5 de jun. de 2012

Ioga ajuda a combater doenças e a manter a saúde em dia

Os exercícios auxiliam no combate à depressão e à ansiedade, além de melhorar o autocontrole 


Por Mauricio Pizani

A prática da ioga ajuda combater dores musculares
Foto: Maurício Pizzani
Na busca pelo bem-estar e uma vida saudável, as pessoas encontram na prática da ioga uma maneira de se exercitar e estabelecer o equilíbrio entre o corpo e a mente.

A ioga, quando praticada de forma adequada, pode trazer benefícios para a saúde das pessoas. Segundo Rui Afonso, autor de uma dissertação de mestrado sobre ioga na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), a prática desse exercício pode ajudar no controle de doenças crônicas degenerativas (como hipertensão e bronquite alérgica), além de combater a depressão, dores musculares e à ansiedade.

A professora Bianca Loster explica que existem diversas modalidades de ioga, entre elas, a Hatha ioga e a Ashtanga. A primeira se baseia em posturas que mesclam força, relaxamento e meditação. A segunda, a Ashtanga, trabalha movimentos que forçam uma longa permanência na mesma posição e muita atenção no controle da respiração. Ela exige bom condicionamento físico.

A aula de ioga aborda a questão do autocontrole
Foto: Maurício Pizanni
O perfil dos praticantes da ioga pode variar, desde jovens que procuram estética corporal até os idosos em busca de bem-estar. “Dou aula para todos os públicos, dos novos até os mais velhos, mas acredito que a faixa etária da maioria esteja entre 25 e 55 anos”, afirma a professora Glaucia Cantergiani.  

Os objetivos entre os praticantes são distintos, mas o resultado final pode ser semelhante: o equilíbrio emocional no dia a dia. A coordenadora de comunicação Maria Paula Murad, 31 anos, descobriu a ioga há cerca de um ano e meio. O principal motivo que a estimulou trocar a academia pela ioga foi a questão do autocontrole abordado nas aulas. “Os exercícios agregaram paz e qualidade de vida para a minha rotina”, diz.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification