6 de abr. de 2012

Publicidade na internet vem crescendo cada vez mais no Brasil

Estima-se que o segmento online se torne a segunda maior mídia em propaganda até 2015

Por Rafael Galindo e Raphael Rufino


Os gastos com propaganda na internet só tendem a crescer ano após ano
Foto: Cleane Nunes
Atualmente, a mídia dominante em publicidade é a televisiva, seguida pela impressa e, em terceiro lugar a internet. Mas essas colocações estão mudando em nosso país, segundo pesquisa realizada pela Wark International Ad Forecast, serviço que analisa o seguimento publicitário no mundo. No Brasil, o aumento da propaganda online deverá ser de 23,8 % só em 2012, enquanto jornais e revistas devem avançar juntos 9,6%.

O estudo, ainda aponta que a internet cresce de 20% a 50% todo ano e com isso, a publicidade nela avança bastante, possivelmente passando as mídias impressas nos próximos anos.
Rodrigues: “O anúncio vai mudando o foco, ficando interativo”
Foto: Cleane Nunes

Adriano Rodrigues, publicitário e designer gráfico, acredita que o impresso vai diminuir um pouco, mas não vai perder o seu lugar no mercado. “O Brasil ainda não tem total acesso à internet. Quando o acesso for para todos, ai sim pode vir a acontecer de a mídia online ficar em primeiro lugar na propaganda”. 

Brandão: “A propaganda cresce absurdamente em poucos anos na internet”
Foto: Cleane Nunes
Já Ricardo Brandão, analista em planejamento e marketing, explica que a internet é uma evolução natural. O seu maior benefício é poder trazer todas as informações das outras mídias para dentro de casa pelo computador. Essa é a maior vantagem do segmento para as agências publicitárias, que mudam sua postura e investem cada vez mais nessa nova forma de propaganda.

Gustavo Rufino, 20 anos, estudante de Publicidade que trabalha com mídias socias, acredita que o meio impresso tem tido queda pelo custo financeiro, alegando ele ser um meio mais caro que a internet. Mas, ainda assim ele ainda confia na força dessas mídias. “Mesmo os meios impressos tendo queda nos anúncios, eles não irão perder seu espaço pela questão da credibilidade, porque, querendo ou não, na internet tem muita coisa inventada. Eu particularmente acredito muito mais em um jornal do que na internet”.
Rufino: “É uma comunicação mais barata, e atinge muito mais os jovens”
Foto: Cleane Nunes

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification