22 de mai. de 2011

Alunos de Comunicação apresentam o Comunic’art 2011

Tendo como base o livro de George Orwell, universitários são avaliados no festival

Por: Bruno Dionísio, Elizabeth Costa e Fernanda Ricardo

Os alunos dos primeiros semestres de Comunicação Social da Universidade Cruzeiro do Sul apresentaram nos dias 5 e 6 de maio, no Auditório FHC (campus Anália Franco), o II Festival Comunic’art, um encontro entre a comunicação e a arte, com a temática “sociedade vigiada”.

Auditório FHC: Alunos se preparam para início das apresentações
Por Elizabeth Costa

“Quando o aluno entra no curso de Comunicação, ele era receptor e agora ele se torna o emissor, então é muito importante que ele desmistifique esse universo”, comenta a professora mestre Lara Maria. Os alunos se organizaram e têm liberdade para apresentar as propostas à sua maneira. Fabiana Aparecida, mãe de uma aluna do curso, diz: “Serviu de alerta, e acredito que somos vigiados sempre.”

Os pontos enfatizados pelos grupos foram os diversos meios de controle que existem atualmente, que, ao mesmo tempo em que nos protegem, fazem com que percamos a privacidade. “A proposta é gerar uma reflexão, pois nós, profissionais de Comunicação, vamos ter uma série de ferramentas para utilizar, e temos que ter consciência de que isso deve ser usado de uma forma correta”, afirma o professor Ricardo Rocca, um dos membros da banca avaliadora.

Banca sexta-feira 06/05: da esquerda para direita, Mariah Bressani,
Vagner Tranche, Cássia Regina e Lara Maria
Por Bruno Dionísio
“Como critérios de avaliação está a criatividade, o modo de se expressar”, revela o professor mestre  Vagner Tranche, que também é avaliador no festival. A coordenadora do evento, professora mestre Lara Maria, está satisfeita com os resultados atingidos neste ano, mas afirma que gostaria que os alunos tivessem ousado mais. “O envolvimento de todos foi maravilhoso, mas quanto à temática eu quero que ousem mais, porque a comunicação tem uma chamada muito boa com o artístico”.

O professor Cláudio Kinjo ressalta: “Os alunos tinham que falar sobre a sociedade vigiada usando da arte, só que a sociedade que estamos hoje é diferente da época do totalitarismo de George Orwell.  Agora, a sociedade vigiada está mais no espaço, como: bulimia, nota fiscal paulista e as câmeras de vigilância”.

Esta semana ocorreu o EnCom, mais um evento promovido pelos cursos de Comunicação e que também contará com a cobertura da Agência Hipertexto. Aguardem!






3 comentários:

Fernando disse...

muito bom ! eu estava lá ! :)

Agência Hipertexto disse...

Foi ótimo mesmo, Fernando!
A Equipe Hipertexto parabeniza todos os participantes do Comunic'art.

@jeeufer disse...

Gostaria de saber aonde estão todas as fotos do comunicart . vocês podem me informa?

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification