27 de mai. de 2011

Projeto Sentidos é o primeiro de uma série de eventos do EnCom


O primeiro dia do Encontro de Comunicação foi marcado por espetáculos de dança a apresentações teatrais

Por Juliana Veloso

A primeira noite da 9ª edição do Encontro de Comunicação (Encom) surpreendeu e encantou alunos, professores e expectadores na Universidade Cruzeiro do Sul. O Projeto Sentidos, apresentado no campus Anália Franco no último dia 16, marcou a abertura do evento, com a apresentação de seis grupos do 2º ano do curso de Publicidade e Propaganda. Os alunos levaram ao palco do auditório FHC adaptações de contos nacionais e internacionais.

O primeiro grupo da noite inovou ao apresentar balé contemporâneo, numa adaptação do conto “Circuito Fechado”, de Ricardo Ramos. A agência Atalanta Publicidade e Propaganda mostrou em apenas dez minutos a complexidade transcrita pelo autor, e que possuiu apenas dois parágrafos de substantivos relacionados a hábitos rotineiros.


Apresentação "Circuito Fechado", Agência Atalanta
Por Adriana Nascimento

“Quando vimos o conto, ficamos confusos de como iríamos adaptá-lo. A professora Kátia nos auxiliou e nos disse para jogar as ideias até acharmos algo que alcançasse o maior objetivo, que era o de conseguir passar a mensagem. Foi um grande desafio”, diz Leandro Bottura, membro do grupo Atalanta.

Com uma apresentação teatral, o grupo Dialog Comunicação trouxe ao palco a adaptação do conto “Os Obedientes”, de Clarice Lispector. A peça mostrou a vida de um casal e como a rotina consegue destruir relações e afastar as pessoas. “A princípio o conto gerou várias interpretações entre os integrantes do grupo, mas no momento de fazer o roteiro nós conseguimos enxergar na mesma direção e até refletir sobre o tema”, declara Bruna Paliologo, que ajudou na criação do cartaz com o intuito de atrair público para a peça.

Apresentação "Os Obedientes", Dialog Comunicação
Por Juliana Veloso

O monólogo da noite ficou com os integrantes do Flash Comunicação, que adaptou o conto “Enterro Prematuro”, de Edgar Allan Poe, por meio de uma peça teatral que conta os momentos de agonia de um homem que, por equívoco, é enterrado vivo. “Gostamos muito do conto, ele só deixou a desejar no final. Fizemos uma adaptação para melhorar, mas vamos tentar passar a mesma sensação de agonia e medo de quando se lê”, diz André Zanon, idealizador da parte de criação e arte da apresentação.

Apresentação "Enterro Prematuro", Flash Comunicação
Por Juliana Veloso

A professora responsável pelo Projeto Sentidos e supervisora do curso de Publicidade e Propaganda, Kátia Pellici, fez questão de não assistir a nenhum ensaio para que tudo fosse uma surpresa não somente para o publico. ”O Projeto Sentidos foi criado com o intuito de um exercício, mas também trabalhar com a sensação. O que a gente vê e o que a gente ouve, a gente guarda, mas o que sentimos não esquecemos nunca mais”.

Uma das maiores preocupações da professora era com relação à forma de apresentação. “O teatro era uma das possibilidades a serem exploradas, teria que ser uma performance que poderia variar de sons a espetáculos de dança, vídeos e musicais. O mais importante é que o público consiga receber a mensagem transmitida”.

O grupo Sete Publicidade e Propaganda surpreendeu com um ar cômico em sua apresentação. A peça “Pero não Vaz”, adaptação de “O conto da ilha desconhecida”, de José Saramago, foi aplaudida de pé e fez refletir sobre os problemas sociais dos dias hoje. “Foi um processo demorado até todos concordarem com a apresentação teatral, mas concluímos que poderia dar certo. Quisemos juntar humor com informação e pelo visto agradou”, diz Olimpio Alves, que se reapresentará como o Sete em mais um dia de projeto. “Ver que todos realmente gostaram do seu trabalho é impagável!”, festeja Diego Betioli ator principal da peça.

Apresentação "Pero não Vaz", Sete Publicidade e Propaganda
Por Adriana Nascimento

Baseado no conto “Mas será a Benedita”, de Machado de Assis, o grupo Hara Comunicação encenou impasses na vida de uma adolescente. O Optima Publicidade adaptou o conto “Quem Realmente é você”, também de Assis, com uma apresentação teatral que levou ao palco questões importantes sobre o ego e superego, e também o egocentrismo encontrado cada vez mais na personalidade das pessoas.

O Projeto Sentidos terá outras três edições, uma no dia 19, no auditório do Bloco D em São Miguel, e as outras duas nos dias 23 e 24, no palco do auditório FHC, no campus Anália Franco aonde o projeto também se encerara.



0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification