15 de jun. de 2012

Zona leste receberá primeiro hospital veterinário público do Brasil


Bairro do Tatuapé, em São Paulo, terá o primeiro hospital gratuito destinado a cães e gatos


Por Fernando Aumada e Maris Landim


Assis: “O hospital deve ser acompanhado por responsáveis”
Foto: Maris Landim
O projeto proposto pelo vereador da cidade de São Paulo, Roberto Trípoli, prevê a criação de um hospital destinado a cães e gatos no bairro do Tatuapé, zona leste de São Paulo, através do convênio com a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa).
O hospital, previsto para iniciar o atendimento em julho, faz parte da Coordenadoria Especial de Proteção a Animais Domésticos, lançada no último dia 23, pelo prefeito Gilberto Kassab, e tem por objetivo descentralizar o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que atualmente é o único local de atendimento, proteção e encaminhamento de animais.

”É um ganho imensurável para nossos companheiros”
Foto: Arquivo pessoal
 A veterinária Andressa Vitorino Moreno diz que, em bairros de menor poder aquisitivo, os atendimentos geralmente englobam animais politraumatizados (envolvidos em acidentes automotivos) e doenças infecciosas. “A criação do hospital público será muito benéfica para aqueles animais de proprietários carentes, que não tem condição de arcar com um atendimento particular, que em média varia de R$ 40,00 a R$ 160,00”.

“Incentivo ações para nossos anjos de quatro patas”
Foto: Arquivo pessoal
Em parceria com a Anclivepa, o hospital será destinado ao atendimento de caninos e felinos e também uma escola de especialização veterinária. A Associação disponibilizará o prédio e a prefeitura irá comprar os equipamentos necessários, além de custear os serviços do hospital.
Thays Cavalinni, 20 anos, acredita que, se for um hospital veterinário com as mesmas características do Sistema Único de Saúde (SUS), onde há caos no atendimento e descaso, seria mais um meio de desvio de verba.

Segundo o clínico geral, Rogério Assis, esta iniciativa é muito importante, pois o cão pode transmitir doenças, como a raiva, ao seres humanos. Já o gato pode transmitir a encefalite através das fezes.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification