O primeiro dia do Encontro de Comunicação foi marcado por espetáculos de dança a apresentações teatrais
Por Juliana Veloso
A primeira noite da 9ª edição do Encontro de Comunicação (Encom) surpreendeu e encantou alunos, professores e expectadores na Universidade Cruzeiro do Sul. O Projeto Sentidos, apresentado no campus Anália Franco no último dia 16, marcou a abertura do evento, com a apresentação de seis grupos do 2º ano do curso de Publicidade e Propaganda. Os alunos levaram ao palco do auditório FHC adaptações de contos nacionais e internacionais.
O primeiro grupo da noite inovou ao apresentar balé contemporâneo, numa adaptação do conto “Circuito Fechado”, de Ricardo Ramos. A agência Atalanta Publicidade e Propaganda mostrou em apenas dez minutos a complexidade transcrita pelo autor, e que possuiu apenas dois parágrafos de substantivos relacionados a hábitos rotineiros.
“Quando vimos o conto, ficamos confusos de como iríamos adaptá-lo. A professora Kátia nos auxiliou e nos disse para jogar as ideias até acharmos algo que alcançasse o maior objetivo, que era o de conseguir passar a mensagem. Foi um grande desafio”, diz Leandro Bottura, membro do grupo Atalanta.
Com uma apresentação teatral, o grupo Dialog Comunicação trouxe ao palco a adaptação do conto “Os Obedientes”, de Clarice Lispector. A peça mostrou a vida de um casal e como a rotina consegue destruir relações e afastar as pessoas. “A princípio o conto gerou várias interpretações entre os integrantes do grupo, mas no momento de fazer o roteiro nós conseguimos enxergar na mesma direção e até refletir sobre o tema”, declara Bruna Paliologo, que ajudou na criação do cartaz com o intuito de atrair público para a peça.
Apresentação "Os Obedientes", Dialog Comunicação Por Juliana Veloso |
O monólogo da noite ficou com os integrantes do Flash Comunicação, que adaptou o conto “Enterro Prematuro”, de Edgar Allan Poe, por meio de uma peça teatral que conta os momentos de agonia de um homem que, por equívoco, é enterrado vivo. “Gostamos muito do conto, ele só deixou a desejar no final. Fizemos uma adaptação para melhorar, mas vamos tentar passar a mesma sensação de agonia e medo de quando se lê”, diz André Zanon, idealizador da parte de criação e arte da apresentação.
A professora responsável pelo Projeto Sentidos e supervisora do curso de Publicidade e Propaganda, Kátia Pellici, fez questão de não assistir a nenhum ensaio para que tudo fosse uma surpresa não somente para o publico. ”O Projeto Sentidos foi criado com o intuito de um exercício, mas também trabalhar com a sensação. O que a gente vê e o que a gente ouve, a gente guarda, mas o que sentimos não esquecemos nunca mais”.
Uma das maiores preocupações da professora era com relação à forma de apresentação. “O teatro era uma das possibilidades a serem exploradas, teria que ser uma performance que poderia variar de sons a espetáculos de dança, vídeos e musicais. O mais importante é que o público consiga receber a mensagem transmitida”.
O grupo Sete Publicidade e Propaganda surpreendeu com um ar cômico em sua apresentação. A peça “Pero não Vaz”, adaptação de “O conto da ilha desconhecida”, de José Saramago, foi aplaudida de pé e fez refletir sobre os problemas sociais dos dias hoje. “Foi um processo demorado até todos concordarem com a apresentação teatral, mas concluímos que poderia dar certo. Quisemos juntar humor com informação e pelo visto agradou”, diz Olimpio Alves, que se reapresentará como o Sete em mais um dia de projeto. “Ver que todos realmente gostaram do seu trabalho é impagável!”, festeja Diego Betioli ator principal da peça.
Apresentação "Pero não Vaz", Sete Publicidade e Propaganda Por Adriana Nascimento |
Baseado no conto “Mas será a Benedita”, de Machado de Assis, o grupo Hara Comunicação encenou impasses na vida de uma adolescente. O Optima Publicidade adaptou o conto “Quem Realmente é você”, também de Assis, com uma apresentação teatral que levou ao palco questões importantes sobre o ego e superego, e também o egocentrismo encontrado cada vez mais na personalidade das pessoas.
O Projeto Sentidos terá outras três edições, uma no dia 19, no auditório do Bloco D em São Miguel, e as outras duas nos dias 23 e 24, no palco do auditório FHC, no campus Anália Franco aonde o projeto também se encerara.
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