técnicas federais, o Pronatec (Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica), melhorias no Prouni (Programa Universidade para todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
O Fies foi criado em 1999 em substituição ao antigo CREDUC (Crédito Educativo). Este ano o Governo Federal anunciou a diminuição da taxa para 3,4% e aboliu a exigência de fiador. Com mais de 500 mil contratos ativos e 29 mil em análise em janeiro deste ano, o programa chega a ser um grande diferencial para quem o utiliza.
A socióloga Angelita Garcia, beneficiária do crédito no ano de 2001, acredita que hoje o programa está bem mais acessível. “Naquela época era bem mais difícil conseguir um fiador, mas parece que isso mudou. Esses incentivos são ótimos, mas também devem prever apoio na pós-graduação, para que quem deseja continuar pesquisando tenha um pouco mais de chance. Mesmo assim, foi essencial para que eu concluísse a graduação”. Se, por um lado, o programa educacional do governo leva cada vez mais estudantes para as salas de aula, por outro, há uma preocupação de que tipo de aluno chega à universidade. Muitos chegam a ter dificuldades de entendimento conceitual da Língua Portuguesa e operações matemáticas básicas.
“O governo não está preocupado em melhorar a qualidade do ensino-base, por isso investe em ação reativa ao invés de prevenção”, diz Marcia Costa, pós-graduada em Gestão de Projetos. “Mais um exemplo: ao invés de ensinar as regras da Língua Portuguesa, é mais barato acabar com as regras ortográficas, assim todos passam a saber escrever corretamente”, conclui.
Mesmo com problemas na base educacional, situação que precisa ser revista segundo especialistas em educação, os incentivos são bem recebidos pela população, haja vista a grande aprovação dos últimos anos de governo do PT. Com problemas ou não, há mais crianças nas escolas e jovens nas universidades.
A especialista em psicólogia social, Reimi Chagas, confirma essa visão: “A situação ainda está longe da ideal, mas temos que considerar que houve avanços e benefícios significativos para quem deseja estudar, não tem condições financeiras e muitas vezes não pertence nem às camadas médias da população”.
Reimi, que é apresentadora do programa “Conversando com a Psicóloga”, na Rádio Heliópolis 87.5 FM, enxerga a situação com otimismo. “Espero que – de modo bem otimista – nos próximos 20 anos possa ser convidada a falar sobre um novo fenômeno social: a diversidade e o multiculturalismo no ensino superior, fruto de políticas governamentais de incentivo e concessão de bolsas à população de baixa renda que ingressou em massa no ensino superior e conseguiu, assim, ter relativa mobilidade social e pôde investir ainda mais na sua qualificação profissional”, conclui.
26/05/2011 "Kit anti-homofobia" é suspenso das Escolas
Pressionada por religiosos, a presidente Dilma Rousseff determinou nesta quarta-feira (25) a suspensão da elaboração do "kit anti-homofobia". O material sobre homossexualidade e homofobia que seria distribuído no ensino médio em escolas públicas de todo país causou polêmica entre grupos católicos e evangélicos. Por esse motivo, a decisão foi vetada pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho. A presidente decidiu que, a partir de agora, todo material que versar sobre costumes será elaborado após consultas prévias à sociedade.
Fonte: Yahoo Notícias
25/05/2011
20% dos jovens se incomodam com o bullying
15/08/2011 Novo indicador trará bonificações para professores
A prefeitura de São Paulo divulgou no último dia 27 o novo programa de bonificação para professores, Indique (Índice de Qualidade da Educação). As escolas serão qualificadas segundo a elevação de seus resultados na Prova São Paulo e suas respectivas respostas no questionário socioeconômico. O prêmio entrará em vigor a partir do próximo ano, quando ocorrerão as eleições municipais.
Fontes: Diário do Grande ABC, Caderno SP e Folha de S.Paulo
14/06/2011 Sonho de cursar o ensino superior fica mais acessível
Presidenta Dilma anuncia nova modalidade do Fies e gera discussão sobre a qualidade de ensino do país
Por Adriana Nascimento e Juliana Veloso
Os incentivos no campo da educação no Brasil vêm se destacando desde o governo Lula. Com a presidenta Dilma Russef não tem sido diferente. A chefe de estado já anunciou o aumento das escolas técnicas federais, o Pronatec (Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica), melhorias no Prouni (Programa Universidade para todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
O Fies foi criado em 1999 em substituição ao antigo CREDUC (Crédito Educativo). Este ano o Governo Federal anunciou a diminuição da taxa para 3,4% e aboliu a exigência de fiador. Com mais de 500 mil contratos ativos e 29 mil em análise em janeiro deste ano, o programa chega a ser um grande diferencial para quem o utiliza.
A socióloga Angelita Garcia, beneficiária do crédito no ano de 2001, acredita que hoje o programa está bem mais acessível. “Naquela época era bem mais difícil conseguir um fiador, mas parece que isso mudou. Esses incentivos são ótimos, mas também devem prever apoio na pós-graduação, para que quem deseja continuar pesquisando tenha um pouco mais de chance. Mesmo assim, foi essencial para que eu concluísse a graduação”. Se, por um lado, o programa educacional do governo leva cada vez mais estudantes para as salas de aula, por outro, há uma preocupação de que tipo de aluno chega à universidade. Muitos chegam a ter dificuldades de entendimento conceitual da Língua Portuguesa e operações matemáticas básicas.
“O governo não está preocupado em melhorar a qualidade do ensino-base, por isso investe em ação reativa ao invés de prevenção”, diz Marcia Costa, pós-graduada em Gestão de Projetos. “Mais um exemplo: ao invés de ensinar as regras da Língua Portuguesa, é mais barato acabar com as regras ortográficas, assim todos passam a saber escrever corretamente”, conclui.
Mesmo com problemas na base educacional, situação que precisa ser revista segundo especialistas em educação, os incentivos são bem recebidos pela população, haja vista a grande aprovação dos últimos anos de governo do PT. Com problemas ou não, há mais crianças nas escolas e jovens nas universidades.
A especialista em psicólogia social, Reimi Chagas, confirma essa visão: “A situação ainda está longe da ideal, mas temos que considerar que houve avanços e benefícios significativos para quem deseja estudar, não tem condições financeiras e muitas vezes não pertence nem às camadas médias da população”.
Reimi, que é apresentadora do programa “Conversando com a Psicóloga”, na Rádio Heliópolis 87.5 FM, enxerga a situação com otimismo. “Espero que – de modo bem otimista – nos próximos 20 anos possa ser convidada a falar sobre um novo fenômeno social: a diversidade e o multiculturalismo no ensino superior, fruto de políticas governamentais de incentivo e concessão de bolsas à população de baixa renda que ingressou em massa no ensino superior e conseguiu, assim, ter relativa mobilidade social e pôde investir ainda mais na sua qualificação profissional”, conclui.
26/05/2011 "Kit anti-homofobia" é suspenso das Escolas
Pressionada por religiosos, a presidente Dilma Rousseff determinou nesta quarta-feira (25) a suspensão da elaboração do "kit anti-homofobia". O material sobre homossexualidade e homofobia que seria distribuído no ensino médio em escolas públicas de todo país causou polêmica entre grupos católicos e evangélicos. Por esse motivo, a decisão foi vetada pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho. A presidente decidiu que, a partir de agora, todo material que versar sobre costumes será elaborado após consultas prévias à sociedade.
Fonte: Yahoo Notícias
25/05/2011
15/08/2011
Novo indicador trará bonificações para professores
A prefeitura de São Paulo divulgou no último dia 27 o novo programa de bonificação para professores, Indique (Índice de Qualidade da Educação). As escolas serão qualificadas segundo a elevação de seus resultados na Prova São Paulo e suas respectivas respostas no questionário socioeconômico. O prêmio entrará em vigor a partir do próximo ano, quando ocorrerão as eleições municipais.
Fontes: Diário do Grande ABC, Caderno SP e Folha de S.Paulo
14/06/2011
Sonho de cursar o ensino superior fica mais acessível
Presidenta Dilma anuncia nova modalidade do Fies e gera discussão sobre a qualidade de ensino do país
Por Adriana Nascimento e Juliana Veloso
Os incentivos no campo da educação no Brasil vêm se destacando desde o governo Lula. Com a presidenta Dilma Russef não tem sido diferente. A chefe de estado já anunciou o aumento das escolas técnicas federais, o Pronatec (Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica), melhorias no Prouni (Programa Universidade para todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
O Fies foi criado em 1999 em substituição ao antigo CREDUC (Crédito Educativo). Este ano o Governo Federal anunciou a diminuição da taxa para 3,4% e aboliu a exigência de fiador. Com mais de 500 mil contratos ativos e 29 mil em análise em janeiro deste ano, o programa chega a ser um grande diferencial para quem o utiliza.
A socióloga Angelita Garcia, beneficiária do crédito no ano de 2001, acredita que hoje o programa está bem mais acessível. “Naquela época era bem mais difícil conseguir um fiador, mas parece que isso mudou. Esses incentivos são ótimos, mas também devem prever apoio na pós-graduação, para que quem deseja continuar pesquisando tenha um pouco mais de chance. Mesmo assim, foi essencial para que eu concluísse a graduação”.
Se, por um lado, o programa educacional do governo leva cada vez mais estudantes para as salas de aula, por outro, há uma preocupação de que tipo de aluno chega à universidade. Muitos chegam a ter dificuldades de entendimento conceitual da Língua Portuguesa e operações matemáticas básicas.
“O governo não está preocupado em melhorar a qualidade do ensino-base, por isso investe em ação reativa ao invés de prevenção”, diz Marcia Costa, pós-graduada em Gestão de Projetos. “Mais um exemplo: ao invés de ensinar as regras da Língua Portuguesa, é mais barato acabar com as regras ortográficas, assim todos passam a saber escrever corretamente”, conclui.
Mesmo com problemas na base educacional, situação que precisa ser revista segundo especialistas em educação, os incentivos são bem recebidos pela população, haja vista a grande aprovação dos últimos anos de governo do PT. Com problemas ou não, há mais crianças nas escolas e jovens nas universidades.
A especialista em psicólogia social, Reimi Chagas, confirma essa visão: “A situação ainda está longe da ideal, mas temos que considerar que houve avanços e benefícios significativos para quem deseja estudar, não tem condições financeiras e muitas vezes não pertence nem às camadas médias da população”.
Reimi, que é apresentadora do programa “Conversando com a Psicóloga”, na Rádio Heliópolis 87.5 FM, enxerga a situação com otimismo. “Espero que – de modo bem otimista – nos próximos 20 anos possa ser convidada a falar sobre um novo fenômeno social: a diversidade e o multiculturalismo no ensino superior, fruto de políticas governamentais de incentivo e concessão de bolsas à população de baixa renda que ingressou em massa no ensino superior e conseguiu, assim, ter relativa mobilidade social e pôde investir ainda mais na sua qualificação profissional”, conclui.
26/05/2011
"Kit anti-homofobia" é suspenso das Escolas
Pressionada por religiosos, a presidente Dilma Rousseff determinou nesta quarta-feira (25) a suspensão da elaboração do "kit anti-homofobia". O material sobre homossexualidade e homofobia que seria distribuído no ensino médio em escolas públicas de todo país causou polêmica entre grupos católicos e evangélicos. Por esse motivo, a decisão foi vetada pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho. A presidente decidiu que, a partir de agora, todo material que versar sobre costumes será elaborado após consultas prévias à sociedade.
Fonte: Yahoo Notícias
25/05/2011
Uma pesquisa feita pela Secretaria Estadual de Saúde por meio de telefonemas feitos ao Disk-Adolescente, entre janeiro de 2008 e dezembro de 2010, constatou que 20% das crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos sofrem com algum tipo de bullying dentro das escolas. O serviço, que disponibiliza médicos, psicólogos e assistentes sociais funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h. O telefone do Disk-Adolescente é (11) 3819-2022.
Fonte: Jornal Destak Impresso
23/05/11
Estão abertas as inscrições para o Enem
As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) começaram hoje dia 23 de maio e vão até o dia 10 de junho às 23h59. As provas serão aplicadas entre os dias 22 e 23 de outubro. As informações foram transmitidas no último dia 18 pela presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Malvina Tania Tuttman, em Brasília. A taxa de inscrição será de R$ 35,00 e deverá ser realizada exclusivamente pela internet no link: http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/Fonte: estadao.com.br
23/05/11Educação, pauta principal desde os jornais às redes sociais
Nas últimas semanas, o tema educação tem se destacado em todas as redes de informações do Brasil, desde a mídia escrita, TV e nas redes sociais. O vazamento do kit anti-homofobia, o desabafo da professora Amanda Gurgel em uma audiência pública no Rio Grande do Norte e as declarações do secretário do MEC sobre o conteúdo do material “Kit gay” provocaram reação de pais, professores, políticos, entidades religiosas, dos cidadãos brasileiros, o que refletiu na mídia. A Agência Hipertexto não ficará fora desse debate, em breve, teremos matérias sobre o assunto. Por enquanto, fiquem com os vídeos dos acontecimentos que levantaram tanta polêmica:
Vídeos do Kit anti-homofobia
Vídeo da professora Amanda Gurgel
Vídeo das declarações do secretário do Mec
11/05/2011Piso para professor estadual sobe para R$ 1.894,00 em São Paulo
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou hoje um aumento salarial de 13,8% para professores com atuação de 40 horas semanais no Estado a partir do mês de julho. Os docentes passarão a receber R$ 133,00 a mais – o valor passa de R$ 1.665 para R$ 1.894,00. A proposta é que, para 2012, o aumento seja de mais 10,02% sobre o valor acumulado, 6% em 2013, finalizando com 7% em 2014, com o piso de R$ 2.368,00.
Fonte: yahoo.com.br
04/05/2011Entre agressores e agredidos, não há vencedores no bullying
O aumento na frequência dessa prática gera um sentimento de revolta, preocupação e abandono
Por Adriana Nascimento e Juliana Veloso
No mês de março, um vídeo na internet mostrou um garoto australiano de 15 anos, Casey Heynes, revidando uma agressão na escola. As imagens rapidamente tornaram-se virais e o fato conquistou milhares de fãs em todo o mundo. Heynes deu entrevistas, foi homenageado com músicas, videoclipes, desenhos e, recentemente, Justin Bieber o colocou no palco. O garoto virou um símbolo mundial contra o bullying.
No mês seguinte, um ex-aluno de um colégio em Realengo, Rio de Janeiro, disparou contra dezenas de alunos, matando 12 e ferindo outros 12. Wellington Menezes de Oliveira, 23 anos, era conhecido pelos parentes e amigos como uma pessoa introvertida que somente se ocupava com o computador e, como já foi confirmado, também foi vitima de bullying na infância.
"O bullying, não escolhe suas vítimas", diz George Hamilton
(Imagem freestock)
Os dois casos refletem o aumento significativo de violência entre alunos de escolas, gerando um sentimento de revolta, preocupação e abandono. O termo, criado pelo professor norueguês na década de 80, Dan Olweus, nunca foi tão utilizado como nas últimas décadas. Mas, até agora, ataques como o que aconteceu em Realengo não eram uma realidade brasileira, o que gerou um temor ainda maior dos pais em deixar seus filhos na escola.
"Nunca pensei que poderia traumatizar alguém"
diz Daniel Fiori
Por Juliana Veloso
Daniel Fiori, 21 anos, revela que aos 12 anos praticava o bullying com os colegas de escola. “Escolhia as pessoas pelo teor de ‘engraçadice’. Sempre tinha que ter algo diferente. Agia sozinho ou em turma, não fazia muita diferença. Nunca pensei que poderia traumatizar alguém, mas brinco até hoje”.
Naturalmente as brincadeiras fazem parte do desenvolvimento infantil e dos adolescentes. O que difere as brincadeiras do bullying são a perseguição e crueldade e, principalmente, a escolha das vítimas, que sempre trazem traços diferentes dos agressores. Os agredidos se tornam pessoas com baixa auto-estima, vulneráveis e doentes.
Thiago Silva, 29 anos, afirma que era uma vítima em potencial. “Eu me diferenciava dos demais alunos, tinha roupas diferentes, era mais pobre, usava óculos, era gordo, tímido e gago. Era um prato cheio para as zombarias, por isso, passei a me excluir de tudo”. Silva revela que revidou os ataques: “Um dia, tomei coragem para entrar no time da escola e agredi um garoto que me perturbava havia dois anos. Depois disso, virei o ‘nerd desajustado’. Eles continuaram tirando sarro, mas agora tinham medo de mim”.
Para o coordenador pedagógico George Hamilton, 34 anos, a melhor arma para conter situações conflituosas ainda é o dialogo aberto sobre ações negativas e suas consequências. “O bullyng não escolhe suas vítimas. Todos, sem exceção, são possíveis alvos. Trabalhar conceitos como ética e cidadania é um meio para conter e proteger crianças e adolescentes de situações de exposição”, informa.
Assista o caso Casey Heynes
Assita a entrevista de Casey Heynes na A Current Affair
01/05/11Em Recife, crianças passam mal após comer merenda
No inicio do mês de abril, pelo menos 15 adolescentes passaram mal na escola de Referência em Ensino Médio Silva Jardim, no bairro de Monteiro no Recife. Os alunos disseram ter estranhando o gosto de um peixe ao molho que foi servido na hora do almoço. Por meio de nota, a Secretaria Estadual da Educação informou que a merenda escolar é feita por uma empresa terceirizada que, além de fabricar, também transporta os alimentos. A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) foi convocada para averiguar e esclarecer os fatos.
Fonte: www.anj.org.br
30/04/11Censo aponta alto índice de analfabetismo no país
O Censo 2010, divulgado nesta última sexta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa), apontou que cerca de 14.612.183 brasileiros são considerados analfabetos. As regiões norte e nordeste registram o maior índice, com 17,6% e 10,6% da população, respectivamente. O menor índice foi registrado no Distrito Federal, com 3,25%, seguido de Santa Catarina, com 3,86%. Rio de Janeiro e São Paulo apresentam o mesmo índice: 4,09%.
Fonte: g1.globo.com
29/04/11Novo piso salarial de professores causa impacto na economia
No ultimo mês de abril, cálculos divulgados pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) revelam que o impacto do novo piso salarial de professores na economia é de cerca de R$ 1,8 bi. De acordo com o plenário do STJ (Superior Tribunal de Justiça), que concedeu o aumento nacional no mês de fevereiro deste ano, nenhum professor poderá ganhar menos do que R$ 1.187,97 e estados e municípios não poderão utilizar o artifício de incorporar gratificações para atingir o valor mínimo. O estudo ressalta que ainda há riscos de o impacto se tornar maior na economia do país.
Fonte: O Estado de São Paulo
28/04/11No dia da Educação Dilma expande oferta de cursos técnicos
A presidente Dilma Rousseff, e o ministro da educação Fernando Haddad anunciaram no ultimo dia 28, Dia mundial da Educação, a expansão de escolas técnicas em todo o país. Além das 81 unidades que estão em execução com previsão de inauguração para o próximo ano, o Governo Federal anunciara nos próximos dias a criação de mais 120 escolas. Com as novas unidades, serão 600 em todo o país que deverão oferecer inúmeros cursos em diversas áreas para cerca de 600 mil estudantes brasileiros.
Fonte: Portal do Ministério da Educação
19/04/11Escolas do Rio aumentam segurança na rede municipal
Na manhã desta terça-feira, Cláudia Costin, secretária municipal de educação do Rio de Janeiro, anunciou que as 1064 escolas da rede terão pelo menos um inspetor por andar. Também haverá a instalação de câmeras de segurança e crachás de identificação para todos os funcionários das instituições. A medida é uma resposta à reivindicação dos pais, gerada após o ataque que matou 12 crianças e feriu outras 11 no último dia 7 naescola municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na zona oeste da cidade.
Fonte: www.jb.com.br
13/04/2011Professora “vende” alunos negros nos EUA
Em comemoração aos 150 anos da guerra civil americana, a professora Jessica Boyle, de Norfolk, Virginia (EUA), simulou um leilão de escravos em uma aula. Os alunos da 4º série foram separados. Os estudantes negros e mestiços foram vendidos aos coleguinhas brancos. O episódio ocorrido esta semana despertou críticas dos pais dos alunos que solicitaram um pedido de desculpas oficial da escola. No mês anterior, em Ohio, outra professora do ensino fundamental já havia se utilizado da mesma simulação.
Fonte: terra.com.br
06/04/11Instituto Paulo Freire realiza seminário de educação cidadã
O Instituto Paulo Freire promoveu no último dia 6 um evento intitulado “Seminário de educação cidadã: a participação dos familiares na construção da qualidade sociocultural da educação e no fortalecimento da gestão democrática”. Realizado na Casa de Cidadania Planetária, o projeto tem como objetivo ampliar o espaço de reflexão com representantes da sociedade civil e setores da gestão educacional com participação de familiares, visando à garantia do direito de aprender. Para mais informações sobre o evento acesse: paulofreire.org/Cidadania/ProgramaEducacaoParaACidadaniaPlanetaria.
Fonte: forumsocialsp.gov.br
23/03/11Sociedade civil e autoridades discutem Universidade Federal Leste
O movimento em prol da Universidade Federal na Zona Leste realizará sua reunião pela implementação da Universidade no dia 26 de março, às 9h, no salão da Igreja Nossa Senhora do Carmo (Rua Flores do Piauí, 170, Itaquera, zona leste de São Paulo). O movimento, criado em 2007, tem como objetivo atrair investimentos para a região, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social.
Fonte: www.adolfoquintas.com.br
31/03/2011Para os que não ouvem, a deficiência está na educação brasileira
Apesar dos avanços o país ainda está longe de oferecer uma grade curricular adequada a necessidades específicas
Por Adriana Nascimento e Juliana Veloso
De acordo com o censo da Educação Superior do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), em 2008 havia cerca de 1.450 estudantes deficientes auditivos matriculados em cursos superiores em universidades particulares e públicas no Brasil.
A inclusão de pessoas com deficiência auditiva tem sido acompanhada por aplausos a reprovações no meio educacional. De um lado, defende-se a inclusão de pessoas com deficiência como oposição à exclusão somente. Do outro, luta-se contra a realidade de uma educação totalmente superficial desde o ensino regular.
Um dos principais desafios enfrentados pela comunidade de deficientes auditivos é a falta de capacitação de profissionais. “Não é estar apenas na escola, o aluno merece uma educação de qualidade. A inclusão não significa um real acesso à educação. Temos muitas questões a serem trabalhadas em relação à adequação e capacitação do professor e a grade curricular”, explica a professora de Libras da Universidade Cruzeiro do Sul, Juliana Silva.
Essa realidade também afeta a vida dos deficientes auditivos no mercado de trabalho. Para o projetista Francisco José de Camargo, a busca por emprego e o acesso à educação foram grandes desafios, já que ele e sua esposa Nariman Sankari viveram a época em que os deficientes auditivos não tinham o direito nem ao menos de se comunicar por meio de Libras.
"O primeiro passo é o reconhecimento", diz casal Francisco e Nariman
Por Juliana Veloso
“Trabalhei em uma empresa por 35 anos, tive um chefe que não tinha paciência em falar comigo, ele mal me olhava. Era difícil entender o que ele dizia, pois eu tinha que fazer leitura labial. Certa vez ele chegou a me chacoalhar”, relata Camargo.
A estudante de Libras do Instituto SELI (Surdez, Educação, Linguagem e Inclusão) Márcia Fabiana acredita que o primeiro passo é o reconhecimento e adequação da comunidade dentro da sociedade. “Hoje o surdo tem que ser visto como um ser com sua própria cultura, grupo e realidade. É de suma importância que ele tenha o direito de realizar atividades como qualquer outra pessoa”.
11/03/11Programa leva pesquisadores para estagiarem no exterior
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou no dia 10 de março, em Brasília, uma seleção de 124 pesquisadores para o programa de estágio pós-doutoral no exterior. Os escolhidos atuam em atividades de docência e pesquisa no Brasil. A iniciativa da Capes contribui para a inserção internacional de pesquisadores brasileiros, estabelecendo intercâmbio científico e pesquisas que contribuam para o desenvolvimento do país.
Fonte: www.nota10.com.br
10/03/11Selo “Escola Solidária 2011” acaba de ser lançado
O Instituto Faça Parte e a Fundação SM Brasil realizaram o lançamento nacional do selo “Escola Solidária 2011”. O evento ocorreu no dia 15 de março no Itaú Cultural, em São Paulo, reunindo professores, alunos e palestrantes. O objetivo do selo, criado em 2003, é prestar reconhecimento a escolas que valorizam e promovem o voluntariado entre seus alunos como maneira de compreender a sociedade e interagir positivamente em busca de um mundo melhor.
Fonte: catracalivre.folha.uol.br
09/03/11Sistema educacional falho leva alunos despreparados à universidade
A presença silenciosa de um mal que atinge muitos universitários em plena era digital
Por Adriana Nascimento e Juliana Veloso
Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), analfabeto funcional é a pessoa incapaz de interpretar o que lê e de usar a leitura e a escrita em atividades cotidianas. O descaso por parte das autoridades públicas e a falta de ação contra o problema está criando uma geração que chega ao ensino superior com dificuldades de aprendizagem.
Para a ex-professora em Biologia, Rafaela Quintanilha, 29 anos, o problema não é somente das autoridades. “Há falta de interesse dos professores e alunos que deveriam se incentivar mutuamente”. Para ela, os professores teriam que acompanhar e ajudar no processo de desenvolvimento e conhecimento do aluno. Mas segundo a bióloga, na sala de aula, ocorre exatamente o contrário.
"Falta conscientização", diz Filipe Correa
(Arquivo Pessoal)
Com acesso facilitado em tecnologia, os estudantes deveriam acumular mais conhecimentos. Porém, eles usam a internet, por exemplo, como mais um meio de entretenimento. O graduando em Tecnologia em Marketing, Filipe Augusto Correa, 25 anos, acredita que a faculdade poderia disponibilizar cursos extracurriculares de reforço em Português e Matemática. “Não solucionaria o problema, mas seria um grande passo para a conscientização”, afirma.
“Embora não seja seu único papel, é de competência da universidade diagnosticar e cogitar algum tipo de ação demonstrando não apenas de forma global seus contornos, mas localizando especificamente o problema”, diz a educadora Elizabeth Cury, idealizadora do projeto Unimel (Universidade na Melhoria da Escrita e da Leitura).
Com o objetivo de colaborar com a comunidade Cruzeiro do Sul no bairro de São Miguel, o programa Unimel atende desde alunos do primeiro grau quanto os graduados. São formadas turmas heterogênias para que os alunos que saibam mais contribuam com os que têm dificuldade. São preparadas práticas no ensino a leitura, produção de sentido, escrita e expressão oral. Para a professora, o papel da universidade é essencial e deve ter um envolvimento sério de quem o pratica.
25/02/2011Tiririca é o novo integrante da Comissão de Educação
O deputado federal Tiririca (PR-SP) passa a integrar a Comissão de Educação e Cultura da Câmara. A indicação ocorreu no dia 25 de fevereiro pelo líder do partido na Casa em Brasília, Lincoln Portela (MG). Foi o próprio Tiririca que pediu para entrar na Comissão por tratar da área em que atua – a cultura. Tiririca foi o deputado federal mais votado nas eleições de 2010, recebendo mais de 1,3 milhão de votos. Antes de assumir, ele teve de provar à Justiça Eleitoral que não era analfabeto.
Fonte: g1.com.br
21/02/11MEC recomenda não reprovar alunos nos três primeiros anos do ensino
O Ministro da Educação, Fernando Haddad, homologou no, mês de dezembro de 2010, a recomendação do Conselho Nacional de Educação (CNE) para acabar com a reprovação nos três primeiros anos do ensino fundamental e criar o ciclo de alfabetização e letramento. De acordo com Maria do Pilar Lacerda, secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), a medida foi tomada devido ao grande número de reprovações de crianças logo no primeiro ano do ensino fundamental.
Fonte: redecomunicadores.mec.gov.br
20/02/11Orientação para identificar alunos com altas habilidades
Um processo de sensibilização está sendo oferecido aos professores da rede pública neste ano de 2011. Esse curso vai subsidiar ações pedagógicas e o reconhecimento de características que podem ajudar no complexo processo de identificação do aluno com altas habilidades. O trabalho é realizado pelo Núcleo de Apoio a Altas Habilidades e Superdotados (NAAS), do Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies), subordinado a Gerência de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação.
Fonte: www.pvanews.com.br
18/02/2011Reajustes nas mensalidades ajudam no aumento da inflação
A prévia da inflação oficial do Brasil neste mês registrou alta de 0,97%, superior à taxa de 0,76% de janeiro e levemente acima da variação de 0,94% em fevereiro de 2010. Em 12 meses, o IPCA-15 acumula 6,08%, bem distante do centro da meta (4,5%). O grupo Educação, com alta de 5,88%, apresentou a maior variação e maior contribuição de grupo. Esse resultado reflete os reajustes verificados no início do ano letivo, com destaque para os aumentos nas mensalidades dos cursos de ensino formal.
Fonte: terra.com.br
Fonte: estadao.com.br
23/05/11Educação, pauta principal desde os jornais às redes sociais
Nas últimas semanas, o tema educação tem se destacado em todas as redes de informações do Brasil, desde a mídia escrita, TV e nas redes sociais. O vazamento do kit anti-homofobia, o desabafo da professora Amanda Gurgel em uma audiência pública no Rio Grande do Norte e as declarações do secretário do MEC sobre o conteúdo do material “Kit gay” provocaram reação de pais, professores, políticos, entidades religiosas, dos cidadãos brasileiros, o que refletiu na mídia. A Agência Hipertexto não ficará fora desse debate, em breve, teremos matérias sobre o assunto. Por enquanto, fiquem com os vídeos dos acontecimentos que levantaram tanta polêmica:
Vídeos do Kit anti-homofobia
Vídeo da professora Amanda Gurgel
Vídeo das declarações do secretário do Mec
11/05/2011Piso para professor estadual sobe para R$ 1.894,00 em São Paulo
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou hoje um aumento salarial de 13,8% para professores com atuação de 40 horas semanais no Estado a partir do mês de julho. Os docentes passarão a receber R$ 133,00 a mais – o valor passa de R$ 1.665 para R$ 1.894,00. A proposta é que, para 2012, o aumento seja de mais 10,02% sobre o valor acumulado, 6% em 2013, finalizando com 7% em 2014, com o piso de R$ 2.368,00.
Fonte: yahoo.com.br
04/05/2011Entre agressores e agredidos, não há vencedores no bullying
O aumento na frequência dessa prática gera um sentimento de revolta, preocupação e abandono
Por Adriana Nascimento e Juliana Veloso
No mês de março, um vídeo na internet mostrou um garoto australiano de 15 anos, Casey Heynes, revidando uma agressão na escola. As imagens rapidamente tornaram-se virais e o fato conquistou milhares de fãs em todo o mundo. Heynes deu entrevistas, foi homenageado com músicas, videoclipes, desenhos e, recentemente, Justin Bieber o colocou no palco. O garoto virou um símbolo mundial contra o bullying.
No mês seguinte, um ex-aluno de um colégio em Realengo, Rio de Janeiro, disparou contra dezenas de alunos, matando 12 e ferindo outros 12. Wellington Menezes de Oliveira, 23 anos, era conhecido pelos parentes e amigos como uma pessoa introvertida que somente se ocupava com o computador e, como já foi confirmado, também foi vitima de bullying na infância.
"O bullying, não escolhe suas vítimas", diz George Hamilton
(Imagem freestock)
Os dois casos refletem o aumento significativo de violência entre alunos de escolas, gerando um sentimento de revolta, preocupação e abandono. O termo, criado pelo professor norueguês na década de 80, Dan Olweus, nunca foi tão utilizado como nas últimas décadas. Mas, até agora, ataques como o que aconteceu em Realengo não eram uma realidade brasileira, o que gerou um temor ainda maior dos pais em deixar seus filhos na escola.
"Nunca pensei que poderia traumatizar alguém"
diz Daniel Fiori
Por Juliana Veloso
Daniel Fiori, 21 anos, revela que aos 12 anos praticava o bullying com os colegas de escola. “Escolhia as pessoas pelo teor de ‘engraçadice’. Sempre tinha que ter algo diferente. Agia sozinho ou em turma, não fazia muita diferença. Nunca pensei que poderia traumatizar alguém, mas brinco até hoje”.
Naturalmente as brincadeiras fazem parte do desenvolvimento infantil e dos adolescentes. O que difere as brincadeiras do bullying são a perseguição e crueldade e, principalmente, a escolha das vítimas, que sempre trazem traços diferentes dos agressores. Os agredidos se tornam pessoas com baixa auto-estima, vulneráveis e doentes.
Thiago Silva, 29 anos, afirma que era uma vítima em potencial. “Eu me diferenciava dos demais alunos, tinha roupas diferentes, era mais pobre, usava óculos, era gordo, tímido e gago. Era um prato cheio para as zombarias, por isso, passei a me excluir de tudo”. Silva revela que revidou os ataques: “Um dia, tomei coragem para entrar no time da escola e agredi um garoto que me perturbava havia dois anos. Depois disso, virei o ‘nerd desajustado’. Eles continuaram tirando sarro, mas agora tinham medo de mim”.
Para o coordenador pedagógico George Hamilton, 34 anos, a melhor arma para conter situações conflituosas ainda é o dialogo aberto sobre ações negativas e suas consequências. “O bullyng não escolhe suas vítimas. Todos, sem exceção, são possíveis alvos. Trabalhar conceitos como ética e cidadania é um meio para conter e proteger crianças e adolescentes de situações de exposição”, informa.
Assista o caso Casey Heynes
Assita a entrevista de Casey Heynes na A Current Affair
01/05/11Em Recife, crianças passam mal após comer merenda
No inicio do mês de abril, pelo menos 15 adolescentes passaram mal na escola de Referência em Ensino Médio Silva Jardim, no bairro de Monteiro no Recife. Os alunos disseram ter estranhando o gosto de um peixe ao molho que foi servido na hora do almoço. Por meio de nota, a Secretaria Estadual da Educação informou que a merenda escolar é feita por uma empresa terceirizada que, além de fabricar, também transporta os alimentos. A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) foi convocada para averiguar e esclarecer os fatos.
Fonte: www.anj.org.br
30/04/11Censo aponta alto índice de analfabetismo no país
O Censo 2010, divulgado nesta última sexta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa), apontou que cerca de 14.612.183 brasileiros são considerados analfabetos. As regiões norte e nordeste registram o maior índice, com 17,6% e 10,6% da população, respectivamente. O menor índice foi registrado no Distrito Federal, com 3,25%, seguido de Santa Catarina, com 3,86%. Rio de Janeiro e São Paulo apresentam o mesmo índice: 4,09%.
Fonte: g1.globo.com
29/04/11Novo piso salarial de professores causa impacto na economia
No ultimo mês de abril, cálculos divulgados pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) revelam que o impacto do novo piso salarial de professores na economia é de cerca de R$ 1,8 bi. De acordo com o plenário do STJ (Superior Tribunal de Justiça), que concedeu o aumento nacional no mês de fevereiro deste ano, nenhum professor poderá ganhar menos do que R$ 1.187,97 e estados e municípios não poderão utilizar o artifício de incorporar gratificações para atingir o valor mínimo. O estudo ressalta que ainda há riscos de o impacto se tornar maior na economia do país.
Fonte: O Estado de São Paulo
28/04/11No dia da Educação Dilma expande oferta de cursos técnicos
A presidente Dilma Rousseff, e o ministro da educação Fernando Haddad anunciaram no ultimo dia 28, Dia mundial da Educação, a expansão de escolas técnicas em todo o país. Além das 81 unidades que estão em execução com previsão de inauguração para o próximo ano, o Governo Federal anunciara nos próximos dias a criação de mais 120 escolas. Com as novas unidades, serão 600 em todo o país que deverão oferecer inúmeros cursos em diversas áreas para cerca de 600 mil estudantes brasileiros.
Fonte: Portal do Ministério da Educação
19/04/11Escolas do Rio aumentam segurança na rede municipal
Na manhã desta terça-feira, Cláudia Costin, secretária municipal de educação do Rio de Janeiro, anunciou que as 1064 escolas da rede terão pelo menos um inspetor por andar. Também haverá a instalação de câmeras de segurança e crachás de identificação para todos os funcionários das instituições. A medida é uma resposta à reivindicação dos pais, gerada após o ataque que matou 12 crianças e feriu outras 11 no último dia 7 naescola municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na zona oeste da cidade.
Fonte: www.jb.com.br
13/04/2011Professora “vende” alunos negros nos EUA
Em comemoração aos 150 anos da guerra civil americana, a professora Jessica Boyle, de Norfolk, Virginia (EUA), simulou um leilão de escravos em uma aula. Os alunos da 4º série foram separados. Os estudantes negros e mestiços foram vendidos aos coleguinhas brancos. O episódio ocorrido esta semana despertou críticas dos pais dos alunos que solicitaram um pedido de desculpas oficial da escola. No mês anterior, em Ohio, outra professora do ensino fundamental já havia se utilizado da mesma simulação.
Fonte: terra.com.br
06/04/11Instituto Paulo Freire realiza seminário de educação cidadã
O Instituto Paulo Freire promoveu no último dia 6 um evento intitulado “Seminário de educação cidadã: a participação dos familiares na construção da qualidade sociocultural da educação e no fortalecimento da gestão democrática”. Realizado na Casa de Cidadania Planetária, o projeto tem como objetivo ampliar o espaço de reflexão com representantes da sociedade civil e setores da gestão educacional com participação de familiares, visando à garantia do direito de aprender. Para mais informações sobre o evento acesse: paulofreire.org/Cidadania/ProgramaEducacaoParaACidadaniaPlanetaria.
Fonte: forumsocialsp.gov.br
23/03/11Sociedade civil e autoridades discutem Universidade Federal Leste
O movimento em prol da Universidade Federal na Zona Leste realizará sua reunião pela implementação da Universidade no dia 26 de março, às 9h, no salão da Igreja Nossa Senhora do Carmo (Rua Flores do Piauí, 170, Itaquera, zona leste de São Paulo). O movimento, criado em 2007, tem como objetivo atrair investimentos para a região, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social.
Fonte: www.adolfoquintas.com.br
31/03/2011Para os que não ouvem, a deficiência está na educação brasileira
Apesar dos avanços o país ainda está longe de oferecer uma grade curricular adequada a necessidades específicas
Por Adriana Nascimento e Juliana Veloso
De acordo com o censo da Educação Superior do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), em 2008 havia cerca de 1.450 estudantes deficientes auditivos matriculados em cursos superiores em universidades particulares e públicas no Brasil.
A inclusão de pessoas com deficiência auditiva tem sido acompanhada por aplausos a reprovações no meio educacional. De um lado, defende-se a inclusão de pessoas com deficiência como oposição à exclusão somente. Do outro, luta-se contra a realidade de uma educação totalmente superficial desde o ensino regular.
Um dos principais desafios enfrentados pela comunidade de deficientes auditivos é a falta de capacitação de profissionais. “Não é estar apenas na escola, o aluno merece uma educação de qualidade. A inclusão não significa um real acesso à educação. Temos muitas questões a serem trabalhadas em relação à adequação e capacitação do professor e a grade curricular”, explica a professora de Libras da Universidade Cruzeiro do Sul, Juliana Silva.
Essa realidade também afeta a vida dos deficientes auditivos no mercado de trabalho. Para o projetista Francisco José de Camargo, a busca por emprego e o acesso à educação foram grandes desafios, já que ele e sua esposa Nariman Sankari viveram a época em que os deficientes auditivos não tinham o direito nem ao menos de se comunicar por meio de Libras.
"O primeiro passo é o reconhecimento", diz casal Francisco e Nariman
Por Juliana Veloso
“Trabalhei em uma empresa por 35 anos, tive um chefe que não tinha paciência em falar comigo, ele mal me olhava. Era difícil entender o que ele dizia, pois eu tinha que fazer leitura labial. Certa vez ele chegou a me chacoalhar”, relata Camargo.
A estudante de Libras do Instituto SELI (Surdez, Educação, Linguagem e Inclusão) Márcia Fabiana acredita que o primeiro passo é o reconhecimento e adequação da comunidade dentro da sociedade. “Hoje o surdo tem que ser visto como um ser com sua própria cultura, grupo e realidade. É de suma importância que ele tenha o direito de realizar atividades como qualquer outra pessoa”.
11/03/11Programa leva pesquisadores para estagiarem no exterior
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou no dia 10 de março, em Brasília, uma seleção de 124 pesquisadores para o programa de estágio pós-doutoral no exterior. Os escolhidos atuam em atividades de docência e pesquisa no Brasil. A iniciativa da Capes contribui para a inserção internacional de pesquisadores brasileiros, estabelecendo intercâmbio científico e pesquisas que contribuam para o desenvolvimento do país.
Fonte: www.nota10.com.br
10/03/11Selo “Escola Solidária 2011” acaba de ser lançado
O Instituto Faça Parte e a Fundação SM Brasil realizaram o lançamento nacional do selo “Escola Solidária 2011”. O evento ocorreu no dia 15 de março no Itaú Cultural, em São Paulo, reunindo professores, alunos e palestrantes. O objetivo do selo, criado em 2003, é prestar reconhecimento a escolas que valorizam e promovem o voluntariado entre seus alunos como maneira de compreender a sociedade e interagir positivamente em busca de um mundo melhor.
Fonte: catracalivre.folha.uol.br
09/03/11Sistema educacional falho leva alunos despreparados à universidade
A presença silenciosa de um mal que atinge muitos universitários em plena era digital
Por Adriana Nascimento e Juliana Veloso
Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), analfabeto funcional é a pessoa incapaz de interpretar o que lê e de usar a leitura e a escrita em atividades cotidianas. O descaso por parte das autoridades públicas e a falta de ação contra o problema está criando uma geração que chega ao ensino superior com dificuldades de aprendizagem.
Para a ex-professora em Biologia, Rafaela Quintanilha, 29 anos, o problema não é somente das autoridades. “Há falta de interesse dos professores e alunos que deveriam se incentivar mutuamente”. Para ela, os professores teriam que acompanhar e ajudar no processo de desenvolvimento e conhecimento do aluno. Mas segundo a bióloga, na sala de aula, ocorre exatamente o contrário.
"Falta conscientização", diz Filipe Correa
(Arquivo Pessoal)
Com acesso facilitado em tecnologia, os estudantes deveriam acumular mais conhecimentos. Porém, eles usam a internet, por exemplo, como mais um meio de entretenimento. O graduando em Tecnologia em Marketing, Filipe Augusto Correa, 25 anos, acredita que a faculdade poderia disponibilizar cursos extracurriculares de reforço em Português e Matemática. “Não solucionaria o problema, mas seria um grande passo para a conscientização”, afirma.
“Embora não seja seu único papel, é de competência da universidade diagnosticar e cogitar algum tipo de ação demonstrando não apenas de forma global seus contornos, mas localizando especificamente o problema”, diz a educadora Elizabeth Cury, idealizadora do projeto Unimel (Universidade na Melhoria da Escrita e da Leitura).
Com o objetivo de colaborar com a comunidade Cruzeiro do Sul no bairro de São Miguel, o programa Unimel atende desde alunos do primeiro grau quanto os graduados. São formadas turmas heterogênias para que os alunos que saibam mais contribuam com os que têm dificuldade. São preparadas práticas no ensino a leitura, produção de sentido, escrita e expressão oral. Para a professora, o papel da universidade é essencial e deve ter um envolvimento sério de quem o pratica.
25/02/2011Tiririca é o novo integrante da Comissão de Educação
O deputado federal Tiririca (PR-SP) passa a integrar a Comissão de Educação e Cultura da Câmara. A indicação ocorreu no dia 25 de fevereiro pelo líder do partido na Casa em Brasília, Lincoln Portela (MG). Foi o próprio Tiririca que pediu para entrar na Comissão por tratar da área em que atua – a cultura. Tiririca foi o deputado federal mais votado nas eleições de 2010, recebendo mais de 1,3 milhão de votos. Antes de assumir, ele teve de provar à Justiça Eleitoral que não era analfabeto.
Fonte: g1.com.br
21/02/11MEC recomenda não reprovar alunos nos três primeiros anos do ensino
O Ministro da Educação, Fernando Haddad, homologou no, mês de dezembro de 2010, a recomendação do Conselho Nacional de Educação (CNE) para acabar com a reprovação nos três primeiros anos do ensino fundamental e criar o ciclo de alfabetização e letramento. De acordo com Maria do Pilar Lacerda, secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), a medida foi tomada devido ao grande número de reprovações de crianças logo no primeiro ano do ensino fundamental.
Fonte: redecomunicadores.mec.gov.br
20/02/11Orientação para identificar alunos com altas habilidades
Um processo de sensibilização está sendo oferecido aos professores da rede pública neste ano de 2011. Esse curso vai subsidiar ações pedagógicas e o reconhecimento de características que podem ajudar no complexo processo de identificação do aluno com altas habilidades. O trabalho é realizado pelo Núcleo de Apoio a Altas Habilidades e Superdotados (NAAS), do Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies), subordinado a Gerência de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação.
Fonte: www.pvanews.com.br
18/02/2011Reajustes nas mensalidades ajudam no aumento da inflação
A prévia da inflação oficial do Brasil neste mês registrou alta de 0,97%, superior à taxa de 0,76% de janeiro e levemente acima da variação de 0,94% em fevereiro de 2010. Em 12 meses, o IPCA-15 acumula 6,08%, bem distante do centro da meta (4,5%). O grupo Educação, com alta de 5,88%, apresentou a maior variação e maior contribuição de grupo. Esse resultado reflete os reajustes verificados no início do ano letivo, com destaque para os aumentos nas mensalidades dos cursos de ensino formal.
Fonte: terra.com.br
Fonte: estadao.com.br
23/05/11
Educação, pauta principal desde os jornais às redes sociais
Nas últimas semanas, o tema educação tem se destacado em todas as redes de informações do Brasil, desde a mídia escrita, TV e nas redes sociais. O vazamento do kit anti-homofobia, o desabafo da professora Amanda Gurgel em uma audiência pública no Rio Grande do Norte e as declarações do secretário do MEC sobre o conteúdo do material “Kit gay” provocaram reação de pais, professores, políticos, entidades religiosas, dos cidadãos brasileiros, o que refletiu na mídia. A Agência Hipertexto não ficará fora desse debate, em breve, teremos matérias sobre o assunto. Por enquanto, fiquem com os vídeos dos acontecimentos que levantaram tanta polêmica:
Vídeos do Kit anti-homofobia
Vídeo da professora Amanda Gurgel
Vídeo das declarações do secretário do Mec
11/05/2011
Piso para professor estadual sobe para R$ 1.894,00 em São Paulo
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou hoje um aumento salarial de 13,8% para professores com atuação de 40 horas semanais no Estado a partir do mês de julho. Os docentes passarão a receber R$ 133,00 a mais – o valor passa de R$ 1.665 para R$ 1.894,00. A proposta é que, para 2012, o aumento seja de mais 10,02% sobre o valor acumulado, 6% em 2013, finalizando com 7% em 2014, com o piso de R$ 2.368,00.
Fonte: yahoo.com.br
Fonte: yahoo.com.br
04/05/2011
Entre agressores e agredidos, não há vencedores no bullying
O aumento na frequência dessa prática gera um sentimento de revolta, preocupação e abandono
Por Adriana Nascimento e Juliana Veloso
No mês de março, um vídeo na internet mostrou um garoto australiano de 15 anos, Casey Heynes, revidando uma agressão na escola. As imagens rapidamente tornaram-se virais e o fato conquistou milhares de fãs em todo o mundo. Heynes deu entrevistas, foi homenageado com músicas, videoclipes, desenhos e, recentemente, Justin Bieber o colocou no palco. O garoto virou um símbolo mundial contra o bullying.
No mês seguinte, um ex-aluno de um colégio em Realengo, Rio de Janeiro, disparou contra dezenas de alunos, matando 12 e ferindo outros 12. Wellington Menezes de Oliveira, 23 anos, era conhecido pelos parentes e amigos como uma pessoa introvertida que somente se ocupava com o computador e, como já foi confirmado, também foi vitima de bullying na infância.
"O bullying, não escolhe suas vítimas", diz George Hamilton (Imagem freestock) |
Os dois casos refletem o aumento significativo de violência entre alunos de escolas, gerando um sentimento de revolta, preocupação e abandono. O termo, criado pelo professor norueguês na década de 80, Dan Olweus, nunca foi tão utilizado como nas últimas décadas. Mas, até agora, ataques como o que aconteceu em Realengo não eram uma realidade brasileira, o que gerou um temor ainda maior dos pais em deixar seus filhos na escola.
"Nunca pensei que poderia traumatizar alguém" diz Daniel Fiori Por Juliana Veloso |
Naturalmente as brincadeiras fazem parte do desenvolvimento infantil e dos adolescentes. O que difere as brincadeiras do bullying são a perseguição e crueldade e, principalmente, a escolha das vítimas, que sempre trazem traços diferentes dos agressores. Os agredidos se tornam pessoas com baixa auto-estima, vulneráveis e doentes.
Thiago Silva, 29 anos, afirma que era uma vítima em potencial. “Eu me diferenciava dos demais alunos, tinha roupas diferentes, era mais pobre, usava óculos, era gordo, tímido e gago. Era um prato cheio para as zombarias, por isso, passei a me excluir de tudo”. Silva revela que revidou os ataques: “Um dia, tomei coragem para entrar no time da escola e agredi um garoto que me perturbava havia dois anos. Depois disso, virei o ‘nerd desajustado’. Eles continuaram tirando sarro, mas agora tinham medo de mim”.
Para o coordenador pedagógico George Hamilton, 34 anos, a melhor arma para conter situações conflituosas ainda é o dialogo aberto sobre ações negativas e suas consequências. “O bullyng não escolhe suas vítimas. Todos, sem exceção, são possíveis alvos. Trabalhar conceitos como ética e cidadania é um meio para conter e proteger crianças e adolescentes de situações de exposição”, informa.
Assista o caso Casey Heynes
Assita a entrevista de Casey Heynes na A Current Affair
01/05/11
Em Recife, crianças passam mal após comer merenda
No inicio do mês de abril, pelo menos 15 adolescentes passaram mal na escola de Referência em Ensino Médio Silva Jardim, no bairro de Monteiro no Recife. Os alunos disseram ter estranhando o gosto de um peixe ao molho que foi servido na hora do almoço. Por meio de nota, a Secretaria Estadual da Educação informou que a merenda escolar é feita por uma empresa terceirizada que, além de fabricar, também transporta os alimentos. A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) foi convocada para averiguar e esclarecer os fatos.
Fonte: www.anj.org.br
Fonte: www.anj.org.br
30/04/11
Censo aponta alto índice de analfabetismo no país
O Censo 2010, divulgado nesta última sexta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa), apontou que cerca de 14.612.183 brasileiros são considerados analfabetos. As regiões norte e nordeste registram o maior índice, com 17,6% e 10,6% da população, respectivamente. O menor índice foi registrado no Distrito Federal, com 3,25%, seguido de Santa Catarina, com 3,86%. Rio de Janeiro e São Paulo apresentam o mesmo índice: 4,09%.
Fonte: g1.globo.com
Fonte: g1.globo.com
29/04/11
Novo piso salarial de professores causa impacto na economia
No ultimo mês de abril, cálculos divulgados pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) revelam que o impacto do novo piso salarial de professores na economia é de cerca de R$ 1,8 bi. De acordo com o plenário do STJ (Superior Tribunal de Justiça), que concedeu o aumento nacional no mês de fevereiro deste ano, nenhum professor poderá ganhar menos do que R$ 1.187,97 e estados e municípios não poderão utilizar o artifício de incorporar gratificações para atingir o valor mínimo. O estudo ressalta que ainda há riscos de o impacto se tornar maior na economia do país.
Fonte: O Estado de São Paulo
Fonte: O Estado de São Paulo
28/04/11
No dia da Educação Dilma expande oferta de cursos técnicos
A presidente Dilma Rousseff, e o ministro da educação Fernando Haddad anunciaram no ultimo dia 28, Dia mundial da Educação, a expansão de escolas técnicas em todo o país. Além das 81 unidades que estão em execução com previsão de inauguração para o próximo ano, o Governo Federal anunciara nos próximos dias a criação de mais 120 escolas. Com as novas unidades, serão 600 em todo o país que deverão oferecer inúmeros cursos em diversas áreas para cerca de 600 mil estudantes brasileiros.
Fonte: Portal do Ministério da Educação
Fonte: Portal do Ministério da Educação
19/04/11
Escolas do Rio aumentam segurança na rede municipal
Na manhã desta terça-feira, Cláudia Costin, secretária municipal de educação do Rio de Janeiro, anunciou que as 1064 escolas da rede terão pelo menos um inspetor por andar. Também haverá a instalação de câmeras de segurança e crachás de identificação para todos os funcionários das instituições. A medida é uma resposta à reivindicação dos pais, gerada após o ataque que matou 12 crianças e feriu outras 11 no último dia 7 naescola municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na zona oeste da cidade.
Fonte: www.jb.com.br
Fonte: www.jb.com.br
13/04/2011
Professora “vende” alunos negros nos EUA
Em comemoração aos 150 anos da guerra civil americana, a professora Jessica Boyle, de Norfolk, Virginia (EUA), simulou um leilão de escravos em uma aula. Os alunos da 4º série foram separados. Os estudantes negros e mestiços foram vendidos aos coleguinhas brancos. O episódio ocorrido esta semana despertou críticas dos pais dos alunos que solicitaram um pedido de desculpas oficial da escola. No mês anterior, em Ohio, outra professora do ensino fundamental já havia se utilizado da mesma simulação.
Fonte: terra.com.br
Fonte: terra.com.br
06/04/11
Instituto Paulo Freire realiza seminário de educação cidadã
O Instituto Paulo Freire promoveu no último dia 6 um evento intitulado “Seminário de educação cidadã: a participação dos familiares na construção da qualidade sociocultural da educação e no fortalecimento da gestão democrática”. Realizado na Casa de Cidadania Planetária, o projeto tem como objetivo ampliar o espaço de reflexão com representantes da sociedade civil e setores da gestão educacional com participação de familiares, visando à garantia do direito de aprender. Para mais informações sobre o evento acesse: paulofreire.org/Cidadania/ProgramaEducacaoParaACidadaniaPlanetaria.
Fonte: forumsocialsp.gov.br
Fonte: forumsocialsp.gov.br
23/03/11
Sociedade civil e autoridades discutem Universidade Federal Leste
O movimento em prol da Universidade Federal na Zona Leste realizará sua reunião pela implementação da Universidade no dia 26 de março, às 9h, no salão da Igreja Nossa Senhora do Carmo (Rua Flores do Piauí, 170, Itaquera, zona leste de São Paulo). O movimento, criado em 2007, tem como objetivo atrair investimentos para a região, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social.
Fonte: www.adolfoquintas.com.br
Fonte: www.adolfoquintas.com.br
31/03/2011
Para os que não ouvem, a deficiência está na educação brasileira
Apesar dos avanços o país ainda está longe de oferecer uma grade curricular adequada a necessidades específicas
Por Adriana Nascimento e Juliana Veloso
De acordo com o censo da Educação Superior do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), em 2008 havia cerca de 1.450 estudantes deficientes auditivos matriculados em cursos superiores em universidades particulares e públicas no Brasil.
A inclusão de pessoas com deficiência auditiva tem sido acompanhada por aplausos a reprovações no meio educacional. De um lado, defende-se a inclusão de pessoas com deficiência como oposição à exclusão somente. Do outro, luta-se contra a realidade de uma educação totalmente superficial desde o ensino regular.
Um dos principais desafios enfrentados pela comunidade de deficientes auditivos é a falta de capacitação de profissionais. “Não é estar apenas na escola, o aluno merece uma educação de qualidade. A inclusão não significa um real acesso à educação. Temos muitas questões a serem trabalhadas em relação à adequação e capacitação do professor e a grade curricular”, explica a professora de Libras da Universidade Cruzeiro do Sul, Juliana Silva.
Essa realidade também afeta a vida dos deficientes auditivos no mercado de trabalho. Para o projetista Francisco José de Camargo, a busca por emprego e o acesso à educação foram grandes desafios, já que ele e sua esposa Nariman Sankari viveram a época em que os deficientes auditivos não tinham o direito nem ao menos de se comunicar por meio de Libras.
"O primeiro passo é o reconhecimento", diz casal Francisco e Nariman Por Juliana Veloso |
“Trabalhei em uma empresa por 35 anos, tive um chefe que não tinha paciência em falar comigo, ele mal me olhava. Era difícil entender o que ele dizia, pois eu tinha que fazer leitura labial. Certa vez ele chegou a me chacoalhar”, relata Camargo.
A estudante de Libras do Instituto SELI (Surdez, Educação, Linguagem e Inclusão) Márcia Fabiana acredita que o primeiro passo é o reconhecimento e adequação da comunidade dentro da sociedade. “Hoje o surdo tem que ser visto como um ser com sua própria cultura, grupo e realidade. É de suma importância que ele tenha o direito de realizar atividades como qualquer outra pessoa”.
11/03/11
Programa leva pesquisadores para estagiarem no exterior
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou no dia 10 de março, em Brasília, uma seleção de 124 pesquisadores para o programa de estágio pós-doutoral no exterior. Os escolhidos atuam em atividades de docência e pesquisa no Brasil. A iniciativa da Capes contribui para a inserção internacional de pesquisadores brasileiros, estabelecendo intercâmbio científico e pesquisas que contribuam para o desenvolvimento do país.
Fonte: www.nota10.com.br
Fonte: www.nota10.com.br
10/03/11
Selo “Escola Solidária 2011” acaba de ser lançado
O Instituto Faça Parte e a Fundação SM Brasil realizaram o lançamento nacional do selo “Escola Solidária 2011”. O evento ocorreu no dia 15 de março no Itaú Cultural, em São Paulo, reunindo professores, alunos e palestrantes. O objetivo do selo, criado em 2003, é prestar reconhecimento a escolas que valorizam e promovem o voluntariado entre seus alunos como maneira de compreender a sociedade e interagir positivamente em busca de um mundo melhor.
Fonte: catracalivre.folha.uol.br
Fonte: catracalivre.folha.uol.br
09/03/11
Sistema educacional falho leva alunos despreparados à universidade
A presença silenciosa de um mal que atinge muitos universitários em plena era digital
Por Adriana Nascimento e Juliana Veloso
Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), analfabeto funcional é a pessoa incapaz de interpretar o que lê e de usar a leitura e a escrita em atividades cotidianas. O descaso por parte das autoridades públicas e a falta de ação contra o problema está criando uma geração que chega ao ensino superior com dificuldades de aprendizagem.
Para a ex-professora em Biologia, Rafaela Quintanilha, 29 anos, o problema não é somente das autoridades. “Há falta de interesse dos professores e alunos que deveriam se incentivar mutuamente”. Para ela, os professores teriam que acompanhar e ajudar no processo de desenvolvimento e conhecimento do aluno. Mas segundo a bióloga, na sala de aula, ocorre exatamente o contrário.
"Falta conscientização", diz Filipe Correa (Arquivo Pessoal) |
“Embora não seja seu único papel, é de competência da universidade diagnosticar e cogitar algum tipo de ação demonstrando não apenas de forma global seus contornos, mas localizando especificamente o problema”, diz a educadora Elizabeth Cury, idealizadora do projeto Unimel (Universidade na Melhoria da Escrita e da Leitura).
Com o objetivo de colaborar com a comunidade Cruzeiro do Sul no bairro de São Miguel, o programa Unimel atende desde alunos do primeiro grau quanto os graduados. São formadas turmas heterogênias para que os alunos que saibam mais contribuam com os que têm dificuldade. São preparadas práticas no ensino a leitura, produção de sentido, escrita e expressão oral. Para a professora, o papel da universidade é essencial e deve ter um envolvimento sério de quem o pratica.
25/02/2011
Tiririca é o novo integrante da Comissão de Educação
O deputado federal Tiririca (PR-SP) passa a integrar a Comissão de Educação e Cultura da Câmara. A indicação ocorreu no dia 25 de fevereiro pelo líder do partido na Casa em Brasília, Lincoln Portela (MG). Foi o próprio Tiririca que pediu para entrar na Comissão por tratar da área em que atua – a cultura. Tiririca foi o deputado federal mais votado nas eleições de 2010, recebendo mais de 1,3 milhão de votos. Antes de assumir, ele teve de provar à Justiça Eleitoral que não era analfabeto.
Fonte: g1.com.br
Fonte: g1.com.br
21/02/11
MEC recomenda não reprovar alunos nos três primeiros anos do ensino
O Ministro da Educação, Fernando Haddad, homologou no, mês de dezembro de 2010, a recomendação do Conselho Nacional de Educação (CNE) para acabar com a reprovação nos três primeiros anos do ensino fundamental e criar o ciclo de alfabetização e letramento. De acordo com Maria do Pilar Lacerda, secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), a medida foi tomada devido ao grande número de reprovações de crianças logo no primeiro ano do ensino fundamental.
Fonte: redecomunicadores.mec.gov.br
Fonte: redecomunicadores.mec.gov.br
20/02/11
Orientação para identificar alunos com altas habilidades
Um processo de sensibilização está sendo oferecido aos professores da rede pública neste ano de 2011. Esse curso vai subsidiar ações pedagógicas e o reconhecimento de características que podem ajudar no complexo processo de identificação do aluno com altas habilidades. O trabalho é realizado pelo Núcleo de Apoio a Altas Habilidades e Superdotados (NAAS), do Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies), subordinado a Gerência de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação.
Fonte: www.pvanews.com.br
Fonte: www.pvanews.com.br
18/02/2011
Reajustes nas mensalidades ajudam no aumento da inflação
A prévia da inflação oficial do Brasil neste mês registrou alta de 0,97%, superior à taxa de 0,76% de janeiro e levemente acima da variação de 0,94% em fevereiro de 2010. Em 12 meses, o IPCA-15 acumula 6,08%, bem distante do centro da meta (4,5%). O grupo Educação, com alta de 5,88%, apresentou a maior variação e maior contribuição de grupo. Esse resultado reflete os reajustes verificados no início do ano letivo, com destaque para os aumentos nas mensalidades dos cursos de ensino formal.
Fonte: terra.com.br
Fonte: terra.com.br
4 comentários:
Adorei as reportagens, mandei um e-mail pra vc falar de vária formas de educação uma delas é sobre a saúde, que é uma piada (sem graça)...
Boa Sorte a todos o site é muito informativo...
Marisa Palmeira
Obrigado pela participação, Marisa.
Volte sempre!
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