30 de abr. de 2012

Alimentos vencidos são utilizados em escolas do Mato Grosso

Lista de problemas inclui carne vermelha com muita química
Foto: Banco de imagens
Em vistoria, equipe do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal de Goiás (UFG) constatou irregularidades que violavam as recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em 38 escolas municipais de Várzea Grande no Mato Grosso. O relatório, que descreve problemas como feijão vencido desde 2005, baratas entre alimentos armazenados, além de outros problemas estruturais, será encaminhado ao governo federal.

Fontes: Folha, Top News e G1.


Nota de esclarecimento à imprensa

02/05/2012

O Cecane-UFG, Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal de Goiás, é um projeto de extensão da Universidade Federal de Goiás, UFG, e desenvolve ações voltadas para a qualificação da execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar, PNAE, nos estados de Goiás, desde 2008, e recentemente em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O Cecane-UFG atua em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e tem caráter de assessoramento e apoio aos gestores municipais e estaduais do PNAE, além de conselheiros de alimentação escolar, no que se refere a Lei 11.947/2009 e resolução CD/FNDE nº 38/2009.

Recentemente a equipe do projeto de pesquisa "Apoio Técnico à Execução do PNAE" esteve assessorando alguns municípios no Mato Grosso, com o objetivo de formar atores sociais, diagnosticar a execução do programa em municípios da região e propor medidas que melhorem a execução do PNAE no município. Este trabalho é realizado por meio da implantação do Sistema de Monitoramento do PNAE, que é uma ferramenta informatizada que gera informações sobre o tipo de gestão, cardápios e boas práticas de fabricação de alimentos.

Contudo, se faz necessário informar que o Cecane não tem a função fiscalizadora, vistoriadora nem punitiva. Esclarecemos que nossa atuação nos estados e municípios é pautada pelo diálogo e pela parceria, sendo todas as ações devidamente documentadas e comunicadas ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Durante as visitas aos municípios para que os procedimentos de coleta de dados da pesquisa ocorram em conformidade com o planejado, a equipe aplica questionários e ao final do dia realiza atividades de orientação tendo como foco a qualificação do PNAE.

Ressalto que toda a equipe do projeto está disponível para esclarecer dúvidas aos estados e municípios participantes os objetivos das ações realizadas bem como o destino de cada não conformidade encontrada. Informo ainda que primamos por destacar as gestões do PNAE que tem atuado de forma adequada perante o cumprimento da Lei 11.947/2009, tornando assim este processo de qualificação do PNAE mais humano e ético.


Veruska Prado Alexandre

Professora Fanut-UFG

Coordenadora de Gestão do Cecane UFG/ Centro-Oeste

2 comentários:

Anônimo disse...

aqui em Várzea Grande as universitárias que representavam o CECANE se uniram ao Sintep (sindicato) e buscaram trilhar uma ação de criticas à prefeitura incluse com mentiras absurdas como essa do feijão vencido desde 2005 - todos sabem que feijão não demora mais que 6 meses. No relatória que apresentaram no dia da conclusão da Escola Libia da costa Rondom, elas acusaram que encontrarm baratas - A diretaora contestou de imediato dizendo que estava junto com a equipe e que nada diosso havia sido encontrada. Elas FORAM MANIPULADAS PELO SINDICATO QUE É EXTREMAMENTE TRUCULENTO EM VÁRZEA GRANDE.

Anônimo disse...

ESSAS MUOLHERES DO CECANE SÃO MUITO ORGULHOSAS E VIERAM TODA CHEIAS DE PODER, TENTANDO HUMILHAR AS ESCOLAS E GESTÃO MUNICIPAL. NÃO É ESSE O PAPEL

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification