8 de jun. de 2012

Usuários do Basômetro têm acesso às informações da Câmara

Ferramenta interativa mede comportamento de parlamentares ao longo das votações

Por Carolina Coutinho

O jornal ‘O Estado de São Paulo’ criou o Basômetro - nova ferramenta interativa para medir o apoio dos deputados ao governo e acompanhar sua posição nas votações da Câmara - que atuará com uma equipe de jornalistas, programadores e designers para a divulgação dos resultados.

Basômetro mede governismo de deputados
Foto: Divulgação
"A importância de ter acesso a essas informações consiste na transparência dos dados e na análise do comportamento de cada candidato”, afirma Flávia Prado, 31 anos, profissional de educação física que trabalha como mesária nas eleições desde 2008.

Eleitores apoiam a criação de ferramentas como o Basômetro
Foto: André Miranda
Jaqueline Lago, 18 anos, estudante de secretariado, participará de sua primeira eleição neste ano e afirma que essa ferramenta é essencial na hora da escolha de seu candidato. "Por não ter experiência com eleições, vejo o Basômetro como um meio para saber aquilo que acontece realmente na Câmara dos Deputados. E por essas informações estarem disponíveis em um site, acredito que a praticidade também chamará a atenção de outros jovens, já habituados com o uso da internet".

O jornalista Nelson Albuquerque, 36 anos, acredita que viver na era da informação torna as pessoas consumidoras e geradoras de conteúdo. “Conforme a sociedade vai amadurecendo, essa ferramenta se torna mais importante para a eleição de políticos comprometidos com as causas coletivas. Futuramente, ela pode ser útil para peneirar razoavelmente o nível deles”, afirma Nelson.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification