8 de jun. de 2012

Grávidas devem se preocupar mais com sua alimentação


Restringir alimentos durante a gestação pode trazer complicações à saúde da criança até a fase adulta

Por: Cleane Nunes e Rafael Galindo


“Tenho muito ‘desejo’ de feijoada durante a gestação”
Foto: Arquivo pessoal
Pesquisa realizada por cientistas da Universidade Estadual Paulista (UNESP) comprovou que a restrição alimentar materna durante a gestação causa alterações no intestino do bebê, que pode perdurar até a vida adulta. Essas alterações podem colaborar para o estabelecimento da obesidade e outras doenças na criança.

“Bebida alcoólica e cigarro nem pensar”
Foto: Cleane Nunes
Kátia Cristina Andrade, nutricionista, explica que a alimentação durante a gravidez influencia e muito no desenvolvimento do feto, porque depende muito desse fator para uma gestação correta e com sucesso. “Uma anemia adquirida por não ingestão de alimentos ricos em ferro pode antecipar o final da gestação, e a criança pode nascer prematura e correr risco de vida".

Ela ainda afirma que, durante a gravidez, existe a necessidade de suplementação. O ferro que encontramos especificamente nas carnes, a partir da 20ª semana de gestação, tem que ser ingerido com frequência e o ácido fólico encontrado em grande quantidade no feijão deve ser suplementado durante todo o período. "Uma gravidez normal, com boa alimentação, deve durar entre 38 e 42 semanas".
Manuela Pereira, 21 anos, auxiliar administrativa, gestante de 8 meses, prefere não fazer nenhuma dieta pra não prejudicar o bebê. "Me preocupo com tudo, para não atrapalhar a produção do meu leite materno, que será muito importante para o desenvolvimento do meu filho".

Daniele: “Fui uma grávida exemplar sem muitas exigências”
Foto: Cleane Nunes
Por outro lado, Daniele Maria de Oliveira, 23 anos, designer que ganhou bebê há 3 meses, diz que comeu de tudo um pouco normalmente e sem exageros. Acredita que isso foi um dos motivos por não ter tido enjoos durante a gestação. “Meu leite é ótimo e isso se deve aos meus cuidados. É o melhor alimento para a criança e insubstituível nos primeiros meses de vida".
Se todos os cuidados forem tomados, certamente a criança terá um desenvolvimento saudável até a fase adulta.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification