Estima-se que o segmento online se torne a segunda maior mídia em propaganda até 2015
Por Rafael Galindo e Raphael Rufino
![]() |
Os gastos com propaganda na internet só tendem a crescer ano após ano Foto: Cleane Nunes |
Atualmente, a mídia dominante em publicidade é a televisiva, seguida pela impressa e, em terceiro lugar a internet. Mas essas colocações estão mudando em nosso país, segundo pesquisa realizada pela Wark International Ad Forecast, serviço que analisa o seguimento publicitário no mundo. No Brasil, o aumento da propaganda online deverá ser de 23,8 % só em 2012, enquanto jornais e revistas devem avançar juntos 9,6%.
O estudo, ainda aponta que a internet cresce de 20% a 50% todo ano e com isso, a publicidade nela avança bastante, possivelmente passando as mídias impressas nos próximos anos.
![]() |
Rodrigues: “O anúncio vai mudando o foco, ficando interativo” Foto: Cleane Nunes |
Adriano Rodrigues, publicitário e designer gráfico, acredita que o impresso vai diminuir um pouco, mas não vai perder o seu lugar no mercado. “O Brasil ainda não tem total acesso à internet. Quando o acesso for para todos, ai sim pode vir a acontecer de a mídia online ficar em primeiro lugar na propaganda”.
![]() |
Brandão: “A propaganda cresce absurdamente em poucos anos na internet” Foto: Cleane Nunes |
Já Ricardo Brandão, analista em planejamento e marketing, explica que a internet é uma evolução natural. O seu maior benefício é poder trazer todas as informações das outras mídias para dentro de casa pelo computador. Essa é a maior vantagem do segmento para as agências publicitárias, que mudam sua postura e investem cada vez mais nessa nova forma de propaganda.
Gustavo Rufino, 20 anos, estudante de Publicidade que trabalha com mídias socias, acredita que o meio impresso tem tido queda pelo custo financeiro, alegando ele ser um meio mais caro que a internet. Mas, ainda assim ele ainda confia na força dessas mídias. “Mesmo os meios impressos tendo queda nos anúncios, eles não irão perder seu espaço pela questão da credibilidade, porque, querendo ou não, na internet tem muita coisa inventada. Eu particularmente acredito muito mais em um jornal do que na internet”.
![]() |
Rufino: “É uma comunicação mais barata, e atinge muito mais os jovens” Foto: Cleane Nunes |
0 comentários:
Postar um comentário