Mesa-redonda contou com quatro renomados comunicólogos que discutiram as características do mercado contemporâneo
Por Bruno Dionísio, Elizabeth Costa e Fernanda Ricardo
No dia 17 de maio (terça-feira), houve a abertura oficial do EnCom (Encontro de Comunicação) no auditório FHC do campus Anália Franco da Universidade Cruzeiro do Sul.
Na ocasião, quatro profissionais, representando as áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio, TV e Internet e Relações Públicas, debaterem o tema desta 9ª edição do evento: “Comunicação integrada e novas tecnologias: entre a tradição e a inovação”.
Sérgio Gwercman, diretor de redação da revista Superinteressante, representando os jornalistas, afirmou que devemos sempre estar conectados com o mundo e o que é tendência. “Não queria trocar meu celular velho, pois achava besteira, porém, depois percebi o quanto isso poderia me auxiliar no dia-a-dia”.
Sócio e diretor de atendimento da CTO, Sérgio Gouvea mostrou um pouco da realidade da Publicidade quando o assunto são novas tecnologias e mídias sociais. “Percebemos que, no bolo publicitário, somente 4% dos clientes optam por utilizar a internet, enquanto que as mídias convencionais ainda dominam”, afirma Gouveia.
Flávio de Borba Schmidt, Presidente do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (CONFERP), cita que hoje os profissionais de RP estão se adaptando às novas tendências. “Com o advento das mídias sociais, relações públicas passam a utilizar estas ferramentas para atuar no relacionamento com o público”. Schmidt diz que, em alguns casos, até se deixam de lado algumas técnicas antigas, porém, importantes para a atuação profissional. “O correto seria tudo se integrar, tradição e inovação”.
Átalo Garcia, graduado em Rádio e TV, atualmente trabalha na Rede Bandeirantes. Ele afirma que hoje estamos mais perto do nosso público e com mais interatividade do que no passado. “Antigamente, os profissionais tinham o seu be-a-bá, porém hoje tudo acontece muito rápido. Se há um erro em sua criação, em menos de cinco minutos ela já está no youtube e em meia hora está com um milhão de acessos”, conclui.
No mesmo dia, no hall do auditório, houve o lançamento do livro “Para que serve a TV legislativa no Brasil e no Mundo”, de autoria do professor mestre Carlos Barros Monteiro, coordenador dos cursos envolvidos no EnCom. De acordo com o autor, esse é um tema que ele vem pesquisando desde 1997, em diversos Estados do país.
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