1 de jun. de 2012

Lei Geral da Copa é aprovada pela Câmara

Emendas poderão modificar algumas normas

Por Eliene Santana e Rafael Biazão



Obras do Itaquerão estão ativas até aos domingos
Foto: Rafael Biazão
Os deputados aprovaram dia 28 de março depois de dias de adiamento da data. O texto base do projeto foi aprovado dia 6 de março, o documento é uma exigência da FIFA, e define diversas leis que entrarão em vigor na Copa das Confederações, em 2013, e na Copa do Mundo, em 2014. 

Pires: “Para o padrão brasileiro de se organizar, infelizmente está bom”.
Foto: Rafael Biazão
Após a aprovação oficial, a Lei Geral da Copa receberá o aval da Câmara para tramitar no Senado, e posteriormente, ser sancionado pela presidente Dilma Rousseff.

Entre as normas pré-definidas estão os valores que serão cobrados pelos ingressos, a possibilidade de decreto de feriado nacional nos dias de jogos da seleção brasileira e reajuste no calendário escolar para que as férias coincidam com o início e fim do evento esportivo.

Uma das leis que vem gerando mais polêmica, é em relação a liberação da venda de bebidas alcoólicas nos estádios. A bancada do PT na Câmara exige que o texto original do governo seja mantido, o que obrigaria a FIFA a negociar individualmente com cada estado a legalização da venda de bebidas.

Adriano Luis Muller da Silva, 30 anos, amante do futebol, acredita que a discussão a cerca da legalização da venda de bebidas alcoólicas conta com uma questão publicitária envolvida. “Na verdade eles querem liberar a bebida porque a cervejaria é uma das principais patrocinadoras da copa e eles vão vender bastante. Mas o povo já vai mesmo sem beber, sempre foi”, afirma.

Muller: “Se os estrangeiros não acharem bebida nos estádios daqui vão achar estranho”.
Foto: Rafael Biazão
O deputado Bruno Araújo (PE) que é líder do PSDB, comemorou no dia anterior à decisão pelo Twitter : "A Câmara votará amanhã a Lei Geral da Copa e até final de Abril concluirá a votação do Código Florestal. Acordo fechado. Bom para o Brasil!"

Outro ponto discutido na reunião de Dilma e Blatter foi o andamento das obras nos estádios, sendo que algumas estão atrasadas, como é o caso do Estádio das Dunas, em Natal. Adriano Pires de Castro, 42 anos, foi conferir as obras do Itaquerão, e acredita que tudo estará pronto para a Copa. “É o que temos e vamos torcer para que fique pronto pra que a Copa tenha realmente uma grande abertura, que seja aqui no itaquerão, futuro estádio do Corinthians”.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification