Contato físico é proibido durante o jogo e garante segurança na atividade
Por Fernando Aumada
Tinta utilizada não é tóxica para prevenir danos Foto: Fernando Aumada |
Poucos sabem que o paintball é um esporte radical, considerado, muitas vezes, como uma opção de lazer e entretenimento. O jogo é formado normalmente por duas equipes e com modalidades de diversos nomes. Entre elas, as mais comuns são speed, cenário e ação real.
A arma é movida por CO2 ou ar comprimido Foto: Fernando Aumada |
A modalidade speed é marcada pela agilidade, quando uma equipe tem como objetivo pegar a bandeira do time adversário. Já a categoria cenário se define pela prática e pela encenação de conflitos entre grupos opostos. As equipes possuem diversas missões a serem cumpridas, o que torna bem semelhante à opção ação real, diferenciada pela definição de funções a cada jogador, quando este assume uma posição específica dentro do “batalhão” (campo de jogo), tais como engenheiro, armeiro, médico e outros.
Manna: "O jogo não é liberado no Brasil" Foto: Fernando Aumada |
Segundo o instrutor de paintball, Gilberto Manna Júnior, 31 anos, o jogo é um esporte não liberado no Brasil, isso devido ao fato de se parecer com um simulado de violência, causando um alto índice de assaltos por demandar equipamentos que podem se passar por armas de fogo.
No Brasil, de acordo com a definição constante do art 1º, da lei 9.615/98, o esporte brasileiro abrange práticas formais e não-formais, sendo a primeira regulada por normas nacionais e internacionais, enquanto a segunda é caracterizada pela atividade que visa apenas divertimento e distração.
Ramos: "Distrai a mente e elimina as preocupações do dia a dia" Foto: Fernando Aumada |
Para o técnico eletrônico e praticante, Ricardo Ramos, 36 anos, o paintball é um esporte para ser praticado com os amigos e ao mesmo tempo uma opção de lazer que distrai a mente e elimina as preocupações da rotina do dia a dia.
0 comentários:
Postar um comentário