1 de fev. de 2011

Esporte








13/08/2011
Farmácia quer obter laudo do caso Cielo na justiça

A farmácia acusada por falta de higiene interna, segundo laudo que resultou positivo num exame antidoping ao atleta Cesar Cielo, acionou a Justiça no último dia 29 para ter acesso ao documento, que poderá gerar punição ao nadador. A advogada da farmácia, Rosely Pozzi, por telefone ao globoesporte.com, afirma que o estabelecimento não foi responsável pela alteração e alega que não obtiveram o documento de forma extrajudicial, já que o laboratório responsável pelo laudo não concedeu uma cópia à farmácia.

Fontes: www.globo.com.brwww.marcabrasil.terra.com.brwww.espn.com.br



24/06/11
Seleção brasileira de Roller Derby disputa Copa do Mundo no Canadá

Esporte estadunidense ganha popularidade e conquista público feminino do Brasil

Por Walace Toledo



As seletivas para a Copa começam em julho
(imagem Sxc.hu)
Uma inédita seleção brasileira do esporte praticado por mulheres, Roller Derby, começa a se formar e já se prepara para disputar a primeira Copa do Mundo no mês dezembro deste ano, em Toronto, no Canadá. O esporte surgiu nos Estados Unidos na década de 30, e somente este ano acontecerá uma disputa mundial.

Beki Band-Aid
(Arquivo Pessoal)
Juliana Bruzzi, mais conhecida como Beki Band-Aid (trocadilho com o nome Beki Bondage, vocalista da banda Vice Squad, dos anos 70), fundou em 2009, na cidade de São Paulo, a primeira liga brasileira de Roller Derby, chamada “Ladies of Hell Town” (Garotas da Cidade Infernal). Dois anos mais tarde, três ligas oficiais brasileiras foram formadas.

As atletas já se preparam para enfrentar o evento internacional. “Nós vamos pela experiência, para podermos conhecer as jogadoras do mundo todo”, diz Beki, e acrescenta que as seletivas para a Copa, chamadas de “try-out”, começarão no final de julho.

Com dois anos de vivência em Nova York, a carioca Fernanda Corrêa (batizada no esporte de Brazilian Nut), conta que, além dela, uma brasileira que vive no Canadá e outra na Alemanha também participarão da seleção. Fernanda participa da liga americana Gotham Girls Roller Derby, considerada a terceira melhor liga do mundo, de acordo com a associação WFTDA - Women’s Flat Track Derby Association. Mesmo fora do país, a competidora acompanha a evolução das ligas brasileiras e faz questão de enviar rascunhos de estratégias para o restante da equipe.

Fernanda Corrêa conhecida na liga americana como "Brazilian Nut"
Por Chris Becker
Assim como alguns esportes menos conhecidos, o patrocínio para o Roller Derby é o maior desafio. “Estamos buscando apoios e patrocinadores, então cada membro da equipe terá que arcar com suas despesas enquanto não conseguirmos alguém. E por causa disso terá pessoas que, mesmo passando nos try-outs, não poderão ir por falta de dinheiro”, afirma Beki.

De acordo com o site oficial dos organizadores do evento, Blood And Thunder Magazine, além do Brasil, mais 12 seleções preparam suas equipes: Alemanha, Argentina, Austrália, Canadá, Escócia, Estados Unidos, Finlândia, França, Inglaterra, Irlanda, Nova Zelândia, e Suécia.


Entenda o Roller Derby

O Roller Derby consiste em uma série de corridas em uma pista inclinada ou plana. As jogadoras, em cima de patins com 4 rodas (quad), usam o corpo como principal instrumento. O objetivo é barrar a atacante da equipe adversária que tenta passar à frente e marcar pontos. São dois tempos de 30 minutos fracionados em várias corridas com duração de 2 minutos, chamadas de “jam”. O jogo é realizado com cinco componentes em cada equipe.

O esporte é democrático e pode ser realizado por mulheres com qualquer tipo físico. Codinomes exclusivos, maquiagem, meia arrastão, tatuagem e piercings, por baixo dos equipamentos de segurança, são detalhes que compõem a personalidade e visual das jogadoras do esporte.


Roller Derby: O Guia Prático - NOZ Studio







"Garota Fantástica", filme sobre Roller Derby dirigido por Drew Berrymore estrelado por Ellen Page








10/05/11
Vôlei nacional expõe realidade da falta de investimento no esporte brasileiro

Como é visto o segundo esporte mais praticado do Brasil e que ostenta seis títulos mundiais pelos bastidores

Por Danilo Cardoso


Vôlei brasileiro, 6 títulos mundiais
(Divulgação)

O vôlei brasileiro ostenta atualmente seis títulos mundiais na modalidade, tanto no vôlei masculino quanto no feminino, mas expõe a realidade e a falta de investimento no esporte nacional.


A jogadora Miriam Fidélis, com diversas passagens em times nacionais e por dois times europeus, como Kairos de Portugal e o Hylte Halmstad da Suécia, fala sobre sua experiência no esporte, ao longo de sua carreira de 16 anos.

"No Brasil, você tem que comprar seu uniforme porque o clube não fornece tênis, tornozeleira, bolsa, e até mesmo o uniforme que é usado nos treinos, diferente do que acontece no último time em que joguei uma temporada inteira (6 meses), o Hylte Halmstad da Suécia. Lá o país não tem tradição no esporte, mas me forneceu todos os acessórios. Eis um dos motivos pelo qual minha principal meta é jogar fora do pais novamente".


O treinador de vôlei pelo colégio estadual Luiz Gonzaga, Ricardo Valentino, retrata de forma sucinta a situação atual do esporte no país e as condições de investimento aos atletas: “Há atletas muito talentosos, como o Giba, campeão Mundial seis vezes pela seleção Brasileira. O voleibol chegou a ser um esporte elitizado como o futebol, mas, infelizmente, ele não tem a mesma valorização e investimento, como o caso de atletas que jogam em time do interior e ganham R$150,00 para jogar. Um absurdo!".


O procurador esportivo Luis Cardoso faz menção da parte burocrática e administrativa da vida esportiva de um atleta no Brasil. “É fundamental sempre manter em dia a documentação do atleta. Os clubes esquecem que estamos lidando com pessoas que trabalham e dependem de um salário”, lamenta Cardoso.

Assistam a jogadora Miriam Fidélis em ação





20/04/11
Edson Barboza confirma sua participação no UFC Rio 

O Lutador de vale-tudo Edson Barboza confirma sua participação para o UFC do Rio de Janeiro que será realizado na Arena HSBC no dia 27 de agosto deste ano. Ele enfrentará o campeão do "The Ultimate Fighter" 9, Ross Pearson pela modalidade peso leve, mas ainda não há definição se será pelo cartel principal ou preliminar.

18/04/11
Depois de morte de atleta, EUA pedem por mais segurança em provas

Com o acontecimento da morte do atleta americano Fran Crippen, medalhista de ouro nos jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro em 2007, em outubro do ano passado durante a etapa dos Emirados Árabes da Copa do Mundo de natação, os Estados Unidos elaboraram um relatório pedindo melhores condições de segurança em provas de maratonas aquáticas.

16/04/11
Copa do Mundo de pentatlo

A atleta brasileira de pentatlo Yane Marques conquista sua vaga para a fase final da etapa da Itália da Copa do Mundo, disputada na Ilha de Sardenha, tendo se classificado em quarto lugar em sua bateria com 4032 pontos pelo grupo A, válida pelas semifinais da competição. Seu melhor tempo foi na natação (2min9s) nos 200 metros livres, ficando com a segunda posição nesta modalidade.

12/04/2011
Taekwondo Brasileiro forma atletas com caráter e valores sociais distintos

O esporte tem sido exemplo de conquistas e projeto social voltado a comunidades carentes

Por Danilo Cardoso

Contrariando a possível relação entre artes marciais e violência, o Taekwondo brasileiro nestes últimos quatro anos tem sido um exemplo de formação de atletas com caráter e consciência social.

Paulus Carvalhom é instrutor de Taekwondopelo CEU Casablanca há 6 anos e atua como voluntário no projeto “Jogos da Cidade” (evento promovido pela Supervisão de esportes da Subprefeitura do M'Boi Mirim em parceria com o CEU). Carvalhom retrata a situação atual do esporte no país e as condições de investimento aos atletas: "Há atletas muito talentosos, como Diogo Oliveira, campeão Mundial e Pan-americano, mas, por falta de patrocínio e verba, ele chegou a pensar em abandonar o esporte".

Taekwondo é uma filosofia de vida, diz Aguiar
(Por Danilo Cardoso)
O atleta Wellington Aguiar, praticante do esporte há nove anos, afirma que tinha déficit de atenção e ansiedade e o Taekwondo o ajudou a lidar com esses problemas. Aguiar afirma que, para ele, o esporte é uma filosofia pessoal de vida.

A supervisora de esportes Silvia Santos revela que, depois que se iniciou o projeto de Taekwondo no CEU, aumentou em 20% o número de pessoas interessadas em fazer atividades esportivas, em especial as artes marciais. Para Silvia, os pais têm procurado inscrever seus filhos no esporte como uma forma de controlar sua hiperatividade.

07/04/11
Victoria Azarenka vence espanhola Arantxa Parra pelo WTA em Marbella

A tenista bielo-russa número 6 do mundo, Victoria Azarenka, venceu nesta quinta-feira a espanhola Arantxa Parra por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/3 pelo WTA em Marbella, na Espanha, tendo uma grande performance inicial na temporada ingressando para as oitavas de final. Na próxima rodada, ela enfrentará a também espanhola Laura Pous para a vaga nas quartas de final do torneio.


Fonte: gazetaesportiva.net

06/04/11
Copagril perde partida e se distancia da liderança do campeonato

O atual time vice-campeão mundial de futsal Copagril/Faville/Dal Ponte voltou a perder, nesta quarta-feira, para o Florianópolis de 2 a 0. E, com o resultado negativo fora de casa, perdeu de vista o líder Santos/Cortiana na tabela do campeonato. Com o resultado, o Copagril, time da cidade paranaense de Marechal Rondon, estacionou nos 15 pontos e ficou na segunda posição, com sete pontos de diferença do Santos/Cortiana, do jogador da seleção brasileira Falcão.


Fonte: gazetaesportiva.net

05/04/11
Velocista Ana Claudia compete nos Estados Unidos

A velocista Ana Cláudia, atleta patrocinada pela BM&Fbovespa, disputa  duas competições nos Estados Unidos como parte de sua preparação para o Mundial de Daegu, em agosto, e o Pan-americano de Guadalajara, em outubro. Nesta terça-feira, ela disputará a prova dos 100 metros rasos do revezamento 4x100m nos meetings de Walnut na Califórnia com a equipe nacional de revezamento, composta pelas atletas Vanda Gomes, Evelyn dos Santos, Rosângela Oliveira Santos e Franciela Krasucki.


Fonte: gazetaesportiva.net

29/03/11

Special Olympics inova maneira de observar a prática esportiva mundial

Evento proporciona superação de limites aos portadores de deficiência mental

Por Danilo Cardoso

Exemplos de superação
(Divulgação)
Enquanto as Olimpíadas se realizam em 2012 em Londres, este ano acontecerá, no mês de julho, a 34ª edição da Special Olympics. O evento, que teve início em 1968, é um programa internacional de treinamento esportivo e competição ao longo do ano para pessoas com deficiência intelectual. Durante estes 33 anos, foram realizadas 200 edições do programa, que atualmente tem 1,7 milhão de atletas participantes de 150 países e 26 modalidades de esportes em diferentes países.

"Minha irmã, depois de iniciar o tratamento e a prática do esporte, tem demonstrado maior reação de representação das informações que lhe são passadas, como, por exemplo, quando a cumprimentam ou chamam a sua atenção”, revela o preparador e instrutor de musculação João Donizete Santos, irmão da halterofilista Kátia Regina Sanches, que é portadora de autismo e pratica o esporte há dois anos sob a supervisão do irmão.

A professora de ensino fundamental e psicopedagoga Isabel Villares de Almeida, que desenvolveu em sua dissertação de Mestrado uma pesquisa a respeito da atuação do esporte no tratamento de pessoas portadoras de autismo, fala sobre os benefícios dessa iniciativa: “A Special Olympics é um evento fabuloso de superação e oportunidade para essas pessoas tão discriminadas pela sociedade”.
Os trabalhos são direcionados
(Divulgação)
Rodrigo Gorgatti , técnico do time de basquete de paraplégicos pelo Centro Olímpico de São Paulo, tem verdadeira paixão por treinar pessoas com necessidades especiais. “Quando conheci a Special Olympics, logo me reconheci no que já desenvolvo com o meu time de cadeirantes e vejo o quanto é gratificante cada treino e cada vitória que eles conquistam. É simplesmente fantástico, então eu entendo que os treinadores de deficientes mentais sentem com a conquista de seus atletas ainda mais em grandes competições como a Special Olympics".



28/03/11
Jogador de vôlei Giba menciona possibilidade de aposentadoria

O jogador da seleção brasileira de vôlei Giba mencionou em entrevista concedida para a jornalista Marilia Gabriela em seu programa transmitido pelo SBT que anda pensando em se aposentar das quadras. O jogador disse ainda que, nas olimpíadas de Londres em 2012, fará sua última atuação pela seleção brasileira.

27/03/11
Rogério Ceni faz história chegando à marca de cem gols pelo São Paulo

Neste domingo, 27, o estádio de Barueri foi palco de um feito histórico: o 100º gol do goleiro Rogério Ceni, vestindo a camisa do São Paulo, em um clássico contra o Corinthians. Rogério foi o autor do primeiro gol realizado em cobrança de falta, emplacando história no futebol brasileiro e mundial como o maior “goleiro-artilheiro” de todos os tempos.

26/03/11
Vettel vence a primeira prova de F1 desta temporada

Na madrugada deste sábado, 26, ocorreu na Austrália a primeira corrida da temporada 2011 de Fórmula 1. A competição demonstrou claramente que o lado competitivo entre os pilotos continua, assim como aconteceu no ano de 2010. O alemão Sebastian Vettel conquistou o primeiro lugar, seguido pelo britânico Lewis Hamilton e pelo russo Vitaly Petrov.

10/03/11
A valorização da experiência ganha espaço no futebol

Jogadores continuam em plena atividade esportiva com idade considerada avançada

Por Danilo Cardoso


56% de atletas acima de 35 anos ainda atuam em esporte
(Imagem Free Image)


Com a alta da valorização da experiência no ramo empresarial, nos campos de futebol não tem sido diferente. Atualmente, o atleta que possui uma “bagagem” na profissão devido à idade tem sido cada vez mais procurado. Dados apresentados na Revista Brasileira de Ciência e Movimento demonstram que 56% dos atletas acima de 35 anos mantêm algum vínculo ativo ao esporte, proporcionando uma nova visão e perspectiva ao atleta veterano.

Uma grande polêmica levantada nos últimos dias foi a contratação pelo São Paulo Futebol Clube do jogador Rivaldo, atual presidente do clube Mogi-Mirim. Devido a sua idade (38 anos), seria arriscado continuar a prática do futebol por ser um esporte de intensa atividade corporal.

“A valorização do atleta é fundamental para uma aposentadoria saudável e feliz”, afirma o jogador do time do Ajax São Luiz, Pedro Roseno de Siqueira, 54 anos, conhecido como “Pedrinho”.  Ele comenta que, para um bom desempenho e motivação para a prática do futebol ou de qualquer atividade esportiva, o mais importante é ter o apoio familiar.

A médica Juliana Valente, clínica geral do AMA (Assistência Médica Ambulatorial) do Jardim São Luiz, zona sul de São Paulo, fala que é muito bom que pessoas com faixa etária acima de 33 anos tenham práticas esportivas regulares, até mesmo o futebol, pelo fato de trabalhar a musculatura do quadril, abdômen, pernas e calcanhares, reduzindo drasticamente o risco de doenças vasculares, como, por exemplo, artrose e doenças cardíacas como o infarto e outras doenças hereditárias.

Porém, sem moderação e acompanhamento profissional, mesmo que se esteja demonstrando uma ótima forma física, corre-se um risco real de vida, principalmente para os atletas com idade avançada.

Conforme explica o instrutor de musculação João Donizete Santos, ex-halterofilista, manter uma atividade fisiológica constante pode ser um dos fatores que permitem que atletas como Rivaldo ainda estejam e em plena atividade. Santos revela que hoje, diferentemente do que acontecia na época em que ele atuava como atleta, na década de 80, há uma valorização do ser humano e da sua experiência de atuação. “Há 25 anos, um atleta que possuía uma idade de 32 anos não poderia exercer uma atividade devido à condenação médica da época. Hoje em dia, vale a pena ser atleta”.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification