9 de abr. de 2012

Piso salarial de professores do ensino básico é reajustado em 22,22%

Mesmo sendo uma lei federal, o reajuste não é pago em todos os Estados e municípios

Por Denis Pritsch e Juliana Broco 

Aumento faz referência à jornada de trabalho de 40 horas semanais
Foto: Banco de imagens
No mês de fevereiro, foi aprovado o aumento do piso salarial dos professores de ensino básico em 22,22%, passando de R$1.187 para R$ 1.451,00. Esse valor refere-se a uma jornada de trabalho de 40 horas semanais e já está sendo aplicado desde 1º de janeiro deste ano. O Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) propõe ao MEC que um terço dessa jornada de trabalho seja feita fora da sala de aula.

Segundo o MEC, em informação publicada na internet (www.mec.gov.br), a correção reflete a variação ocorrida no valor mínimo nacional por aluno no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.

“O trabalho do professor não se limita a sala de aula”  diz Cristina
Foto: Arquivo Pessoal
Esse aumento causou grandes manifestações em toda a classe de professores, pois o reajuste não é pago em todos os Estados e municípios, mesmo sendo uma lei federal. Para a professora do ensino básico Cristina Klafke, mesmo com o reajuste aprovado, as situações ainda são complicadas, pois o salário dos professores sempre está atrasado e isso se prolonga por anos, fazendo com que os professores não criem expectativas sobre o aumento.

Segundo Claudia “Professores ficam desmotivados com a remuneração”
Foto: Arquivo Pessoal
“Para nós, professores, essa solicitação do Consed tem o lado positivo e o lado negativo. Ao mesmo tempo em que iremos poder diversificar as aulas com os alunos, teremos uma complicação maior na locomoção de uma escola para a outra, tendo assim mais gastos” diz a professora Claudia Mateo, que atua no ensino fundamental da rede pública.

Tentamos entrar em contato com o Consed, mas até o fechamento dessa matéria não obtivemos retorno.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification