1 de fev. de 2011

Cotidiano








14/08/2011
Aniversário da Mooca conta com diversas atrações gratuitas

O tradicional bairro da Mooca, localizado na zona leste, comemora 455 anos no mês de agosto. Para celebrar, a comunidade local organizou uma série de atividades gratuitas na região. Entre as principais atrações, estão o Festival de Inverno, Encontro de Veículos Antigos, Passeio Ciclístico, Festa Italiana e o Concurso Miss Mooca. A programação completa, com data e horário, você confere no site: www.capital.sp.gov.br
       
Fontes:www.prefeitura.sp.gov.br, www.encontramooca.com.br e
www.cadernosp.com.br

17/06/2011
Prefeitura de São Paulo implanta novo sistema de coleta seletiva


Com o objetivo de aumentar os índices de reciclagem, a população participa separando o lixo em casa

Por Fernanda Ricardo

Caminhão da cooperativa EcoUrbis
Por Bruno Dionísio

Na primeira fase de implantação do programa pela Prefeitura da cidade de São Paulo, 72 caminhões já realizam a coleta seletiva do lixo nas ruas paulistanas. Atendendo 74 distritos, os veículos, que têm compactadores e gaiolas para armazenamento do lixo reciclável, contemplam novas rotas que foram reorganizadas pela Prefeitura.

A separação do lixo deve ser feita pelo próprio morador em sua casa. O material separado será recolhido pelo caminhão seletivo em dias e horários diferentes da coleta normal. O lixo seco, aquele que pode ser reciclado, deve estar em um saco diferente do lixo úmido, que é formado por materiais orgânicos e não-recicláveis.

A fim de facilitar e ajudar as pessoas, que não estão acostumadas com o sistema, foi criada pela própria Prefeitura, para divulgação, a Dona Seletiva, personagem que dá dicas de como proceder na separação desses materiais. “Dona Seletiva foi criada para auxiliar os munícipes a separar os resíduos, pois muitos ainda misturam o lixo orgânico com o seco”, explica Jonathan Alves, encarregado de tráfego na EcoUrbis. A personagem está estampada em folhetos distribuídos pelos bairros.


Coletores da cooperativa afirmam
que a há respeito pelo trabalho
Por Bruno Dionísio
Após o recolhimento, o lixo reciclável é levado até centrais de triagens onde trabalhadores cooperados separam cada tipo de produto: plástico, vidro, papel e metal. José Silva de Queiroz, coletor há 10 anos, comenta: “Me sinto bem no meu trabalho, cada vez mais pessoas estão participando e me perguntam que horas o caminhão passa”.



Com o intuito de aumentar a reciclagem na cidade e, consequentemente, a qualidade de vida dos moradores, essa iniciativa visa a elevar o índice de materiais reciclados de 1,8 mil toneladas por mês para pelo menos 9 mil toneladas mensais. “O que está sendo feito hoje é um bom começo, pois estamos envolvendo na cultura do brasileiro essa necessidade de reciclar”, afirma Alves.

A Prefeitura pretende promover outras mudanças, como a inclusão de profissionais de reciclagem e catadores no sistema de coleta seletiva, o aumento dos turnos nas centrais de triagem do lixo e principalmente a ampliação das rotas dos caminhões e do número de frequências semanais.

Para consultar dia e horário de coleta em sua rua, ligue para 156 ou acesse: www.limpurb.sp.gov.br




Infográfico de tempo de decomposição 

Por Fernanda Ricardo



10/06/2011

Pesquisa no Carrão revela violência como principal problema do bairro

Furto, roubos de carros e assaltos a ônibus são as principais ocorrências da região

Por Fernanda Ricardo

31º Distrito Policial da vila carrão, localizada em uma das principais vias do bairro
Por Bruno Dionísio

Em pesquisa recente conduzida pelo Instituto Datafolha, foi perguntado aos moradores do bairro Vila Carrão, Zona Leste de São Paulo, qual o principal problema da região, e quase metade dos entrevistados apontaram a violência como ponto crítico.

Com índice de mortalidade por homicídio que não ultrapassou 47 mortes por 100 mil habitantes em 99, a área da Vila Carrão – que inclui a Vila Carrão, a Vila Formosa, a Vila Aricanduva e o Parque São Lucas – tem como principais ocorrências o furto e o roubo de carro e os assaltos a ônibus.

O cobrador Sérgio Cabral afirma que os índices de assaltos a ônibus diminuíram após a implantação do bilhete único. “Com os passageiros usando o bilhete, quase não fica dinheiro no caixa”.

O furto e o roubo de veículos foi o único crime que cresceu em julho na área do 31º DP (Distrito Policial), na Vila Carrão, com 10% de aumento em relação ao mês anterior. “Os bandidos não escolhem hora nem local pra roubar”, revela a comerciante da região Elza Moura, que já teve seu carro roubado quando chegava ao seu comércio pela manhã.  Apesar disso, Elza diz que se sente segura no bairro e que não se mudaria.

Perina, presidente Conseg vila carrão, diz que trabalha por paixão
Por Bruno Dionísio

Lourival Domingos Perina, atual presidente da Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) realiza mensalmente uma reunião no bairro para que os munícipes levem os problemas e sugestões para a melhora na segurança. “Na última reunião, uma das moradoras pediu o corte de uma árvore em sua rua, pois assaltantes podiam se aproveitar da planta para se esconder à noite”.

No final de seu terceiro mandato, Perina afirma que o Conseg é um intermediário entre a população e os órgãos policiais e subprefeitura. Quando questionado sobre a violência no bairro, Perina diz: “Violência, no sentido de morte, latrocínio, é zero. O que temos são os roubos menores, como os de celulares. Moro na região desde 1963 e considero talvez como um dos bairros mais tranquilos de São Paulo”.

Outra questão apontada pelo presidente foi a do não registro de boletins de ocorrência. “A população tem medo de ir à delegacia, mas é necessário, pois, quando acharem o criminoso, terá um registro para condená-lo”.



26/05/2011

A Agência Hipertexto está oficialmente no ar

Lançamento oficial do site foi um grande sucesso no dia da abertura do EnCom

Por Adriana Nascimento

O dia 17 de maio de 2011 ficará marcado na memória dos alunos de 4º e 5º semestres de Jornalismo do campus Anália Franco da Universidade Cruzeiro do Sul. Neste dia, aconteceu o lançamento oficial da Agência Hipertexto.

No hall de entrada do auditório FHC, foi montando um stand para a apresentação do projeto idealizado desde o segundo semestre de 2010 pelos discentes. Apesar da ideia que fervilhava na cabeça dos alunos, somente com o apoio e por ter se tornado um projeto interdisciplinar é que a agência virou realidade.

Alunos, professores e visitantes compareceram para prestigiar o evento, que contou com o apoio do coordenador de Comunicação Social da Universidade Cruzeiro do Sul, Carlos Barros Monteiro. “Muito interessante e oportuna utilizar o Encom para tal. Deu uma excelente visibilidade, com ações que atraíram outras áreas”, comenta.

Aluna Elizabeth Costa apresentando o site ao
Coordenador Carlos Monteiro
Por Adriana Nascimento

Pauta, notas, fontes, entrevistas, fotos, matérias. Nunca os alunos produziram tanto. Todas as semanas a responsabilidade de criar conteúdo de qualidade para o site. Para a aluna e editora da seção “Entrevista”, Roberta Chamorro, a responsabilidade aumentou após o lançamento da agência. “A responsabilidade tornou-se fundamental para todos, uma vez que agora fazemos parte dos profissionais da informação”, diz.

Roberta deixa sua impressão sobre o site: “Nossa agência está com aspecto bem clean, com uma linguagem bem acessível para todos os públicos”, opina.

Alunos Roberta Chamorro e João Pontaltti, no stand do evento
Por Adriana Nascimento

Para Elizabeth Costa, repórter da editoria “Cotidiano”, está satisfeita com o resultado. “O site está lindo e cheio de energia”, comenta. Energia essa levada com o carinho e sentimento de dever cumprido dos alunos e professores responsáveis.

Para colocar o site no ar, houve muito trabalho, testes, pesquisas e muitas noites de sono perdidas. João Pontaltti, editor da seção “Mundo” e responsável pelo design do site, afirma que todo o esforço valeu a pena. ”Particularmente, fiquei muito feliz pelo resultado e aprovação do público. É ótimo ver que o trabalho tem futuro e que vale a pena passar as madrugadas trabalhando”.

A supervisora do curso de Jornalismo e editora-chefe da agência, Flávia Serralvo, revelou que o envolvimento dos alunos com o projeto ficou mais intenso depois do lançamento. “Sinto que os alunos responsáveis pelo site estão mais empolgados em ver seus textos, fotos e vídeos publicados depois que o lançamento foi feito e estão se dedicando ainda mais”, compartilha Flávia.

Da esquerda para direita: Professora Flávia Serralvo, Elizabeth Costa,
Adriana Nascimento, Fernanda Ricardo e João Pontaltti
Por Roberta Chamorro


A professora deixa o seguinte recado aos alunos: “Precisamos seguir firmes e fortes para que os nossos internautas tenham sempre informações novas no site”. 

Para conhecer a Agência Hipertexto, visite o site (www.aghipertexto.blogspot.com). Vale a pena conferir!






22/05/11

Alunos de Comunicação apresentam o Comunic’art 2011


Tendo como base o livro de George Orwell, universitários são avaliados no festival

Por: Bruno Dionísio, Elizabeth Costa e Fernanda Ricardo

Os alunos dos primeiros semestres de Comunicação Social da Universidade Cruzeiro do Sul apresentaram nos dias 5 e 6 de maio, no Auditório FHC (campus Anália Franco), o II Festival Comunic’art, um encontro entre a comunicação e a arte, com a temática “sociedade vigiada”.

Auditório FHC: Alunos se preparam para início das apresentações
Por Elizabeth Costa

“Quando o aluno entra no curso de Comunicação, ele era receptor e agora ele se torna o emissor, então é muito importante que ele desmistifique esse universo”, comenta a professora mestre Lara Maria. Os alunos se organizaram e têm liberdade para apresentar as propostas à sua maneira. Fabiana Aparecida, mãe de uma aluna do curso, diz: “Serviu de alerta, e acredito que somos vigiados sempre.”

Os pontos enfatizados pelos grupos foram os diversos meios de controle que existem atualmente, que, ao mesmo tempo em que nos protegem, fazem com que percamos a privacidade. “A proposta é gerar uma reflexão, pois nós, profissionais de Comunicação, vamos ter uma série de ferramentas para utilizar, e temos que ter consciência de que isso deve ser usado de uma forma correta”, afirma o professor Ricardo Rocca, um dos membros da banca avaliadora.

Banca da sexta-feira 06/05: da esqueda para direita, Mariah Bressani,
Vagner Tranche, Cássia Regina e Lara Maria
Por Bruno Dionísio

“Como critérios de avaliação está a criatividade, o modo de se expressar”, revela o professor mestre  Vagner Tranche, que também é avaliador no festival. A coordenadora do evento, professora mestre Lara Maria, está satisfeita com os resultados atingidos neste ano, mas afirma que gostaria que os alunos tivessem ousado mais. “O envolvimento de todos foi maravilhoso, mas quanto à temática eu quero que ousem mais, porque a comunicação tem uma chamada muito boa com o artístico”.

O professor Cláudio Kinjo ressalta: “Os alunos tinham que falar sobre a sociedade vigiada usando da arte, só que a sociedade que estamos hoje é diferente da época do totalitarismo de George Orwell.  Agora, a sociedade vigiada está mais no espaço, como: bulimia, nota fiscal paulista e as câmeras de vigilância”.

Esta semana ocorreu o EnCom, mais um evento promovido pelos cursos de Comunicação e que também contará com a cobertura da Agência Hipertexto. Aguardem!





21/05/2011
Semana Cultural da Cruzeiro do Sul promove integração dos alunos



Entre os dias 23 e 27 de maio, acontecerá nos quatro campi da Universidade Cruzeiro do Sul a “Semana Cultural”, com programações de música, dança, exposições e muitas outras atrações. Com o objetivo de promover a cultura, entretenimento e interação aos alunos, a iniciativa é da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários. Acompanhe a programação completa pelo site da cruzeiro do sul.


Fonte: cruzeirodosul.edu.br/noticia



19/05/2011

Cursos on-line sobre mídias sociais são oferecidos aos universitários

A Universidade Cruzeiro do Sul está oferecendo dois cursos on-line sobre redes sociais. Um deles é gratuito e o outro é pago. São eles, respectivamente: Comunicação no mundo 2.0 – turmas de junho, e Decifrando as mídias sociais: rentabilidade e visibilidade – turmas de agosto. Os cursos vão trabalhar com a temática dentro das empresas e como seus funcionários devem proceder no mundo 2.0. As inscrições são feitas no site: http://www.interativoweb.net.br/cursoredesocial/

Fonte: www.unicsulvirtual.com.br

18/05/2011
Vila Formosa, na zona leste de São Paulo, ganha uma nova praça

Região conhecida por suas ruas acabarem ou começarem em praças ganha uma nova praça. É a essa transformação que os moradores próximos ao terreno que fica na Rua Barra do Camarajibe, na Vila Formosa, estão assistindo. A área era um ponto de despejo irregular de entulho e lixo. Para combater essa prática, a Subprefeitura, após a limpeza do local, está preparando o terreno para transformá-lo num local de lazer e caminhadas, que terá dois conjuntos de mesas e cadeiras, áreas gramadas e passeios internos.


16/05/2011
Prefeitura beneficia escolas com o programa de melhoria e manutenção

A Prefeitura está intensificando as obras de melhoria das escolas. Mais de 400 unidades estão passando por reforma ou manutenção em toda a cidade. Na zona leste, uma das beneficiadas foi o Centro de Educação Infantil (CEI) Vereador Gabriel Nogueira Quadros, no distrito de Aricanduva.  A escola ganhou cobertura de alvenaria na entrada para proteger as crianças nos dias de chuva, novos pisos e azulejos e pintura geral. É mais conforto e segurança para os 134 alunos matriculados em período integral.




03/05/2011
Série que registra os bairros de São Paulo chega a sua 5ª edição

A Secretaria Municipal de Cultura abriu inscrições para os interessados em produzir documentários para a série “História dos Bairros de São Paulo”. O concurso irá selecionar dez propostas de documentários tendo São Paulo como tema e locação. Este ano, o programa vai beneficiar sete regiões da cidade, e a de Vila Formosa está entre elas. Para mais informações, acesse: prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/ecine.

Fonte: prefeitura.sp.gov.br

02/05/2011
3° Mutirão da Saúde promoverá a realização de exames de sangue gratuitos

No dia 14 de maio, das 8h às 16h, será realizado o 3º Mutirão da Saúde, que visa a prevenir e ajudar a população por meio da realização de exames. Em uma parceria com o Rotary Club Vila Carrão, a Subprefeitura Aricanduva promove essa ação comunitária que contará com a presença de profissionais habilitados do Hemocentro da Santa Casa de São Paulo para a coleta de sangue da população. O Mutirão acontecerá no Supermercado Ecocenter, localizado na Rua Azevedo Soares, 2726. 


Fonte: prefeitura.sp.gov.br

01/05/2011
Subprefeitura Aricanduva traz juizado itinerante até a população

Promovido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, um juizado itinerante atenderá a população entre os dias 2 e 6 de maio, das 10h às 16h, a fim de resolver de forma rápida e gratuita os problemas do dia a dia dos moradores da região. Entre os serviços prestados estão: pequenas causas; direito do consumidor; problemas de vizinhança; execução de títulos, cheques e notas promissórias; colisão de veículos e cobranças em geral. Os servidores estarão na Rua Eponina, 82 – Auditório da Subprefeitura Aricanduva. 


Fonte: prefeitura.sp.gov.br



19/04/2011
Feira de artesanato traz diversão e cultura aos moradores da Formosa

Há mais de 10 anos, a Praça Sampaio Vidal promove o comércio de produtos artesanais


Artesanatos ficam expostos na praça para atrair a clientela
Por Elizabeth Costa

Por Fernanda Ricardo

Acontece às sextas e sábados na Praça Sampaio Vidal, no bairro da Vila Formosa, feiras de artesanato oferecendo comidas típicas e produtos artesanais, tais como pintura em tecidos e em pedras, gravações em madeira, camisetas estampadas, chinelos bordados, crochê, tricô, biscuit, entre outros. Os moradores da região têm das 9 às 17 horas para usufruir das boas opções de compras.

Crianças do bairro se divertem na Praça
Por Elizabeth Costa
Enquanto as mães desfrutam da diversidade oferecida pela feira, as crianças podem brincar. “Acredito que aqui seja um local bem seguro para a minha filha se divertir enquanto olho as novidades”, afirma Andréia Fernanda.

De acordo com informações cedidas pela Subprefeitura da Vila Formosa, a feira recebe em média 5.000 pessoas, o que beneficia muito o comércio da região. Como conta Oraides Gama, comerciante do local desde 1998: “O mercado de maneira geral estava parado, porém, após a promoção de eventos na praça, tivemos um aumento razoável no movimento”.



A autorização cedida pela Prefeitura, deve ficar  visível
Por Elizabeth Costa
Osivaldo Rosa, Supervisor de Cultura da Subprefeitura, é o responsável por conceder as licenças aos comerciantes. Ele explica que a feira existe há 10 anos e que todos os profissionais estão devidamente credenciados.

Os moradores também podem participar dos jogos de dominó e cartas que são promovidos durante o dia nas mesas espalhadas pela praça. “Moro aqui desde que nasci. Antes eu andava de bicicleta na praça, mas agora venho sempre jogar dominó”, revela Catarina Maduenha, 71 anos, moradora do bairro.



18/04/2011
Subprefeitura da Mooca retira toneladas de resíduos da Marginal Tietê

A Subprefeitura da Mooca realizou três operações na Marginal Tietê, entre os dias 13 de março e 10 de abril, referente à ação concentrada de zeladoria. Mais de 64 toneladas de resíduos foram removidas do anel viário, por meio dos serviços de limpeza pública. Até o término do mês de abril as atividades planejadas seguirão. A iniciativa da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras abrange os distritos Água Rasa, Belém, Brás, Mooca, Pari e Tatuapé. 


Fonte: prefeitura.sp.org.br

16/04/2011
Vila dos Idosos firma parcerias para o atendimento dos moradores




A Vila dos Idosos é um conjunto habitacional desenvolvido pela Secretaria Municipal de Habitação. Visando a um melhor atendimento a seus moradores, os coordenadores da Vila estão estabelecendo parcerias. Uma das já formalizadas foi com a Associação Reciclázaro, que prevê o aprendizado relativo à horta comunitária da Vila. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, outra parceira, é na realização de exames médicos para os idosos. 


Fonte: prefeitura.sp.org.br

15/04/2011
Nova etapa do programa de recapeamento contempla quatro ruas da Mooca

O programa de recapeamento da Prefeitura de São Paulo irá repavimentar quatro ruas da área sob jurisdição da Subprefeitura Mooca. As vias inclusas são: Serra do Japi, Marechal Barbacena, Dr. João Batista de Lacerda e Serra da Bocaina.  Os trabalhos durarão cerca de 30 dias. Desde o início do ano, a Prefeitura liberou dois lotes de recapeamento, que somam 117 vias em um total de 98,5 km em toda a cidade. 


Fonte: prefeitura.sp.gov.br


12/04/2011

Polícia prende dupla que vendeu revólver para atirador do Realengo


Através de uma denúncia anônima policiais do 21° BPM de São João de Meriti prenderam a dupla que admitiu ter vendido o revólver calibre 32 para o atirador Wellington Oliveira, da tragédia na escola do Realengo, ocorrida na Zona Oeste do Rio no último dia sete de abril. Os acusados já tiveram a prisão preventiva decretada.

Fonte: Jornal Folha de São Paulo

07/04/2011
Operação cata-bagulho percorrerá a região do Aricanduva

Acontece neste sábado (16/04) a operação cata-bagulho, em que equipes da Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão percorrerão as ruas da região recolhendo materiais como móveis velhos, madeiras, eletrodomésticos quebrados. O perímetro atendido fica entre as avenidas Mazzaropi, Aricanduva, Marapanim e Rio das Pedras. Os objetos a serem recolhidos deverão ser colocados nas calçadas até as 9 horas. Um dos objetivos da ação é impedir que os materiais sem uso sejam descartados em vias públicas. 


Fonte: prefeitura.sp.gov.br

07/04/2011
Biblioteca no Tatuapé oferece oficinas kirigami e teatro das sombras

Durante a semana de comemoração do aniversário de seu patrono, a biblioteca Hans Christian Andersen realizará diversas oficinas. No dia de 6 abril, das 10h às 13h e das 14h às 17h, haverá aulas de kirigami (recortes em papel). O requisito é que o participante tenha acima de 10 anos. No dia 7 de abril, no mesmo horário, é a vez do teatro das sombras, oferecido a quem tem mais de 12 anos, com vagas também limitadas. Para mais informações, acesse bibliotecacontosdefadas.wordpress.com. 


Fonte: prefeitura.sp.gov.br

06/04/2011
Curso de Nutrição oferece palestras no dia mundial da saúde

Para comemorar o dia mundial da saúde, em sete de abril, o curso de Nutrição da Universidade Cruzeiro do Sul promoverá palestras no campus Anália Franco abertas aos alunos e a comunidade. Com o tema: “Alimentação Saudável: propostas atuais”, o objetivo do evento é alertar o público para a manutenção de hábitos saudáveis na alimentação. Os interessados devem se inscrever pelo telefone: (11) 2672-6247.


Fonte: cruzeirodosul.edu.br/noticias



05/04/2011
Calçadas da cidade de São Paulo prejudicam a circulação de pedestres

Em situação precária, as calçadas paulistanas necessitam de reforma e adaptações para os deficiente

Por Fernanda Ricardo

“Vejo muitas pessoas tropeçarem nas calçadas próximas a minha residência, e eu tenho que ir para a valeta às vezes para não ter que ir desviando dos buracos que encontro”, diz Zaíra Lima, moradora da região da Vila Formosa e portadora de mobilidade reduzida desde 2008. Calçadas em más condições e que não possuem rampas de acesso, por exemplo,  prejudicam pedestres, cadeirantes, a correta circulação de carrinhos de bebê e o tráfego tranquilo de idosos que possuem dificuldades de locomoção.

Av Eduardo Cothing, Vila Formosa, ZL
(Por Elizabeth Costa)
Buracos, desníveis, lixo e comércio ambulante foram identificados como os maiores problemas para a mobilidade dos pedestres. Segundo a assessoria de imprensa da subprefeitura de São Paulo, o proprietário de cada imóvel é responsável pela construção e manutenção do trecho de calçada em frente a seu lote. A única medida que pode ser adotada pela administração pública é a aplicação de multas. Visto que não há uma fiscalização sistemática, as calçadas ficam abandonadas, esburacadas e muitas vezes o pedestre caminha junto ao tráfego.

Segundo o urbanista José Gianelli, para que houvesse a diminuição desses transtornos, seria necessário repensar a forma de urbanização, pois a cidade foi crescendo desordenada e sem uma padronização de seus pavimentos. “Existem alguns estudos que visam a melhorar as condições das calçadas, de forma que o poder público as executaria através de projetos específicos, não deixando a cargo de cada particular, porém isso são apenas estudos”, conclui. Ele ainda cita que existem problemas com relação à arborização e a colocação de postes desordenadamente na cidade, o que dificulta a circulação, principalmente, dos deficientes físicos.

Entretanto, há as exceções. Em São Miguel Paulista, no extremo leste da capital, as ruas possuem calçadas rebaixadas para acesso dos cadeirantes. Elza Fernandes, esposa de Aparecido Nonato, deficiente desde que teve um traumatismo craniano em 2009, afirma que as calçadas são adaptadas e que, para se deslocarem até a AACD, no Ibirapuera, utilizam transportes especiais.


José Gianelli, Arquiteto, Urbanista e professor da Cruzeiro do Sul
(Por Bruno Dionísio)



05/04/2011
Entidades recebem doações para auxílio às vítimas de tragédias

As tragédias ocorridas no Japão e no estado do Rio de Janeiro neste início de ano têm despertado curiosidade e solidariedade nas pessoas para auxiliar as vítimas. Muitas ONGS, bancos, prefeituras têm se colocado à disposição para receber doações em dinheiro ou mantimentos para depois redistribuí-los aos locais das devastações. Para mais informações, acesse: www.sp.br.emb-japan.go.jp e www.governo.rj.gov.br.


Fonte: Consulado geral do Japão de SP

28/03/2011
Alunos de gastronomia ensinam várias receitas para a comunidade

A Universidade Cruzeiro do Sul e os alunos do Curso de Gastronomia estão promovendo uma série de oficinas práticas para os que se interessam por culinária e cozinha.  No total serão realizados sete encontros que vão de março a junho de 2011, no campus Anália Franco. Os interessados devem enviar por e-mail seus dados como: nome completo, a oficina da qual quer participar e telefone. As atividades estão abertas para alunos e para a comunidade externa. Para mais informações: cruzeirodosul.edu.br/noticias.


Fonte: Coordenação de Gastronomia Unicsul


23/03/2011

Em 2012 placas reflexivas serão obrigatórias em veículos

A partir de 1° de janeiro de 2012, será obrigatório nos veículos o uso de placas e tarjetas refletivas. A resolução foi publicada nesta quarta (23) no Diário Oficial da União pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Com essa película as placas refletirão a luz, ajudando na identificação da distância dos veículos no trânsito e a visibilidade em condição de pouca luminosidade. Fica estabelecido também que, caso ocorra mudança de município, as placas deverão ser adequadas.

Fonte: www.folha.uol.com.br

23/03/2011
Rede de trólebus da Zona Leste pára após acidente de carreta

Na manhã desta quarta (23) uma carreta atingiu a rede de trólebus na Avenida Celso Garcia. Houve lentidão no trânsito, visto a interdição da faixa sentido bairro. Para seguir viagem os passageiros desembarcavam no Terminal Carrão. Foram afetadas, segundo a SPtrans, as linhas 2290/10 terminal São Mateus - terminal Parque D. Pedro II, 2290/41 Jardim Vila Formosa - terminal Princesa Isabel e 342M/10 terminal São Mateus - terminal Penha. A Eletropaulo foi acionada para o reparo da rede de trólebus.

Fonte: www.folha.uol.com.br


19/03/2011
Quatro novos shoppings serão inaugurados em estações do Metrô

As regiões de Vila Madalena e Tucuruvi serão as primeiras estações a serem contempladas com o projeto. As obras estão atrasadas na estação do Tucuruvi e a estimativa do Metrô é que o Shopping da Vila Madalena, depois do início das obras, fique pronto em um ano e meio. O metrô cede os terrenos e a construção dos shoppings é de responsabilidade privada. Sendo assim, a companhia tem parcela no lucro do shopping.



18/03/11
10º Campeonato Brasileiro de Baristas é realizado na Cruzeiro do Sul

Com o crescimento da profissão no Brasil, campeonato é um incentivo aos baristas

Por Bruno da Silva, Elisabeth Costa e Fernanda Ricardo


"Banners espalhados pela Universidade com informações sobre palestras"
(Imagem  Fernanda Ricardo)


No campus Anália Franco da Universidade Cruzeiro do Sul, foi realizado entre os dias 14 e 17 de março o 10º Campeonato Brasileiro de Baristas. O evento, que existe desde 2002, foi promovido pela ACBB (Associação Brasileira de Café e Baristas) e o diferencial dessa edição foi a utilização da máquina oficial de café do campeonato mundial, para que houvesse a familiarização dos competidores com o equipamento.

Durante o campeonato, a ACBB certificou os profissionais participantes, como parte do programa nacional dos baristas, lançado há dois anos. O programa tem cada vez mais adeptos e reconhecimento de cafeterias, como garantia de qualidade de serviço. “A profissão está em ascensão no Brasil. Somos o segundo maior consumidor de café do mundo. Se tudo colaborar, em 2013 passaremos os Estados Unidos, dessa forma precisamos de mais profissionais qualificados na área”, diz Gelma Franco, diretora de marketing da ACBB.

O evento reuniu 26 profissionais, entre eles o paulistano Marcos Martins de Miranda, que competiu no dia 15/03 na categoriaCoffee in Good Spirits. “Tudo começou no ano passado no Mercadão. Comecei como staff e a partir dos contatos fui conhecendo mais a área. Hoje em dia participo dos campeonatos e sou autônomo”. Outro participante do dia foi Alex Pereira, também de São Paulo, que afirma: “Não conhecia nada sobre o café quando entrei na empresa em 2004, como caixa. Só comecei a conhecer quando fui trabalhar na Tenerife Bar e Café. Fazia o caixa e às vezes ia para as máquinas e peguei gosto, mas só durou dois anos. De 2007 a 2009 trabalhei no Youbarista, onde aprendi muito e comecei a participar dos campeonatos e hoje tenho meu próprio estabelecimento, o Bio Barista”.

A Universidade Cruzeiro do Sul foi escolhida para sediar essa edição devido ao espaço amplo e acesso fácil à cozinha. O ganhador dessa edição foi o paranaense Felipe Lukasievicz, que representará o país no campeonato mundial a ser realizado entre os dias 22 e 24 de junho na Europa.



16/03/2011
Perueiros de São Paulo suspendem paralisação do serviço por 72 horas

A greve dos perueiros, que trabalham no transporte público da cidade, começaria nesta terça (15), mas após uma reunião entre perueiros e sindicalistas, a paralisação foi suspensa por 72 horas. A reivindicação é por um reajuste de 12% enquanto a prefeitura oferece a porcentagem de 4,38%. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes o reajuste respeita os índices previstos em contrato. A prefeitura informou ter conseguido uma liminar na Justiça que proíbe a greve sob pena de multa.


Fonte: www.folha.uol.com.br

15/03/2011
Conjuntivite se espalha e faltam médicos na Zona Leste de SP

Comum nesta época do ano esta inflamação da conjuntiva ocular e o interior das pálpebras atinge seu ápice no carnaval.Porém, faltam médicos oftalmologistas para atender os casos. Pacientes estão sendo orientados a procurar atendimento privado ou a marcar consultas, alguns não são atendidos por falta de equipamento para os exames. A recomendação da Secretaria Estadual de Saúde é que as pessoas que desconfiem estar infectadas agendem consultas em postos de saúde da rede pública.

Fonte: www.jb.com.br


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification