Os exercícios auxiliam no combate à depressão e à ansiedade, além de melhorar o autocontrole
Por Mauricio Pizani
A prática da ioga ajuda combater dores musculares Foto: Maurício Pizzani |
Na busca pelo bem-estar e uma vida saudável, as pessoas encontram na prática da ioga uma maneira de se exercitar e estabelecer o equilíbrio entre o corpo e a mente.
A ioga, quando praticada de forma adequada, pode trazer benefícios para a saúde das pessoas. Segundo Rui Afonso, autor de uma dissertação de mestrado sobre ioga na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), a prática desse exercício pode ajudar no controle de doenças crônicas degenerativas (como hipertensão e bronquite alérgica), além de combater a depressão, dores musculares e à ansiedade.
A professora Bianca Loster explica que existem diversas modalidades de ioga, entre elas, a Hatha ioga e a Ashtanga. A primeira se baseia em posturas que mesclam força, relaxamento e meditação. A segunda, a Ashtanga, trabalha movimentos que forçam uma longa permanência na mesma posição e muita atenção no controle da respiração. Ela exige bom condicionamento físico.
A aula de ioga aborda a questão do autocontrole Foto: Maurício Pizanni |
O perfil dos praticantes da ioga pode variar, desde jovens que procuram estética corporal até os idosos em busca de bem-estar. “Dou aula para todos os públicos, dos novos até os mais velhos, mas acredito que a faixa etária da maioria esteja entre 25 e 55 anos”, afirma a professora Glaucia Cantergiani.
Os objetivos entre os praticantes são distintos, mas o resultado final pode ser semelhante: o equilíbrio emocional no dia a dia. A coordenadora de comunicação Maria Paula Murad, 31 anos, descobriu a ioga há cerca de um ano e meio. O principal motivo que a estimulou trocar a academia pela ioga foi a questão do autocontrole abordado nas aulas. “Os exercícios agregaram paz e qualidade de vida para a minha rotina”, diz.
0 comentários:
Postar um comentário